DD HIFI TC35B

>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação” deste blog<<

INTRODUÇÃO:

A Guangzhou DD Electronics Technology Co. Ltd, ou mais conhecida como DD HiFi, é uma empresa chinesa fabricante de diversos produtos de áudio, a citar: fones intra-auriculares, cabos para IEMs, Dac/Amp Dongles, Cases de proteção para DAPs, Cases para armazenamento de produtos de áudio, adaptadores, e cabos adaptadores, sendo esses dois últimos o forte da empresa.

A empresa é relativamente nova, foi fundada no ano de 2017 e seu fundador já esteve conectado diretamente com as empresas OPPO e também a FiiO. A empresa tem como viés as características de unir o design com a usabilidade dos produtos de áudio, sempre buscando melhorar o produto da forma mais tecnológica possível.

A DD HiFi possui todo tipo de adaptador que os amantes do mundo do áudio precisam no dia a dia, verdadeiras soluções pra quem precisa lidar com os diversos tipos de conexões que existem atualmente nesse hobby. Hoje eu vou avaliar o DAC/AMP adaptador TC35B. O produto está cotado na loja oficial da DD HiFi em $35 dólares.

Link da DD HiFi:

https://www.ddhifi.com/

https://ddhifi.pt.aliexpress.com/store/4673052

https://pt.aliexpress.com/item/1005002801287989.html

ESPECIFICAÇÕES:

– DAC: ALC5686
– THD+N: <-92dB
– DNR: >110dB
– SNR: >120dB
– Conversão: 3.5mm (P2) fêmea para USB-C macho.
– Potencia de saída: 30mW@32 Ω
– Faixa de impedância: 16-200 Ω
– Frequência: 20Hz-20kHz
– PCM até: 32bit/384kHz
– Medidas: 18.8mm x 11.2mm x 10.2mm
– Composição: Aço inoxidável
– Peso: 6g

DISPOSITIVOS UTILIZADOS:

– KZ ZS10 PRO
– BGVP T01 (Dongle)
– Motorola Z3 Play
– Dell Inspiron Realtek HDA (W10)

ASPECTOS FÍSICOS:

Antes de começar a falar sobre os aspectos físicos desse adaptador, é interessante dizer que a DD HiFi também possui o mesmo adaptador porém nas versões: 2.5mm para USB-C (TC25B), 3.5mm para Lightning (Apple)(TC35i), e 2.5mm para Lightning (Apple)(TC25i). Então, caso você esteja procurando um DAC/AMP nesse estilo mas com alguma das configurações citadas acima, fica a dica.

Outra coisa, no momento que escrevo esse texto (2021), a DD HiFi está para lançar uma nova versão deste mesmo DAC/AMP adaptador… Na verdade quatro novas versões. Uma é o mesmo TC35B, porém com uma pequena diferença no design (um pouco mais arredondado), e as outras três versões fazem parte da linha “TC35PRO”, denominados: “Mountain”, “Tetris”, e “Eye”.

Começando pelo que mais chama a atenção no produto: o tamanho. Sei que realmente nem precisa falar muito sobre isso porque as fotos já mostram que o produto é extremamente compacto. Realmente o tamanho faz esse produto ser um campeão em matéria de portabilidade, é um ponto alto desse produto. Até hoje não vi produto menor que esse (com as mesmas características). É ótimo pra já deixar conectado ao plugue e guardar o fone numa Case, por exemplo. Para as pessoas que tem o “costume” de perder coisas pequenas, talvez essa dica seja útil, o adaptador é tão pequeno que é bom já deixar até ele conectado ao plugue P2 do fone.

Outro ponto forte do TC35B é a qualidade dos materiais utilizados, o produto é feito a maior parte em aço escovado, muito bem finalizado, o acabamento é de muito boa qualidade, não apresenta nenhum ponto a ser criticado, muito boa durabilidade, toda a superfície é bem lisa e não tem nenhuma quina afiada. O peso do produto também é outro ponto positivo, são apenas 6 gramas, é levíssimo, me atrevo a dizer que esse deve ser o produto mais leve que já testei até agora. Só a nível de comparação, um único lado do KZ ZS10 PRO parece ser mais pesado que o TC35B, posso estar enganado porque não testei numa balança de precisão, mas pelo que eu senti aqui, não me surpreenderia se o TC35B for mais leve.

Agora a grande questão que vejo muita gente comentando sobre esse adaptador: “Ele vai quebrar a saída USB-C do celular!”. Então, isso não procede. Eu confesso que é estranho ao olhar, e consinto que pra mim, ele não é o melhor dos designs pra esse tipo de produto, é estranho, mas na prática sinceramente eu não percebi nenhum risco ao meu celular, e também até hoje não vi ninguém nas comunidades reclamando que aconteceu algo do tipo.

Eu penso assim, se eu usar ele com o celular na vertical, não há com o que se preocupar. Se eu usar ele na horizontal e o celular sobre uma mesa, também não há nenhum risco. A única questão seria usar com o celular na horizontal sem apoio, mas aí eu pergunto a você: Você usa o celular na horizontal? Pois, se você estiver fazendo isso, é bom começar a se preocupar com seu pescoço, porque acredito não ser uma posição muito benéfica pra sua saúde não.

Uma coisa a se observar é que, eu só testei o TC35B com IEMs, o blog aqui é só pra fones intra-auriculares, então talvez pra Headphones, aí sim possa ser que haja uma carga maior, porque realmente tem alguns Headphones em que os cabos são muito “parrudos”, e podem acrescentar um peso a mais. Acho que é um ponto a se observar pra quem usa Headphones.

Então assim, o que eu avaliei aqui pra IEMs, o TC35B me passou a segurança satisfatória pra eu curtir aqui minhas músicas sem ficar preocupado se o produto vai danificar meu celular. Mas claro, isso é sempre subjetivo, até porque foi utilizado com o modelo específico do meu smartphone e como também os in-ears que eu possuo aqui, então não é nada de generalizante. Reforço que, pra mim, o uso foi tranquilaço.

O consumo de bateria do celular usando com o KZ ZS10 PRO, foi de 5% em (1) uma hora de reprodução, com a tela desligada e o WiFi desligado (modo avião). O volume ficou em 12 numa escala de 15 níveis do volume do Android. O celular possui uma bateria de 3.000mAh. Uma observação, pra esse tipo de teste eu procuro não fazer com o fone no ouvido, ou seja, esse número 12 do volume foi um número genérico que eu coloquei, o ideal é a pessoa buscar um volume confortável pra ouvir. O volume 12 é muito alto com um KZ, com certeza eu escutaria num número bem mais baixo.

Após realizado esse teste, eu também fiz o teste pra perceber se o produto esquenta durante o uso, e felizmente o produto não esquenta. Geralmente quando o produto esquenta, logo com pouco uso já dá pra perceber uma alteração, e com o TC35B eu não percebi sinal de aquecimento dentro dessa uma hora de execução. E eu até usei um pouco mais do que esse tempo e ainda assim não percebi aquecimento.

É até normal que os produtos quando em uso não fiquem exatamente com a mesma temperatura de quando estão “desligados” (desconectados/sem usar), a questão é que tem alguns produtos que com pouco tempo em uso já estão com uma temperatura que dá pra sentir que está gerando um aquecimento. Inclusive o primeiro DAC/AMP Dongle da DD HiFi que tive, o TC35, esquentava de forma um tanto demasiada (tem um breve comparativo dele no final da página da review do BGVP T01).

Eu fiz um pequeno teste pra ver se o TC35B permitia o uso de microfones (dos fones), já que no banner de venda do produto diz que ele é CTIA compatível, capaz de realizar chamadas e controlar remotamente. Eu usei o WhatsApp pra fazer ligações e mandar áudio, porém, a captação de áudio não funcionou, eu utilizei dois fones diferentes e o resultado foi o mesmo, não consegui captação de áudio (e o App está com permissão concedida para microfone). O que funcionou foram os controles, eu consegui encerrar a chamada apertando o botão do controlador.

Agora assim, foi um teste rápido e nada conclusivo, inúmeras circunstâncias podem ter interferido no resultado, eu acredito que possa ser algo relacionado ao meu smartphone, não tomem essa informação como final. A empresa diz em um dos banners do produto que é sim capaz de realizar ligações pelos microfones dos fones. Não estou contestando que o produto não é capaz, estou apenas relatando o que ocorreu aqui comigo.

Um ponto em que a empresa deixou escapar foi que o produto não acompanha um plugue adaptador USB-C para USB-A, para fazer a conexão com o computador. Se o seu computador já tem uma porta USB-C, então OK, mas para as pessoas como eu que ainda possuem apenas portas USB-A, não tem outro jeito se não usar um adaptador USB-C para USB-A. Infelizmente essa peça não vem junto com o produto, e logo a DD HiFi que é uma empresa que se dedica a fabricar adaptadores, acabou dando essa mancada e não colocou o adaptador incluso no pacote.

Bem, acabou que como eu tinha um adaptador aqui eu fiz o teste com o TC35B no meu computador. Funcionou, o Windows reconheceu o produto de imediato e já fez a troca entre os dispositivos de áudio. E também, mesmo eu apenas desconectando fone do TC35B e colocando novamente, ele (Windows) já reconhecia a mudança automaticamente. Agora, sinceramente, pra mim essa seria um solução bem “armengada”, porque vou te contar que usar dois adaptadores, a coisa ficou bem instável. Para fins desta análise, eu não irei considerar o uso no computador, apenas os testes serão realizados com o smartphone.

Caso você não use o Windows 10, a DD HiFi disponibiliza os drivers para instalação das versões Windows XP/7/8:

Parte 1

Https://www.ddhifi.com/filedownload/174587

Parte 2

Https://www.ddhifi.com/filedownload/174588

ASPECTOS SONOROS:

Primeiramente, eu decidi por não incluir um teste com o Tin HiFi P1 porque pelas especificações de 30mW de potência, ao meu entender, não seria o suficiente pra empurrar o respectivo fone citado. Também achei que seria apenas o suficiente o uso de um fone mais acessível como o ZS10 PRO, porque o preço do TC35B se equipara melhor ao preço do fone.

A qualidade de áudio do TC35B pra mim foi satisfatória, ele possui internamente o DAC modelo ALC5686 (fabricante não divulgado pela empresa). Não consegui achar informações sólidas na internet sobre qual seria o fabricante desse DAC, em alguns lugares o modelo diz estar associado à Realtek, e outros dizem ser da empresa Thitronix. Enfim, informações cruzadas dificultaram uma definição.

Analisando ele de forma independente (sem comparar a outro produto), o som possui o nível esperado em termos de detalhamento, transparência, e fidelidade durante a execução das músicas. E também está livre de qualquer coloração em sua sonoridade, na minha opinião.

Agora, uma coisa que eu notei nesse produto foi que, ao introduzir ele na entrada USB-C do meu celular, o mesmo está produzindo um pequeno ruído, é difícil de descrever essa característica, mas pra tentar exemplificar o som produzido, seria algo como um telefone daqueles modelos antigos realizando uma discagem/chamada. É bem discreto e não atrapalha em nada, só é possível ouvir esse detalhe quando conecto o produto à porta tipo-C (obviamente eu já estando com o fone plugado, tanto no TC35B, quanto aos meus ouvidos). Isso foi o que eu pude constatar com a unidade que estou em mãos, de forma alguma estou generalizando, até porque, possa ser que seja algo relacionado com a compatibilidade do meu smartphone.

Tirando apenas esse detalhe citado acima, para o restante do teste eu não constatei nenhum outro tipo de ruído ou distorções na reprodução das músicas com os IEMs que pude testar (no caso o KZ como principal e outros IEMs que usei de forma usual). O produto cumpre com o que se espera, e ainda mais pelo preço e pelo tamanho que tem, é preciso levar isso em consideração.

Amplificação. Eu achei o quesito amplificação do TC35B mais do que o suficiente pra empurrar o KZ ZS10 PRO, e também pra outros fones que pude usar em conjunto com o TC35B durante o período que estive a testar esse DAC/AMP adaptador. Bem verdade que o ZS10 PRO é um fone bem tranquilo de ser empurrado, na maioria das vezes qualquer dispositivo consegue realizar essa tarefa.

Usando o KZ ZS10 PRO com o meu smartphone e sem o TC35B conectado, eu coloquei no volume 10 (de 15 níveis do Android) para que o som ficasse satisfatório para mim. Já com o TC35B conectado, e no mesmo volume 10 (de 15 níveis do Android), o som ficou consideravelmente alto pra mim, tanto que eu abaixei uns dois níveis pra ficar uma audição mais confortável.

COMPARATIVO (DD TC35B X BGVP T01)

Sempre ao avaliar um produto em comparação a outro, é preciso ter muito cuidado porque as especificações não são iguais, então geralmente os testes não possuem muita validade científica em termos de precisão, a questão aqui é subjetiva ao modo como eu analisei, porém tentarei ser o mais preciso possível dentro da minha avaliação.

Eu nem me propus a comparar o TC35B com o meu celular, porque seria perda de tempo, o som do meu celular é bem “limitado”, pra não dizer outros adjetivos mais carregados. E outra, a amplificação também é bem “limitada”. Mas, é por isso que existem tantos desses pequenos DAC/amplificadores disponíveis no mercado hoje em dia.

Comparando o DD TC35B ao Dongle BGVP T01, em termos sonoros, sinceramente eu não consegui ouvir diferenças entre ambos. Ainda que sejam produtos que possuem DACs diferentes, e implementações diferentes, na prática eu realmente não pude observar nenhuma significativa alteração entre os graves, médios e agudos, como também, nenhuma mudança em características como palco sonoro ou separação instrumental (com KZ ZS10 PRO).

Realizei diversas vezes a troca entre um produto e outro a fim de buscar alguma notável diferença, mas chegou o momento em que a conclusão foi de realmente acreditar que não haviam diferenças sonoras entre os produtos, na minha opinião.

Em termos de amplificação, também não senti nenhuma capacidade maior de um sobre o outro, até porque acredito que ambos possuem a mesma potência de saída (30mW por canal), não tenho como afirmar porque a BGVP não liberou essa especificação do produto, mas em termos sonoros, o que eu pude testar foi basicamente o mesmo volume de som em cada nível de volume do smartphone.

Então pra mim a comparação entre esses dois produtos vai se resumir basicamente ao diferente design escolhido por cada empresa. No caso do TC35B, um estilo adaptador, e no caso do BGVP T01, como um estilo Dongle.

Link para o produto clicando na imagem:



Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o Facebook e o Instagram do site para receber todas as novidades em primeira mão!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑