GLOSSÁRIO

Primeiramente vou fazer um glossário dos termos em inglês que sempre se repetem aqui no site. Futuramente irei tentar ampliar o glossário com os termos utilizados nas avaliações de produtos de áudio.

TERMOS UTILIZADOS NO SITE:

IEMS = In-Ear Monitors. Em PT-BR: Fone de ouvido intra-auricular.

TWS = True Wireless. Em PT-BR: Sem fios de verdade. Fone que não possui nenhum fio para se conectar ou entre os lados (direito/esquerdo).

Eartips. Em PT-BR: Ponteira ou borrachinha. Peça de silicone/borracha colocada na ponta do fone intra-auricular para fazer a inserção no ouvido.

Foamtips. Em PT-BR: Ponteira de espuma. É uma eartip porém com material semelhante a uma espuma, capaz de sofrer compressão e expansão do material.

Earhook. Em PT-BR: Gancho de orelha. Peça em formato de gancho que prende ao redor da orelha.

Chin Slider. Em PT-BR: “Ajustador”. Peça que regula a abertura dos cabos que vão para os falantes.

Y-Splitter. Em PT-BR: Divisor Y. Peça colocada no cabo para iniciar a divisão/separação do lado esquerdo e do lado direito.

DAP = Digital Audio Player. Em PT-BR: Reprodutor de áudio digital. Aparelho específico para reproduzir música em alta qualidade.

DAC = Digital to Analog Converter. Em PT-BR: Conversor Digital para Analógico. É um componente eletrônico que faz a função de converter o sinal digital em sinal analógico. A nomenclatura pode ser utilizada para duas coisas: DAC (apenas o chip conversor) ou DAC (aparelho com um DAC chip e outros componentes eletrônicos).

AMP. Abreviação de Amplificador. Aparelho que tem a função de amplificar a intensidade do sinal.

Dongle. Pequeno aparelho que pode ser conectado de forma externa num computador ou celular com a finalidade de disponibilizar ou melhorar uma função nos dispositivos. Exemplo: melhorar a qualidade de áudio do celular/computador, melhorar a amplificação do som do celular/computador, etc.

Case. Em PT-BR: Estojo. Em fones TWSs, são os estojos que recarregam os fones. Em IEMs (cabeados) são os estojos para guardar os fones.

-V-Shape. Em PT-BR: Desenho em “V”. É quando há um destaque nos graves e nos agudos, enquanto que os médios ficam mais recuados. Essa diferença gera uma imagem semelhante a um “V” no gráfico de resposta de frequência.

-U-Shape. Em PT-BR: Desenho em “U”. Segue a linha do V-shape, porém a faixa de frequência dos médios é menos recuada.

-Warm. Em PT-BR: Quente. Quando o som possui ênfase na região dos graves. Seria o oposto de um som Bright/Frio/Brilhante.

-Bright. Em PT-BR: Frio/Brilhante/Brilho. Quando o som possui ênfase na região dos médio-agudos e agudos. O contrário de um som Warm/Quente.

-Driver Flex. É quando ao introduzirmos o fone no canal auditivo, a membrana do driver faz um movimento contrário à posição de repouso. Esse movimento acaba gerando um ruído semelhante a um plástico sendo dobrado, e assim, emitindo um som desagradável toda vez que a pessoa vai inserir o fone no ouvido. O ruído no caso parece um “click”.


TERMOS UTILIZADOS NAS AVALIAÇÕES: (Em construção)

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑