REVIEW IN ENGLISH VERSION CLICK HERE: BLON X Z JOJO REVIEW
>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação”<<
INTRODUÇÃO:
A Blon, em parceria com o avaliador de fones “Z Reviews”, trouxe para a comunidade o novo Blon Z JoJo. O fone é uma atualização do modelo BL05S, que agora, recebe o tuning do avaliador citado acima.
Fone enviado pela Linsoul, uma das principais distribuidoras dos produtos da Blon, além de outras diversas marcas e produtos de áudio. PS: Para quem não sabe, a Linsoul é a mesma DD-Audio Store no AliExpress, então, vou colocar os links das duas lojas para facilitar.
Avaliações da BLON: BL07
Preço: $49 dólares (USD)
Cor: Roxo
Cabo: Sem Mic
Link da LINSOUL:
https://s.click.aliexpress.com/e/_Dd2kR2B
https://s.click.aliexpress.com/e/_Dmu2OMn
ESPECIFICAÇÕES:
Single DD: 1 driver dinâmico de 10mm por lado
– Frequência: 20Hz – 20KkHz
– Sensibilidade: 106dB SPL/mW
– Impedância: 32Ω
– Plugue: 3.5mm (reto)
– Conectores: 2 pinos 0.78mm (QDC retangular)
– Cabo: OFC cobre banhado a prata
– Tamanho do cabo: 1.2m (removível)
– Material da Shelll: Liga de zinco + banhado a ouro 18K
– Peso do fone: 7.8g (um lado)
– Peso do cabo: 28.7g
– Peso total (caixa, fones, etc): 106g
– Tamanho da caixa: 10.2cm [C] x 8cm [L] x 3.5cm [P]
UNBOXING:
ASPECTOS FÍSICOS:
Vamos começar pelas ponteiras (eartips). A princípio vocês podem ver aí no unboxing que vieram 3 tipos de ponteiras, entretanto, vieram 2 tipos na cor branca que parecem ser as mesmas ponteiras, só que não! Elas são bem parecidas mas possuem algumas diferenças, uma tem o formato de domo e a outra de cone. São ponteiras simples porém funcionais, então, nesse caso aqui eu acredito que é possível encontrar a sonoridade & conforto ideal do Z JoJo com as ponteiras stock (de fábrica), não vi necessidade de adquirir ponteiras extras (é claro que isso é uma decisão muito pessoal). Notar que todos os 3 tipos são de silicone e possuem o mesmo diâmetro do bocal. Eu escolhi a ponteira branca com formato de cone para fazer a review – no tamanho M.
Cabo. Na parte estética ele combinou 100% com o fone, e ao vivo ele é muito mais bonito do que por fotos e vídeos. Agora, na parte prática da coisa, eu achei que ele se apresentou como um cabo grosso para o projeto do fone, e chega a ser até um pouco pesado. É um bom cabo, e aí vai entrar a questão do gosto, eu achei que para esse fone, poderia ser um cabo mais fino, mais leve. De pontos positivos que eu posso citar é que ele é bem resistente, ótimo para enrolar na mão para guardar, não apresentou microfonia, não pega memória, e não embaraça. O chin slider funciona 100%.
Os earhooks (ganchos de orelha) foram a parte do cabo talvez menos positiva para mim, isso porque eu tive a sensação de que houve um ponto de pressão na parte de trás das minhas orelhas. Isso é bem subjetivo, mas creio que a curvatura deles, somado ao peso do cabo, provavelmente foi o que gerou essa questão. Os conectores do fone tem o detalhe de serem do tipo QDC, e o formato interno é retangular (ou seja o QDC da KZ não vai entrar aqui). É possível você trocar o cabo por um de 2 pinos 0.78mm não QDC, mas vai ficar exposta aquela parte onde entram os pinos.
Encaixe & conforto. O encaixe foi algo interessante, mais precisamente o momento de inserir o fone. Eu tenho que inserir ele na vertical, e depois girar para a horizontal, aí ele encaixa bem certinho. Também, depois de fazer isso o fica muito bem encaixado, 100% estável e acomodado nas minhas conchas. Não ficam partes protusas para fora dos ouvidos, ele é um fone bem reto nas laterais (faceplate). Eu achei a inserção média, e o isolamento bom. Eu confesso que esse processo de girar o fone para encaixar pode ter me dado o encaixe correto, mas é algo chato ter que fazer isso toda vez que for usar o fone.
Em termos de conforto, começou que houve a questão que mencionei no parágrafo dos earhooks, isso nas primeiras audições que fiz, depois eu entendi que trazendo os earhooks mais pra perto da minha cabeça, essa questão sumia. De pontos positivos na questão do conforto, temos: o fone tem um design anatômico, acho que pode ser bom para ouvidos pequenos (já que não tive ponto de pressão com as shells). O peso das shells precisam de uma observação: acho que ainda estão dentro do aceitável, isso porque é um fone feito em metal, mas ele não é um fone tão leve se formos comparar com outros de resina, a citar, Tin C3, ou mesmo o Kiwi Ears Cadenza, aí o Blon Z JoJo vai ficar para trás no aspecto “peso”.
Acessórios. De acessórios inclusos, veio uma sacolinha de tecido para armazenar o fone. O tecido parece de sacos de batata de antigamente (não sei o nome). Penso que seria mais interessante um estojo semirrígido, acho mais ideal para armazenar e transportar os fones.
ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do Blon X Z JoJo eu compreendo como um V-Shape (desenho em V). Ele é menos V-Shape do que o Blon BL07, que na minha opinião foi um fone com a representação do que poderíamos chamar de “V-Shape extremo”. Aqui no Z JoJo é possível dizer que é um V-Shape tradicional, com boost nos graves e destaque nos agudos. O Blon Z JoJo é um fone que no meu entender traz uma sonoridade viva e divertida.
- Graves:
Quantitativo: Os graves do Z JoJo vão do moderado ao moderado pro alto. Pro meu gosto a quantidade está ótima, nem falta, nem sobra. É um fone para bassheads? Olha, eu diria que tem fones com mais graves do esses aqui, então talvez não seria uma indicação ideal, mas eu creio que até os bassheads não se sentiriam frustrados com os graves do JoJo. O fone tem boa presença nos sub-graves e nos médio-graves, embora a região dos médio-graves são um pouco mais presentes (pelo menos no som é assim, na gráfico não parece ser). Possui boa extensão, e não senti decaimento (roll-off).
Qualitativo: Os graves do JoJo são limpos, controlados, definidos, tem boa velocidade e tem bom impacto. O impacto possui uma característica mais seca e delineada, ou seja, o bumbo de uma bateria você escuta de uma forma bem precisa e definida. Eu acredito que foi a frequência que eu achei ser a melhor do fone, os sons graves não embolam e se apresentam com uma boa clareza dentro das gravações. Não são graves, estrondosos, não são inchados, e não invadem os médios. No mais, são graves versáteis, que combinam com instrumentos mais acústicos ou elétricos.
- Médios:
Quantitativo e Qualitativo: Os médios do JoJo são em parte recuados, mas felizmente não conferem recuo excessivo à sonoridade do fone. Vozes, por exemplo, se apresentam de forma clara e transparente, já caixa de bateria soa um pouco mais macio, sem agressividade nas batidas. São médios bem interessantes, trazem conforto sem perder detalhamento e arejamento. Vozes sussurrantes e flautas você escuta o detalhe do ar saindo das cordas vocais/boca do cantor/cantora e ganhando vida.
Vozes: Certamente as vozes masculinas/graves ganharam a batalha aqui. Não foi uma vitória tão expressiva assim, mas, como o fone tem graves mais destacados, isso acaba beneficiando esse tipo de voz. Bem verdade acho que poderia ter mais textura aqui, sinto que como os graves tem uma característica mais seca, então não acrescenta muita textura e nuance para as vozes mais guturais. Vozes femininas/agudas não conseguem extrair o seu máximo de potencial. Além das vozes masculinas/graves, o fone também vai tocar bem as vozes “médias”, isso é, nem muito baixas, nem muito altas.
- Agudos:
Quantitativo: Aqui nos agudos do JoJo, eu entendi como sendo ora moderados, ora moderados pro alto. Isso porque em algumas circunstâncias (gravações), os agudos se apresentaram de maneira mais destacada. Ao meu ver esse foi o ponto menos positivo do agudos. Ele veio muito bem dos graves, depois dos médios, e aqui nos agudos eles tem essa oscilação. Pode ser que alguém nunca escute isso que relatei, porque a biblioteca musical da pessoa não tem gravações que mostrem essa característica. Por exemplo, eu fui escutando algumas gravações de Samba com pandeiro meia-lua, carrilhão, chocalhos, e aí em algumas delas o som desses instrumentos mostrou um realce a mais, mas quando com musicas de voz e violão, esse detalhe não apareceu. Os agudos tem boa extensão, e não senti decaimento (roll-off).
Qualitativo: Os agudos do JoJo são vivos, definidos, possuem um bom detalhamento (ainda que acho que não chega num nível de micro detalhamento), e possuem bom arejamento. Como disse no parágrafo acima, penso que em algumas situações eles se apresentam de forma colorida, e isso deixou – para mim – a impressão do som estar mais artificial. O brilho em alguns momentos soa “normal” e em outros soa “fino”, deixando o som do instrumento mais cristalinos. Pelo menos para mim esse detalhe não chegou a incomodar, ou deixar a apresentação fatigante, só que faz com que os sons se distanciem de uma coerência com o real (pros meus ouvidos). Não são agudos estridentes, não são ríspidos, e também não apresentaram sibilância com as músicas que testei.
Palco sonoro (soundstage). O Palco desse fone eu achei médio. Aqui é tudo um meio termo, em altura, largura, e profundidade. Felizmente a apresentação não soa compactada ou como se estivesse próxima ao ouvido, a quantidade de espacialidade aqui faz o fone cumprir com seu trabalho de forma aceitável.
Separação instrumental. A separação dos instrumentos eu achei boa. Muito por causa desse agudo mais detalhado, e também porque o fone tem uma sonoridade mais limpa e controlada, sem sub-graves dominando a apresentação, então, é possível ter uma boa definição dos instrumentos e suas respectivas posições (lembrando que a separação pode variar também de acordo com a gravação e outros processos durante a produção musical).
Teste de Driver Flex. A conclusão é que durante todo o tempo que passei avaliando o fone, ele não apresentou o ruído de driver flex. Para aqueles que ainda não conhecem o que é “driver flex”, eu coloquei a explicação aqui nesse link.
Amplificação. Eu usei o DAP FiiO M11S para fazer essa avaliação. A saída utilizada foi a 3.5mm e o DAP em modo High Gain. O Blon x Z JoJo não necessita de equipamentos dedicados para tocar corretamente. Fone bem tranquilo de tocar em qualquer fonte. Com o DAP eu coloquei em 65% dos 120% disponíveis (um número até menor do que com os outros fones que venho testando). Eu testei direto na placa de áudio do meu notebook e tocou facilmente. Também testei direto do meu smartphone e também foi de boas.
Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai:
Combinaram:
Eletrônica
Hip Hop/Rap
Reggae
MPB
POP
Rock
Blues
Metal
Sertanejo
Bossa Nova
Forró
Axé
Nem tanto:
Clássica
Samba
Pagode
Jazz
Link da Playlist:
Gráficos por Paul Wasabi:
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