EFFECT AUDIO CLEOPATRA

>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação” deste blog<<

INTRODUÇÃO:

A Effect Audio é uma empresa especializada na fabricação de cabos para fones intra-auriculares, IEMs e acessórios de áudio. A empresa é sediada em Singapura e foi fundada por Suyang no ano de 2009, com o intuito de atender a demanda por cabos customizados aos hobbistas que procuravam a melhor experiência com produtos de áudio.

De lá pra cá a empresa se tornou em uma das mais famosas fabricantes de cabos Hi-End do mercado audiófilo. Dentre seus produtos, destaque para os cabos: Code 51, Horus X, Leonidas II Octa, entre outros. A Effect Audio possui várias linhas e modelos de cabos, dos mais simples aos mais luxuosos, e todos com excelente qualidade, independente do valor.

O cabo que eu tenho aqui hoje é o Effect Audio Cleopatra. O cabo EA Cleopatra é comercializado pelo valor de $799 dólares. O produto pode ser encontrado para aquisição no site oficial da empresa, como em algumas lojas revendedoras de produtos de áudio. O cabo está na configuração de conectores: MMCX e plugue 4.4mm Pentaconn.

Link da Effect Audio:

https://www.effectaudio.com/

ESPECIFICAÇÕES (EM INGLÊS):

– 26 AWG
– Selected UP-OCC Pure Silver
– Golden Ratio Dispersion Multi-Sized Stranded
– Woven Kevlar infused Septuplet Core Bundle Litz
– Individually Enameled Strands
– Superior PSquared / P-EA plugs
– EA UltraFlexi Jacket
– Size cable 1.20m

ASPECTOS FÍSICOS:

Antes de começar, gostaria de esclarecer que essa postagem não terá análise dos aspectos sonoros, apenas dos aspectos físicos do produto. Se trata apenas de uma espécie de unboxing por fotos + avaliação da construção do cabo. Não irei entrar no mérito das diferenças audíveis entre um cabo e outro, primeiro que eu teria que ter outros cabos do mesmo nível ou próximos, e até o momento eu não disponho. Segundo que diferenças sonoras entre cabos é um assunto bem polêmico e sempre gera muita discussão, então eu teria que traçar uma metodologia mais precisa pra realizar os testes. Quiçá no futuro eu venha a avaliar algo assim, mas para o momento vou me ater apenas ao que me compete hoje.

Como já deixei claro na apresentação do blog, não sou revisador de áudio profissional, quem sabe com mais experiência eu poderei me habilitar a fazer esse tipo de review. Peço desculpas se você estava interessado em encontrar aqui e agora a análise sobre diferenças entre cabos.

Bem, então falando sobre os aspectos físicos do cabo em si, vamos começar pela estética do cabo. A citar, o cabo é construído em prata pura, e particularmente esse é pra mim o elemento mais bonito pra se colocar em um cabo. Sinceramente esse cabo é realmente muito bonito. Se existem pessoas que usam correntes de prata, ouro no pescoço, por que não achar que o cabo de um fone de ouvido é lindo, não é? Pois bem, eu achei.

Depois do ‘Code 51’, o Cleopatra pra mim é cabo mais bonito da Effect Audio. Eles também tem o Cleopatra Octa, que é a versão com 8 fios, ou seja, é o dobro desse Cleopatra que eu tenho aqui, em todos os sentidos, inclusive no preço. O ‘Horus Octa’ eu também acho muito bonito.

Mesmo sendo indicado como Pure Silver (prata pura), eu penso que provavelmente eles aplicam algum revestimento pra dar uma coloração mais brilhante ao material, pois fica com uma textura quase branca… Eu acho, não tenho certeza, isso é minha visão de leigo falando, pode ser um verniz prateado mais reluzente que encobre o cabo, e o núcleo do cabo ser em prata também, ou seja, acaba que não deixa de ser prata pura na composição final. Muito embora é muito difícil ser feito somente de prata, sempre é necessário colocar outros elementos químicos na composição, a questão é o percentual, no caso a prata deve ser o elemento de maior concentração no cabo.

Com relação ao conforto, o cabo não é pesado, tem uma textura muito agradável ao toque, bem macio, é um cabo que realmente desaparece quando você está ouvindo música. Dificilmente ele embola ou fica embaraçado, se a pessoa souber enrolar direitinho na hora que for guardar, raramente vai acontecer de embaraçar. Também não pega memória, que são aquelas dobrinhas na parte em que o cabo foi dobrado.

Earhooks. Tem um tamanho bom e também é bastante confortável. O material utilizado é também de extremo conforto e não incomoda a orelha. Ele tem uma curvatura pré-moldada, mas é flexível, você consegue com pouca força fazer com que ele entorte, mas ele volta ao formato normal. Eu prefiro earhooks um pouquinho mais rígidos, mas felizmente ele tem uma curvatura que é bem anatômica ao ouvido, a parte de cima fica bem rente ao meu ouvido e depois ele vai abrindo ao final, não tive problema quanto a isso.

Eu testei o MMCX em apenas um modelo de fone e ele ficou rotacionando, ambos os lados, porém o lado esquerdo ficou girando mais. Eu acredito que isso seja uma característica do conector do cabo mesmo, porque eu testei esse mesmo fone com outro cabo e não houve rotação. Sendo assim, acho que eles usam um perfil um pouco mais “magro”, e acaba fazendo esse comportamento. Mas felizmente depois de encaixado no fone eu não tive nenhum problema quanto a essa questão, eu preferia que ele não rotacionasse, mas o produto final não impactou em nada.

O ‘chin slider’ (ajustador) é bem discreto e quase não se percebe que o cabo vem com essa peça, só que ela existe, porém não funciona para o propósito que deveria. Digo isso porque ela fica escorregando pelo cabo, é uma peça de metal bem pequena e o furo é maior que a espessura do cabo… além dos materiais não serem compatíveis pra dar um “grip”, então a peça tá ali só pra fazer parte do cabo, mas a funcionalidade é bem limitada.

Y-split (divisor). Pra quem não sabe do que se trata, é aquela peça central que faz o cabo separar a trama em duas partes. Particularmente, acho que depois do Y-split do cabo ‘Code 51’ deles, eu acho esse divisor do Cleopatra o mais bonito. Tem o logo da Effect Audio em relevo e é uma peça toda niquelada. O ponto a se pensar é que ela pega impressão digital (finger print) facilmente, acaba tirando um pouco a estética da peça.

Plugue. Também possui o logo da Effect Audio em relevo e é uma peça que mistura o metal niquelado com uma parte em fibra de carbono (ou simula a fibra). Possui a parte do conector banhado em ouro. Não possui o ‘strain relief’ – aquela parte de plástico ou borracha no final do plugue pra diminuir a tensão quando o cabo está numa posição mais agressiva, tipo sendo entortado. Na minha opinião, acho que poderia sim ter essa parte ali no fundo do plugue, acho que era só ter colocado um pedacinho pequeno e pronto.

O cabo vem com todas as partes – MMCX, Plugue e Y-split – com um revestimento plástico transparente à vácuo. Por um lado protege e isso é bom, mas quanto fui remover esse plástico deu um trabalhinho, em certo momento eu tive que usar uma tesoura pequena pra fazer uma pequena abertura, no mínimo foi algo que causou uma certa tensão, é um cabo de valor considerável, e logo de primeira você acabar danificando ou riscando o material… é preciso rever essa “proteção” aí. O plugue também vem com um protetor rígido para proteger a extremidade do conector. Talvez não tenha ficado tão nítido mas é possível visualizar o que foi dito nesse parágrafo observando a imagem na foto 8, nessa foto o cabo ainda está com os plásticos protetores.

O Cleopatra conta ainda com uma Case que foge de todos os padrões que eu já vi ou tenho aqui pra guardar um cabo/fone. Eu não sei nem se poderia chamar de Case, parece um recipiente de guardar joias mesmo, é toda espelhada e feita em metal, e que por sinal é bem pesada (com relação a outras Cases que vemos por aí), quando recebi a caixa do produto até estranhei o peso, aí depois que eu abri que vim entender de onde estava vindo aquele peso todo.

Outra questão é que essa Case por ser toda revestida com material espelhado, fica muito fácil de ser arranhada, mesmo a pessoa tendo bastante cuidado. Se você tiver a intenção de guardar o fone e/ou o cabo nessa Case, pode ter certeza que ela vai pegar micro arranhões em sua superfície.

PS: As fotos sofrem algumas alterações devido à luminosidade que foram submetidas no momento da captura, então, pode haver variação de uma pra outra, sendo assim, as fotos são apenas pra dar uma ideia do produto, não necessariamente é a representação fiel ao produto.



Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o Facebook e o Instagram do site para receber todas as novidades em primeira mão!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑