REVIEW IN ENGLISH: NF AUDIO RA15 REVIEW
>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<
INTRODUÇÃO:
Chegando mais uma grande empresa aqui no nosso projeto, a NF Audio. Eu já avaliei um fone da marca, o NF Audio NA3, mas ele foi enviado por uma loja em questão, agora, estamos em contato direto com a NF Audio! Nossa primeira collab será com o NF Audio RA15.
PS: Pelo que já estou sabendo, a empresa vai mudar de nome em breve… já mudou na verdade, mas vai ter o anúncio oficial mais pra frente.
Preço: $89 dólares (USD)
Cor: Prata fosco
Cabo: Sem Mic
NF Audio reviews: NA3
NF AUDIO LINKS:
https://s.click.aliexpress.com/e/_opLi2Jx
https://s.click.aliexpress.com/e/_oECduFd
ESPECIFICAÇÕES:
Single DD:
- (1) Driver Dinâmico (DD) MC2L-10M
– Frequência: 10Hz – 40kHz
– Frequência efetiva: 20Hz – 20kHz
– Impedância: 32Ω
– Sensibilidade: 108dB/mW
– THD: <1%
– SPL máx: 125dB
– Bocais destacáveis (filtros)
– Cabo de cobre banhado a prata 5N OFC
– Conectores: 2 pinos 0.78mm QDC (destacáveis)
– Plugue: 3.5mm (reto)
– Material da Shell: Metal
– Tamanho do cabo: 1.2m
– Peso do fone: 9.1g (um lado)(sem ponteira)
– Peso do cabo: 15.9g
– Peso total (caixa, fones, etc): 154.3g
– Tamanho da caixa: 14.8cm [C] x 13cm [L] x 5cm [P]
UNBOXING:
Reels do @iemsandmusic
ASPECTOS FÍSICOS:
Construção: Só de olhar as imagens, já sabemos que o RA15 é um fone todo produzido em metal. Eu achei ser um fone bem robusto, com uma qualidade de construção muito resistente, então, penso que ele é um fone ideal para você transportar ou usar no dia a dia sem a necessidade de muito esmero… claro, não estou dizendo para você derrubar o fone no chão né, mas também não precisa se preocupar tanto porque ele não é um fone de vidro.
Fones de metal sempre possuem a questão do peso, geralmente são o dobro do peso de um fone de resina. Antes do RA15, eu avaliei o Dunu Titan S2, e também citei essa questão do peso, os dois tem praticamente o mesmo peso. Assim, no ouvido, essa questão de fato não aparece, mas eu sempre prefiro fones mais leves, os de resina, por exemplo. Penso que quanto menos peso, melhor.
O RA15 parece ser um fone grande, mas não é, pelo contrário, ele é bem pequeno. Talvez as fotos e os vídeos que tem dele na internet façam ele parecer ser um pouco maior. Quando inseri o fone nos meus ouvidos, percebi que ele era bem compacto. Penso que esse é um ponto bem positivo porque ele vai ser compatível com mais tipos de ouvidos (pequenos, grandes, etc).
Filtros: O RA15 vem com bocais destacáveis que atuam como filtros. São dois bocais: um de aço inox e o outro de bronze. Eu achei muito fácil de fazer a troca dos bocais, eles são rosqueáveis, e ficam bem seguros. Ambos são bem parecidos em construção, todos dois tem o mesmo comprimento e também espuma dentro do tubo. A única diferença que percebi foi o diâmetro interno do de bronze, ele é um pouco mais estreito.
Eartips (ponteiras / borrachinhas): Aqui uma grata surpresa… Embora tenha vindo apenas um tipo de ponteira no kit, as que foram disponibilizadas eu achei bem interessante, são as NF AUDIO MS42. Ótimas ponteiras, o silicone é bem macio e o tubo tem uma espessura fina (gera mais conforto). Outro detalhe bem interessante é que elas são tipo um meio termo entre as ponteiras que existem no mercado, ou seja, o furo não é nem muito fechado nem muito aberto (wide bore), isso faz ela ter um equilíbrio melhor entre graves e agudos. Confesso que não são tão baratas assim (principalmente para os brasileiro), mas já são um pouco mais acessíveis do que as Final E tips ou as Divinus Velvet, por exemplo.
Uma parte não tão legal é que não tem muita loja vendendo essas ponteiras… no AliExpress eu só achei em uma loja, e não vende o pack com todos os tamanhos, só o pack por tamanho individual (assim só é bom quando a pessoa já sabe qual é o tamanho certo). Aqui no RA15, o pack veio completo com 4 tamanhos: PP/P/M/G. Nos meus testes, eu geralmente uso o tamanho M, e o M das MS42 me serviram bem. Eu usei as de tamanho M para fazer a avaliação do fone.
Cabo: Excelente cabo! Gostei bastante, bem fino, leve, e esteticamente bonito. Fácil de enrolar para guardar, não cria memória (ondulações), tem boa maleabilidade, e não possui microfonia. A única observação que faço é que os conectores são do tipo “QDC”… O QDC é até mais seguro do que os 2 pinos “normal”, a questão é que o QDC é um pouco mais difícil de encontrar cabo para reposição (se necessário). Os earhooks são lisos e tem boa curvatura, ponto positivo. O Chin Slider funciona 100%, é preciso até um pouco de força pra movimentar a peça.
Encaixe e conforto: Outro ponto muito positivo do RA15. Como falei no parágrafo da construção, ele é um fone bem pequeno, e isso facilitou o encaixe e o conforto. O fone fica bem inserido na minha concha, não fica nenhuma parte protusa, olhando de frente nem dá pra perceber que estou usando fone. Por ser pequeno também, não tive nenhum ponto de pressão. A shell é bem lisa e arredondada, a parte interna tem um tamanho muito bom, encurtada. A inserção é média, e o isolamento é bom. Considero o RA15 um bom fone para quem for passar bastante tempo escutando música. A questão do peso realmente não apareceu aqui, mas é como eu disse, para mim, quanto mais leve, melhor.
Acessórios: De acessórios inclusos, o RA15 veio com um saquinho de tecido tipo couro sintético (parte externa) e aveludado (parte interna). Penso que para o preço do produto, era de bom grado a empresa ter colocado um estojo rígido ou semirrígido. Esse modelo de estojo que eles colocaram eu não acho legal para armazenar fone (minha opinião).







ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do NF Audio RA15 eu compreendi como sendo um fone Neutro com leve BassBoost (Neutral with a mild bassboost). O fone tem um som muito agradável, e ao mesmo tempo é bem técnico, porque a apresentação é bem limpa e definida. Ele tem um leve destaque na região dos médio-graves, um pinna gain com ênfase porém sem excessos, e agudos bem lineares sem perder o detalhamento.
Me surpreendi com o RA15, não esperava que o som fosse tão bom. Eu confesso que essa não é a minha sonoridade preferida, mas digo que dentre os 3 últimos single DDs que eu ouvi (Tanchjim 4U, Dunu Titan S2, e NF Audio RA15), o RA15 foi o que eu mais gostei em termos de som, e o que eu achei mais confortável pros meus ouvidos (parte física e sonora). Eu fiz a avaliação do fone com o filtro/bocal de cor aço inox (stainless steel).
Graves:
Quantitativo: Os graves são moderados, ou podemos dizer que esses aqui do RA15 são neutros. Não são graves para bassheads. Nem mesmo com a troca dos filtros/bocais fez os graves pularem para o lado do bassheadismo. A ênfase maior dos graves está na região dos médio-graves. Os sub-graves por sua vez existem mas não dominam a gravação. A diferença entre as duas regiões não é muito grande, embora os médio-graves são mais audíveis. Não senti decaimento (roll-off), a extensão é boa. Penso que são graves que vão combinar bastante com gêneros em que os graves não precisam ser a estrela do show, por exemplo, música instrumental, Bossa Nova, MPB, alguns Rocks, Hard Rocks, e Pops mais antigos.
Qualitativo: Os graves do RA15 são bem limpos, definidos, rápidos, controlados. Em matéria de textura e fisicalidade, o RA15 não se destaca, mas não se enganem, os graves não são magros, tem ali uma boa dose de substância. Certamente essa questão citada é em decorrência do fone não ter foco nos sub-graves. O impacto é bem firme e contido, a pancada é audível e sem exagero. Os graves não invadem os médios, assim como não são inchados nem lamacentos. A resolução é um ponto bem positivo, lembra bastante os graves de alguns fones planar magnético. Aqui no RA15, instrumentos de percussão como um tambor, por exemplo, você sente que o som fica mais firme e delineado durante as batidas.
Médios:
Quantitativo e qualitativo: Gostei muito dos médios do RA15, eles são sim “para frente”, mas em comparação com o Dunu Titan S2, eu acho que o RA15 é um pouco mais recuado. A diferença é pequena, de fato, mas essa pequena diferença já me faz sentir mais conforto. Não que o Titan S2 me foi desconfortável, a questão é que pensando a longo prazo, uma sonoridade mais macia me soará mais agradável (é subjetivo). Bem verdade, essa diferença no pinna gain do Titan S2, fez ele ser mais arejado, só que de forma alguma eu achei que houve detrimento técnico nos médios do RA15, para mim, soou transparente e bem detalhado idem.
Vozes: Se lá no Titan S2 eu achei que a vitória foi para as vozes femininas/agudas, aqui no RA15 houve um empate, porque tanto vozes agudas quanto vozes graves ficaram boas. Só que o seguinte, ele consegue equilibrar a balança das vozes, porém ele não consegue ser excelente com nenhum dos dois tipos de voz, ou seja, ele não vai ser o melhor fone para extrair o máximo de potencial de um tipo específico de voz, porque ele vai ser bom para os dois lados. É complicado de entender isso, mas você consegue visualizar melhor essa questão quando, por exemplo, pega um fone que tem bastante sub-grave, e aí ele deixa as vozes graves com muita textura e calor.
Agudos:
Quantitativo: Penso que os agudos do RA15 estão no nível do moderado. Já adianto que esse não é fone para trebleheads, talvez o Tanchjim 4U agrade mais a esse pessoal. O RA15 eu penso estar na lista dos fones que não geram fatiga auditiva por causa dos agudos. Em caso de você ser muito sensível, talvez possa trocar a ponteira por uma mais fechada, que pode dar uma leve diminuída nos agudos. Recomendo as Sony EP-EX11 ou as SpinFit CP100 para essa questão (se for necessário, mas eu acredito que não vai). Não senti decaimento (roll-off), a extensão é boa. Penso que gêneros mais acústicos vão ser mais a pedida do RA15, mas claro, isso é subjetivo, você pode ouvir o que quiser com o fone.
Qualitativo: Os agudos do RA15 são lineares, controlados, coerentes, versáteis. Sem picos, sem coloração. Possuem uma ótima definição, detalhamento, e arejamento. O brilho é bem coerente com a realidade, ou seja, não possui excessos nem ausências. Não são agudos estridentes, não são agudos afiados, não são agudos ríspidos, nem apresentam sibilância. Piano, instrumentos de corda, violão, violino, se apresentam com ótima naturalidade. Pratos de bateria tem brilho e detalhamento na medida certa, ou seja, tem desempenho sem soarem ríspidos ou agressivos.
Palco sonoro: O palco sonoro eu achei muito bom. Para um fone tão pequeno e compacto, a espacialidade me impressionou. Bem verdade ele não é tão profundo por causa dos médio-agudos, mas já são médio-agudos com menos ênfase do que com o Titan S2, ou seja, no RA15 a sensação de profundidade é maior que no Titan S2. Em altura e largura eu gostei bastante.
Separação instrumental: A separação instrumental eu achei boa. O fone tem um bom detalhamento, a sonoridade como um todo é muito limpa, e isso ajuda para que o som não fique embolado. A imagem estéreo é boa. O bom palco sonoro também ajuda a separar os instrumentos uns dos outros. Vale lembrar que esse quesito tem forte influência da qualidade da gravação.
Filtros: O resultado que encontrei foi que o bocal de bronze deixou a sonoridade mais quente e aumentou um pouco os graves, basicamente foi só isso. Ao meu ver, acho que tirou um pouco do detalhamento e deixou o fone “menos técnico”. Não curti muito o som com esse bocal citado, por isso preferi fazer a avaliação com o bocal de aço inox. Como sempre digo, algumas empresas fazem a escolha por filtros/bocais removíveis, mas para mim, na maioria das vezes, uma ponteira diferente consegue mudar mais (o som).
Teste de driver flex: Não presenciei som de driver flex ao inserir os fones nos meus ouvidos.
Amplificação: Eu usei o dongle FiiO KA11 conectado ao meu notebook para fazer essa avaliação. O Volume ficou em 20% dos 100% disponíveis pelo Windows. Eu posso afirmar que o NF Audio RA15 é um fone fácil de tocar, não necessita de amplificação dedicada. O RA15 vai tocar bem em celulares, tablets, e notebooks. Como de costume, eu indico que pelo menos a pessoa tenha um dongle de boa qualidade para tocar os fones. Atualmente, faço a recomendação do FiiO KA11 como bom dongle custo/benefício.
COMPARATIVO: NF Audio RA15 x Dunu Titan S2
O fone que avaliei antes do RA15 também era um single DD, o Dunu Titan S2. Eu imagino que algumas pessoas estejam interessadas em saber um breve comparativo entre ambos. Pois bem, primeiro na parte dos acessórios: Aqui não tem o que dizer, o Titan S2 ganha por uma boa margem do RA15. O Kit do Titan S2 pelo preço cobrado, é algo incrível para o consumidor (o RA15 ainda custa $10 USD a mais do que o Titan S2). Agora, em termos de estética, conforto, e encaixe, o RA15 tem minha preferência. Não que o Titan S2 seja ruim nesses quesitos, é apenas que o RA15 consegue ser ainda melhor (na minha opinião).
Na parte do som, aqui entramos num campo muito subjetivo, principalmente porque ambos tem o tuning parecido, mas sim, possuem diferença. O Titan S2 tem graves um pouco mais fortes e texturizados, o boost nos médio-graves é maior que no RA15. O RA15 por sua vez tem graves mais firmes e definidos. Nos médios, o Titan S2 apresenta uma ênfase maior, o pinna gain tem mais clareza e arejamento, o RA15 então é mais macio e mais sedoso. O detalhamento em ambos é muito bom, mas o Titan S2 traz a sensação de um pouco mais porque justamente possui mais ênfase no pinna gain. Nos agudos, os dois fones são muito parecidos, ambos tem um equilíbrio muito bom, O RA15 eu ainda achei melhor porque os agudos estão mais próximos dos médio-agudos, no Titan S2 os médio-agudos são um pouco mais elevados em relação aos agudos, ou seja, sinto mais linearidade no som do RA15. Palco sonoro eu acho que o RA15 ganha, e em separação instrumental, o Titan S2 ganha por uma margem pequena. Ambos são fáceis de tocar, acho o RA15 até um pouco mais fácil.
Em termos gerais, penso que o RA15 é como se fosse tipo “2dBs” a menos do que o Titan S2, então você tem uma sonoridade menos energética, é um som mais suave, mais confortável. Eu digo “confortável” porque se você leu minha avaliação do Titan S2, viu que eu fiz uma observação sobre a questão dos médio-agudos do fone, lá eu alerto que talvez pessoas que sintam alguma sensibilidade com essa região, possam se incomodar a longo prazo (suposição). Aqui com o RA15 eu penso que o fone já não tem esse problema, o pinna gain me soou muito natural e eufônico. O interessante é que se olharmos as respostas de frequência (FR) dos fones, o resultado do comparativo seria o oposto, já que nos gráficos o RA15 é que parece ser mais energético ali pelos médio-agudos e agudos. Eu ouvi os dois fones, e para mim, o RA15 consegue ser um fone mais tranquilo.





PRÓS E CONTRAS:
– Esteticamente bonito (subjetivo)
– Construção robusta/solidez
– Sonoridade confortável
– Tuning coerente
– Neutro com leve bassboost
– Ótimo palco e separação
– Fácil de tocar
– Excelente encaixe e conforto
– Shell pequena e compacta
– Excelente cabo
– Ótimas ponteiras
– Filtros (bocais destacáveis)
– Pode faltar energia/diversão (subjetivo)
– Peso (fone de metal)
– Sacola de transporte
– Filtros mudam pouco no som
– Poderia ter mais ponteiras
GRÁFICOS POR SUPER*REVIEWS:


Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!
Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!
Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!
