REVIEW IN ENGLISH VERSION CLICK HERE: FIIL KEY REVIEW
>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação”<<
INTRODUÇÃO:
Algo novo aqui no site, primeira vez que vou avaliar um fone TrueWireless Earbuds… Exatamente, esse é um fone que eu considero como Earbuds, porque ele não possui a borrachinha (ponteira) para inserir do ouvido. Tenho aqui comigo para avaliação, o FIIL KEY, que é um TWS Earbuds.
De fato Earbuds nunca fez parte do escopo desse site, algumas empresas me ofereceram alguns modelos para avaliação mas eu preferi não aceitar. Entretanto, sempre ouvi falar que os Earbuds tinham melhorado bastante do que eram antigamente, então, como surgiu a oportunidade de testar um TWS Earbuds da FIIL, resolvi aproveitar a ocasião para matar minha curiosidade.
Que fique claro que não sou contrário aos Earbuds, apenas acho que os IEMs tem uma performance mais interessante (pros meus ouvidos). Com alguns anos de vivência no mundo dos fones de ouvido, sei que existem pessoas que não de adaptaram ao uso de fones intra-auriculares, daí surge a opção dos Earbuds como uma alternativa.
Avaliações da FIIL: T2 PRO, CC PRO2
Preço: $49 dólares (USD)
Cores: Preto ou branco
Link da FIIL:
https://s.click.aliexpress.com/e/_DlZcmwr
ESPECIFICAÇÕES:
– (1) Driver Dinâmico (DD) de 13.1mm de Titânio
– Frequência: 15Hz – 22kHz
– Sensibilidade: 124dB SPL@1mW
– Impedância: 32 Ohms
– Potência: 3mW
– Distorção: <3% @1mW
– Touch Control (controle por toques)
– Bluetooth 5.3
– Codecs: AAC, SBC
– Alcance de sinal: 10 metros
– Modo de baixa latência (Low Latency)
– FIIL+ App (Equalizador disponível)
– Bateria: 24 horas (5 horas de reprodução)
– 2C fast charge (carregamento rápido)
– Dual-Mic para ligações
– Certificação IPX4
– Tempo de carregamento dos fones: 50min
– Tempo de carregamento do Case: 90min
– Bateria dos fones: 31mAh
– Bateria do Case: 430mAh
– Alimentação: entrada 5V 500mA
– Entrada para o Case: USB-C
– Tamanho fones: ~17×17.5×33mm
– Tamanho Case: ~53.1×53.2×22.3mm
– Peso: ~3.7g (cada lado)
– Peso do Case: ~34.8g
ASPECTOS FÍSICOS:
Além do FIIL KEY eu também tô aqui com o FIIL CC Nano, mas este último a avaliação vai ficar para um momento mais adiante. Vamos primeiros começar com o KEY que é um modelo mais acessível na questão do valor do produto. Essa review certamente pode ficar um pouco diferente, é a primeira vez que vou avaliar um fone que não é um IEM.
Em termos de construção do produto, ele já começou da maneira mais positiva possível, o design e a qualidade dos materiais utilizados são excelentes. Tanto o estojo de carregamento como os fones em si são muito bonitos, achei o projeto em geral muito elegante. Ele é 99% feito em plástico, e tem ali uma plaquinha de metal com o logotipo da empresa. O revestimento mais escuro do estojo é feito com um plástico mais sofisticado, traz uma sensação de “maciez” ao toque, embora ele pega marcas de impressão digital com facilidade. O estojo de carregamento (+ os fones) são bem leves, e outra ótima característica é que o estojo é bem pequeno, fino, e compacto, é até hoje o melhor estojo de TWS que testei para poder transportar em um bolso de uma calça ou bermuda.
Conectividade do sinal Bluetooth. Achei que o desempenho foi muito bom, o alcance do sinal em linha reta ao dispositivo consegue ir a uma distância bem considerável, coisa de mais de 10 metros pelo que pude me deslocar. A estabilidade do sinal também foi muito boa, deixei o celular no quarto e pude transitar pelos cômodos da casa, não obtive falhas no sinal, mesmo o sinal atravessando paredes da residência. O meu celular ainda é bluetooth versão 5.0, e o FIIL KEY já é versão 5.3, então certamente o desempenho pode ser até superior ao que testei aqui se com dispositivos já com a versão 5.3 do bluetooth.
Aplicativo. A FIIL disponibiliza um App para Android e iOS, o FIIL+. Aqui com o FIIL KEY basicamente temos 3 abas no aplicativo, seguem os prints do aplicativo:
Não tem muito o que discorrer aqui sobre o aplicativo, penso que as imagens já são bem autoexplicativas. Ali em “Advanced Settings” só tem mesmo a opção de “Reset Settings”, por isso nem botei um print a mais. Na aba dos equalizadores, temos ali em “Preset EQ” a opção de 12 configurações de equalização já pronta para o usuário utilizar. São elas: Classic, Jazz, Soft, Cinema, Metal, Pop, R&B, Dance, Rock, Elec., Bass, Melody.
PS: Um detalhe que não achei legal no App é que ele não encerra o processo se você fechar o App, ele fica como se estivesse em segundo plano o tempo todo. Fica sempre uma mensagem na barra de notificação: “o fiil+ está em execução”. Não tem um botão de sair (exit), ou mesmo se você minimizar e limpar o processo ele não vai sumir a notificação. A única maneira que encontrei é ir nas configurações do Android e escolher a opção “forçar parada”, aí sim ele faz a notificação desaparecer. Eu já tinha observado isso quando fiz a review do CC PRO2 e esse detalhe ainda continua.
Latência. Eu assisti alguns vídeos no YouTube e para mim a sincronia entre a imagem e o som estava perfeita, sem atrasos. Fiquei observando atentamente o rosto e a fala da pessoa no vídeo e não notei delay. O FIIL KEY possui o Low Latency mode (modo de baixa latência) que se dividem em 3 modos: Game, Video, Music. Eu testei os três modos e sinceramente não percebi diferença nenhuma entre os 3, todos são muito rápidos e não apresentam atrasos. Para habilitar os recursos do Low Latency, é preciso ir no App e ativar a função.
O FIIL KEY não dispõe do recurso Auto Pause e Resume, que é você tirar o fone do ouvido e a musica/som pausar, e ao recolocar no ouvido a reprodução voltar. É até engraçado que mesmo colocando os fones no case eles continuam a reprodução, eles só encerram mesmo quando você fecha a tampa do case. É possível utilizar apenas um lado enquanto o outro pode ficar guardado no case.
Case (estojo de carregamento). Antes do produto chegar eu achei que era um case grande e pesado, mas quebrei a cara porque é totalmente o oposto, leve e pequeno. Eu diria que é um pouco maior que um relógio de pulso. Dentro do case, os fones são seguros por meio de magnetismo, e eles não caem de jeito nenhum, fiz um pouco de força para ver se eles caíam, e não caíram. O case possui apenas um LED branco na parte frontal do estojo. O estojo faz um som tipo “pack” ao fechar a tampa, mas não é muito alto, entretanto, penso que poderia não ter esse detalhe. O pareamento dos fones é após você abrir a tampa do case, bem como desligar os fones (com eles dentro do case).
Touch control. O FIIL KEY é controlado por toques gestuais, os comandos podem ser efetuados na parte superior das hastes. Durante o uso eu achei os comandos bem responsivos ao toque, isso é algo que os TWSs atuais melhoraram bastante. A configuração dos gestos pode ser visualizada na quarta imagem que coloquei do aplicativo.
Encaixe. O encaixe é um ponto bem interessante do FIIL KEY. Como os nossos ouvidos não são iguais, cada pessoa vai ter um encaixe diferente com o fone, e isso certamente vai fazer com que o som fique bem diferente de pessoa pra pessoa (vamos analisar isso nos “aspectos sonoros”). Eu digo à vocês que eu tive um encaixe que foi melhor que o EarFun Air, ou até mesmo o FIIL CC Pro2, óbvio porque aqui não tem erro, é só “assentar” o fone nas conchas e já foi! É claro que estamos falando de algo muito subjetivo, pros meus ouvidos o KEY ficou ótimo. Ele chama um pouco atenção por causa do tamanho nas hastes, e eu confesso que sou mais fã de TWSs que não possuem hastes (não tenho necessidade de uso de microfones). A questão do isolamento realmente com IEMs temos uma situação melhor do que com Earbuds, não tem muito o que pontuar aqui, a capacidade dos Earbuds é bem menor.
O conforto desse fone é ótimo, ele é bem levinho, o plástico utilizado na fabricação é bem polido e tem um toque bem suave quando em contato com a pele. Não obtive nenhum ponto de pressão, nem sensação de pressão interna, já que não há inserção no canal auditivo. Esse é o ponto mais interessante do fone pra mim, fica aquela sensação de que está faltando a ponteira (borrachinha) para inserir no meu ouvido, porque eu já estou muito acostumado com intra-auriculares, só que ao mesmo tempo vem uma sensação de refrigério por não estar com algo literalmente dentro dos meus ouvidos. Esse é um dos principais benefícios dos Earbuds, por exemplo, tem pessoas que tem o canal auditivo muito estreito, então qualquer bocal de um intra (IEM) pode gerar um desconforto ou pressão interna com o passar do tempo, já os Earbuds dificilmente essa sensação vai ocorrer. Claro que a não utilização de ponteiras tem suas implicações na questão sonora, vamos analisar mais adiante.
Microfone. Fiz uns testes aqui e achei que para um ambiente controlado (sem barulho) a qualidade da voz foi boa, deu pra entender clara e nitidamente o que eu estava falando, porém a qualidade do áudio como um todo, aí houve um pouco de adição de ruído ao fundo. Fiz um teste com o barulho de um ventilador ao fundo, e houve captação de ruído para dentro da faixa. Penso que a melhor opção mesmo é o uso em ambientes mais silenciosos.
ENC microfone. O FIIL KEY vem equipado com o sistema ENC (Environmental Noise Cancellation), que é um microfone dedicado a fazer uma captação e posteriormente uma redução dos sons ambientes para que eles não interfiram na qualidade da ligação. Em suma, a aplicação é quando você está num ambiente com algum ruído ao fundo e o ENC tenta não passar esse ruído para a ligação. Pois bem, na prática foi como relatei no parágrafo anterior, não achei que esse sistema fez tanto efeito assim.
Acessórios. De acessórios inclusos, o FIIL KEY vem apenas com um cabo USB-C para USB-A que serve para fazer o carregamento do estojo (case de recarga).
Quem quiser acessar o manual do produto é possível aqui nesse link (em inglês).
ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do FIIL KEY eu compreendi como um fone desenho em L (L-Shape). Na verdade o som tende meio que a uma “escadinha”, começando com os graves com mais destaque, depois os médios numa linha reta, e os agudos mais para baixo. Acho que o som não se caracterizaria como escuro (Dark) justamente porque os médios conseguem manter uma presença satisfatória ao som. O interessante é que a diferença entre os graves e os médios não é algo tão discrepante, até por isso acho que esse fone pode ser considerado como um TWS de médios notáveis.
A avaliação foi feita com o som na preset “original”, isso é, o som de fábrica do produto.
Então, como mencionei nos aspectos físicos, o som aqui pode mudar um pouco de acordo com a anatomia de cada ouvido, qualquer ajuste diferente a pessoa pode ter uma pequena variação no som (ouvir mais graves, ouvir mais médios, etc), aqui é o preço que se paga por não aderir ao formato intra-auricular, creio que essa diferença é menor quando com fones intra-auriculares – ainda que para IEMs também há variações de pessoa para pessoa. No final das contas eu percebo que a qualidade dos Earbuds aumentou bastante, porém acho que os IEMs levam vantagem em termos técnicos. Continuo achando o FIIL T2 PRO ou o FIIL CC Pro2 como superiores em questão de som.
Os graves em quantidade. Eu entendi como eles estando num nível moderado, o som tem graves e eu até me impressionei, mas não são graves “altos demais”. se a pessoa não é muito de priorizar os graves na apresentação, o KEY é uma boa pedida, agora, se o principal deve ser os graves, aí eu penso que o fone pode deixar uma sensação de “poderia ser mais intenso” (na minha opinião). Eu tenho 99.9% de certeza que aqui nesse caso o fone não apresenta graves mais “altos” porque ele não “sela” o canal auditivo, como acontece com os IEMs.
Graves em termos de qualidade. São graves limpos, controlados, tem uma definição boa/Ok, o impacto também é bem legal, acaba tendo uma característica bem “natural” e com um aspecto mais delineado e seco. Fisicalidade não é muito a do KEY. O fone tem foco maior nos médio-graves do que nos sub-graves, agora, por essa falta de selamento, o som acaba não soando muito exagerado nos médio-graves, o que no meu entender foi de bom grado, isso porque eu não curto médio-graves muito enfatizados. A extensão é boa, mas ele tem um leve decaimento a região dos subs, o que faz sons mais profundos e vibrações apareçam de uma forma mais baixa. Não são graves estrondosos, não são abafados, não são inchados, e não invadem os médios. No meu entender são graves que vão combinar melhor com Pop e Rock dos anos 70′ e 80′, porque as gravações não tinham muita presença de sub-graves.
Os médios. Essa é uma região bem interessante, não são médios nem muito pra frente nem muito recuados, para mim é a região que teve um melhor desempenho, nunca soa agressivo nem apagado/distante. Já faz um tempo que não colocava um Earbuds no ouvido mas acredito que a grande maioria das pessoas que curtem esse tipo de fone devem ser atraídas justamente por esses médios mais notáveis. Por exemplo, flauta transversal você escuta aquele som de sopro, ou até mesmo uma flauta de pã com aquele som saindo pelos tubos da flauta.
Vozes. Eu achei que o desempenho com as vozes masculinas/graves e as femininas/agudas foram um meio termo, isso é, o fone não conseguiu ser excelente com nenhum dos dois tipos, então assim, ele não é prefeito em nenhum dos extremos, mas na faixa central da escala de vocais o fone tem uma boa performance. Até acho que ele se inclina melhor pro lado das vozes mais agudas, isso porque eu não consegui ter a sensação de que as vozes masculinas estavam recebendo a textura que merecem. Vozes sussurrantes ficam bem legais, embora esse não seja o fone mais detalhado que ouvi com esse tipo de voz.
Os agudos em quantidade. Aqui temos a região mais discreta no som, a presença é de moderada para baixo. Dificilmente os agudos me despertaram atenção durante as audições, então aqui já é um fone que sim pode ser utilizado por pessoas que tem muita sensibilidade aos agudos. Esse fone aqui nem o ser mais sensível às frequências mais altas vai se incomodar. Mas calma que o fone também não é desprovido de agudos, ele tem agudos, só que mais distantes. Eu senti uma sensação de leve decaimento nos agudos mais altos, e também achei que a extensão não é das melhores. O fone é ótimo para quem busca fugir da fatiga auditiva por questão de agudos muito altos na apresentação.
Agudos em qualidade. Os agudos do KEY são bem suaves, bem polidos, sem picos, sem coloração, chegam a ser até relaxados demais (pro meu gosto). O brilho é bem discreto, o detalhamento não é dos melhores, e falta mais arejamento (na minha opinião). Claro eu estou tomando como parâmetro o que tenho escutado nos fones intra-auriculares (IEMs), então talvez não seja tão justo com um Earbuds. Os agudos do KEY não são estridentes, não são afiados, não são rispidos e não apresentam sibilância. Talvez na questão técnica realmente os agudos não tenham uma nota tão elevada, a única questão aqui seria a questão dele não ser fatigante, é um ponto positivo. Chimbais ficam bem “macios”, carrilhão fica bem discreto, pratos de condução (ride) não soam afiados ou estridentes, notas de piano soam polidas.
Palco sonoro (soundstage). Aqui também é um ponto interessante desse fone. Não é um som de grande amplitude, a questão aqui é que o som fica “aberto”, como se por exemplo em um ambiente semelhante à um quarto e você colocasse uma caixa de som exatamente no centro do lugar. Mas assim, esse foi apenas um exemplo para o amigo leitor imaginar que o som sairia para diversas direções, e não que eu estou dizendo que a proporção do fone no ouvido seja igual à de um quarto com uma caixa ao centro… As limitação de um fone de ouvido são evidentes.
Separação instrumental. A separação instrumental eu achei de média para baixo. Infelizmente não me agradou, possivelmente por duas coisas: o tuning e a questão de não ser tão detalhado. Aqui realmente achei que poderia ter um desempenho melhor, tem IEMs na mesma faixa de preço que são superiores (lembrando que a separação pode variar também de acordo com a gravação e outros processos durante a produção musical).
A parte de “amplificação” com fones TWS fica dispensada, entretanto, posso comentar sobre o “volume” do fone. Eu fiz toda avaliação entre 80% ou 86%, o que na prática seria volume 12 e 13 dos 15 disponíveis pelo Android. Eu avalio que o fone em 100% fica com um volume considerável, porém não é o TWS mais alto que já pude ouvir. Eu escuto música num volume voltado para o “baixo” e nos números citados acima eu achei que o volume me foi satisfatório.
A questão do driver flex também é dispensada com fones Earbuds.
Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai
Combinaram:
Hip Hop/Rap
Reggae
MPB
POP
Rock
Blues
Samba
Pagode
Sertanejo
Bossa Nova
Forró
Nem tanto:
Eletrônica
Metal
Axé
Clássica
Jazz
Link da Playlist:
GRÁFICOS POR Regancipher:
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