FIIO KA11

REVIEW IN ENGLISH: FIIO KA11 REVIEW

>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<

FiiO Reviews: FH3KA1HS18JD7KA5FD11Q11, M11S

https://s.click.aliexpress.com/e/_DnKxL0D

https://s.click.aliexpress.com/e/_DBObWDP

Vídeo feito para o Reels do @iemsandmusic

Em termos de durabilidade, eu achei o KA11 ser um produto muito bem feito, não me preocuparia porque o cabo é fixo. Eu ainda vejo muita gente nas comunidades que se preocupa quando o dongle possui cabo fixo, e no passado eu também cheguei a pensar isso, mas desde que avaliei o iFi GO link, eu mudei essa opinião. A qualidade dos produtos hoje em dia está bem melhor que no passado, e claro que também estamos falando de empresas que tem um controle de qualidade mais elaborado.

Consumo de bateria na saída 3.5mm. Usando o Kiwi Ear Quintet, o consumo de bateria foi de 15% O smartphone que usei tem bateria de 3.000mAh. O teste foi realizado durante 1h de reprodução com a tela desligada e o WiFi desligado (modo avião). O volume foi estabelecido no nível 8 dos 15 disponíveis pelo Android.

Eu também fiz um teste com o Tin P1, nesse eu uso um cabo 4.4mm balanceado, porém eu tenho um adaptador da DD HiFi modelo DJ44C MK2, que converte de 4.4mm para 3.5mm (perde-se a conexão balanceada mas habilita o uso do fone na saída 3.5mm). O consumo de bateria com o P1 foi de 13%. Mesmo jeito do teste com o Quintet, só mudei o volume para 13 e o álbum que deixei tocando. Realmente algo muito interessante, o consumo ficou abaixo do primeiro teste, mesmo com o volume num nível mais alto. Mas como sempre digo, não são números 100% precisos, é só para tirar uma base.

Teste de aquecimento: Geralmente eu vejo esse fator enquanto deixo testando o consumo de bateria o celular. Dessa vez, antes de fazer o teste de consumo de bateria, eu pluguei o KA11 no computador e escutei o álbum do The Smiths – Singles (1995), não precisei nem chegar ao final, o dongle já estava bem quente. Utilizei apenas 16% de volume com o Shozy Form 1.1 (fone fácil de tocar). O que penso sobre esse aquecimento do produto: Ele esquenta bastante, isso é fato, porém não é nada de absurdo. E assim, acaba não chamando tanta atenção porque a área de contato com o produto é bem pequena, você pode ficar segurando o dongle com a mão que não vai fazer diferença, não aquece ao ponto de machucar.

Um ponto negativo do KA11 é que o produto não vem com adaptador USB-C para USB-A (computador), então a empresa limita o uso do dongle em computadores mais antigos, ou mesmo em equipamentos que utilizam a entrada USB-A (que ainda é bastante utilizada). Obviamente essa peça pode ser comprada de forma separada, mas penso que é algo tão barato, que era muito melhor a empresa ter colocado já no produto. Felizmente eu tinha um adaptador aqui que veio com o AUNE Yuki e assim pude testar o KA11 no computador também.

No computador, o KA11 foi reconhecido de imediato, não precisei instalar nenhum driver. A escala de volume no computador vai de 2% em 2% rolando pelo Scroll do Mouse, mas é possível que você consiga ajustar de 1% em 1% caso use a seta indicativa. Até o momento que escrevo, o dongle não recebeu nenhum atualização de firmware. No link a seguir, algumas perguntas e respostas, download do driver (se for o caso), download do App, e manual do equipamento: https://www.jadeaudio.com/details?article_id=173&_l=en

EDIT: Um novo firmware está disponível aqui: https://forum.fiio.com/note/showNoteContent.do?id=202403061706174125325&tid=77

Sobre a qualidade de áudio do dongle FiiO KA11, penso que está no nível do excelente. O KA11 veio com a implementação do DAC chip da empresa Cirrus Logic, modelo CS43131. De praxe, o KA11 durante todo o tempo que testei o produto, mostrou ser um equipamento muito competente, apresentando uma sonoridade 100% transparente, limpa, e definida. Não percebi nenhuma distorção, coloração, ruído de fundo ou som estranho. Como ele é apenas um DAC/AMP de saída 3.5mm, ele não possui o sistema balanceado. 

Amplificação: Aqui realmente o KA11 me deixou bem impressionado, tanto no celular como no notebook, eu achei que o desempenho foi excelente. Usando o Kiwi Ears Quintet e também o Shozy Form 1.1 – que são fones fácies de empurrar – o KA11 mostrou ser um dongle bem forte, principalmente porque eu comparei o dongle ao AUNE Yuki e ao M11S. Dentre os 3 citados, o KA11 venceu com folga. É claro que essa é uma análise subjetiva, é muito difícil de passar com exatidão o quão cada um consegue ser “melhor” que o outro. Lado a lado com o AUNE Yuki na saída 3.5mm e no mesmo volume, o KA11 mostrou ter um som mais forte e dinâmico. Já em comparação com o M11S, as coisas ficaram mais difíceis de calcular, porque o DAP possui uma config de volume de 120 passos e ele escala bastante lá pro final do volume. Então, para eu tentar chegar a um equilíbrio em termos de som e potência, o KA11 eu coloquei no volume 9 do Android, e o M11S no volume 95 (dos 120). Eu sempre uso o M11S com 80 de volume.

Já com o Tin P1, acho que todos vão se perguntar: consegue empurrar o P1? Bem, honestamente eu achei que sim, mas confesso que já tive outras experiências melhores com o fone, a citar, com o próprio FiiO KA5, ou com o Questyle M15, embora em ambos eu plugava o P1 na saída 4.4mm balanceada, o que não é o caso do KA11. Com o P1 eu precisei colocar no volume entre o 13 e o 15, dos 15 disponíveis pelo Android.



Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o Instagram para receber todas as novidades!

Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑