IFI GO LINK

REVIEW IN ENGLISH VERSION CLICK HERE: IFI GO LINK REVIEW

>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação”<<

INTRODUÇÃO:

A iFi Audio entrando de vez no mundo dos dongles mais acessíveis com o iFi GO link. A empresa sempre foi famosa com seus DACs e amplificadores de mesa, e agora está chegando forte na área da portabilidade. Primeiro a iFi lançou o iFi GO bar, dongle top de linha da marca com as saídas 3.5mm e 4.4mm (Bal) , e depois veio o iFi GO link, dongle mais simples com a saída 3.5mm (S-Bal).

Lembrando que agora a iFi possui uma loja oficial no AliExpress, então ficou muito mais fácil para nós adquirirmos os produtos da empresa.

Avaliações da iFi Audio: ZEN Air DAC

Preço: $59dólares (USD)
Cores: Preto


Link da iFi Audio:

https://ifi-audio.com/

https://ifi-audio.com/products/go-link/

https://ifi-audio.pt.aliexpress.com/store/1102304371

https://pt.aliexpress.com/item/1005005021153822.html


ESPECIFICAÇÕES:

– DAC Chip: ES9219MQ/Q
– Entradas: USB tipo C
– Saídas: 3.5mm S-BAL
– Resposta de frequência: 10-80kHz(-0.5dB)
– Potência de saída: ≥1.5V/70mW @ 32Ω; 2V/14mW @ 300Ω
– THD+N: ≤0.004% (1.27V @ 32Ω)
– DNR: ≥122dB(A) @ 0dBFS
– SNR: ≥125dBA (2.05V)
– Impedância de saída: <0.4Ω
– Suporta: PCM até 32-Bit/384kHz; Full Native DSD256; MQA
– SO suportado: Android, iOS, Windows, Apple Mac
– LED: Magenta, Verde, Amarelo, Ciano, Azul
– Consumo: sem sinal ~0.2W, sinal Max ~1W
– Tamanho do Cabo: 60mm
– Adaptador incluso: USB-C>USB-A
– Tamanho: 135 x 12.6 x 7.6 mm
– Material: Liga de magnésio
– Peso: 11g


DISPOSITIVOS UTILIZADOS:

– AUNE Jasper
– Shozy Form 1.1
– Questyle M15
– MotoZ3Play
– Dell Inspiron 14 (W10)



ASPECTOS FÍSICOS:

Vamos começar falando sobre as minhas impressões com o GO link em mãos. Primeiro, destacar que o produto possui apenas a saída 3.5mm, então esse é um dongle mais simples, que visa a maior portabilidade (quanto menor for, mais portátil fica). O produto é extremamente leve e compacto, ideal para solucionar a falta da saída de fones de ouvido desses celulares mais atuais. O GO link é o dongle de entrada da empresa, então eles adotaram um design que é comum de se ver nesse tipo de produto, uma parte fica a entrada USB tipo C e na outra a saída 3.5mm, as duas extremidade são ligadas por um cabo – no caso do GO link o cabo é fixo (não removível). O dongle é feito em metal (liga de magnésio), a superfície é muito lisa e não possui nenhuma quina afiada.

O dongle é muito bem construído e oferece boa durabilidade dos materiais, a estética também é interessante, mas aqui eu abro duas observações, a primeira é que – como vocês podem ver nas fotos – o dongle veio com um sticker “Hi-Res” colado bem na parte de cima… poderia ser pelo menos na parte de baixo do dongle. E a outra é que os strain relief (redutor de tensão) são bem diferentes do habitual, porque são rígidos, normalmente essa parte tem que ser mais flexível. Na verdade esses detalhes não mudaram em nada na usabilidade do produto, mas fica aí a observação para uma futura atualização do dongle.

O GO link possui um LED RGB na superfície superior do produto que faz a indicação de qual taxa de amostragem está sendo utilizada. O esquema das cores é assim: Verde (PCM 44.1/48/88.2/96kHz), Amarelo (PCM 176.4/192/352.8/384kHz), Ciano (DSD 64/128), Azul (DSD 256), Magenta (MQA renderer V1). Em caso do produto estar conectado mas não reproduzindo nenhum arquivo, o LED fica na cor verde. O produto é bem completo nessa questão da reprodução dos arquivos, penso que é sempre bom quando a empresa oferece a maior quantidade de recursos possíveis. Como já é sabido, eu só uso arquivos FLAC 16bit/44.1kHz (com VLC Player) e alguns serviços de streaming comuns, como Spotify, Deezer, YouTube, etc.

Conexão S-Balanced. A iFi possui uma tecnologia proprietária chamada de S-Balanced que faz a saída 3.5mm single ended ter os recursos de uma saída balanceada, o que implica em menos distorção e menos crosstalk (invasão de canal) no som. É uma saída normal, você pode conectar seus fones 3.5mm (P2) que vão funcionar (TRS ou TRRS). A explicação mais técnica sobre o sistema S-Balanced da iFi pode ser encontrada nesse link (apenas em inglês).

Consumo de bateria. Usando o fone AUNE Jasper, o consumo de bateria foi de 9% O smartphone que usei tem bateria de 3.000mAh. O teste foi realizado durante 1h de reprodução com a tela desligada e o WiFi desligado (modo avião). O volume foi estabelecido no nível 12 dos 15 disponíveis pelo Android. Lembrar que esse é um teste simples apenas pra tirar uma base, não são números de extrema precisão. Ao meu ver, o consumo da bateria foi Ok, dentro do normal.

Aquecimento. Durante o tempo que avaliei o consumo de bateria, também avaliei a temperatura na superfície do produto para saber se ela estava esquentando de forma excessiva. Então, após uma hora de uso, eu achei que o corpo do dongle estava levemente aquecido, porém nada de anormal, considero que não traz nenhuma diferença significativa ao ponto de alguém se incomodar.

Atualização de Firmware. Após o lançamento do produto, a iFi disponibilizou algumas atualizações de firmware para o GO link. No momento que escrevo essa avaliação, já possuem 3 arquivos disponíveis para download – versão 1.66, 1.69, e 1.80. O programa de atualização do firmware indicava que a versão atual da minha unidade era a 1.69, então eu atualizei para a versão 1.80. Aqui ocorreu tudo tranquilo, fazer essa atualização foi algo bem simples e conta com um tutorial disponível junto com os arquivos de atualização. Até a pessoa mais leiga em tecnologia é capaz de fazer essa atualização. Você pode encontrar os arquivos para fazer a atualização do firmware aqui nesse link: https://ifi-audio.com/support/download-hub/

O GO link foi reconhecido de imediato assim que conectei o dongle ao meu notebook (Plug&Play), ou seja, não precisei instalar nenhum driver para que ele seja reconhecido (Windows10). Talvez para você atualizar o firmware de algum produto da iFi, aí sim provavelmente você precise instalar os drivers da empresa. Eu instalei o driver quando avaliei o iFi ZEN Air DAC, e agora com o GO link atualizei o driver novamente.

Acessórios. De acessórios inclusos, o GO link vem com dois adaptadores, um USB-C para USB-A, e outro USB-C para Lightning (Apple). Penso que foi um ponto positivo a iFi colocar os dois tipos de adaptadores, assim consegue contemplar as conexões mais usuais. O único porém é que usuários de iPhone vão ter que usar esse adaptador Lightning, e na minha opinião, não fica algo muito interessante ali na porta do smartphone, fica uma parte bem extensa ali na porta Lightning. Além dos adaptadores, vem um adesivo com o logotipo da iFi Audio.

Desses dongles com apenas uma saída 3.5mm – dos que já testei – o iFi GO link tem um forte concorrente que é o Whizzer DA1. Infelizmente eu não tenho mais aqui o DA1 para fazer um comparativo lado a lado, a minha fala é somente por causa do preço e do tipo de dongle (cabo fixo), lembro que o DA1 custava menos de $59 dólares e tinha um controle de volume direto no aparelho, sendo assim a disputa fica bem acirrada. Mas claro aí não compete a mim estabelecer valores de cada produto, obviamente eu vivo no Brasil e essa observação é com base no que vivencio do mercado consumidor do meu país, aqui em sua grande maioria as pessoas que procuram por dongles de entrada vão querer pagar sempre o menor valor. E esse parágrafo fica apenas no quesito aspectos físicos mesmo, porque até onde me lembro, na questão do som, o iFi GO link consegue ser superior ao DA1 (na minha opinião).



ASPECTOS SONOROS:

É preciso lembrar que essa análise é subjetiva, baseada na minha experiência com o produto e também da sinergia com os outros equipamentos que usei aqui. Eu também já informo que a parte mais objetivista do hobby não é muito a minha praia, então, pode ser que algumas informações fiquem limitadas, não detenho muito conhecimento sobre o lado técnico desse tipo de produto.

O que falar sobre a qualidade de áudio do iFi GO link? Ora, o de sempre, esse é mais um equipamento de ótima qualidade sonora, possui o selo iFi Audio de qualidade. É interessante como um produto tão pequeno como esse consegue imprimir tanta transparência, definição, detalhamento, e nível de clareza de som, que se não igual, muito próximo ao de outros equipamentos maiores e mais caros. Durante o tempo que fiquei testando o iFi GO link, não percebi nenhum ruído, distorção, som estranho, chiado de fundo, ou coloração no áudio. Para mim, o GO link se apresentou de forma fiel ao som proposto pelas gravações. O nível dos equipamentos de áudio hoje em dia estão num patamar bem alto, é difícil encontrar alguma coisa de qualidade inferior, isso porque houve uma busca pela melhoria na reprodução do áudio ao longo desses anos.

A iFi fez uma modificação na implementação do DAC (chip) no GO link, dessa vez eles optaram por não utilizar o costumeiro DAC Burr-Brown, e colocaram o DAC da ESS, modelo ES9219MQ/Q. Na prática, não percebi alteração significativa para afirmar que um DAC é melhor do que o outro, ambos são bons, eu testei o Burr-Brown no iFi ZEN Air DAC, e assim, sabemos que o DAC chip é apenas uma parte de um todo dentro do circuito, os outros componentes internos certamente contam muito mais para a diferença do som do que simplesmente o DAC chip (na minha opinião). A parte da amplificação por exemplo eu acho que conta bastante para que haja mais diferença no som entre os equipamentos.

Amplificação. Aqui talvez seja o único ponto do produto que poderia tecer uma crítica, se bem que não seria uma “crítica” para desmerecer o produto, é apenas uma observação de que esse dongle não é um equipamento que dispõe de grande poder de amplificação, e também não possui nenhum recurso de ganho para ser ativado. Mas é aquela coisa, o produto foi destinado a um público alvo que não necessariamente é o público audiófilo, e sim para as pessoas que estão mais conectadas à música de uma forma casual, a própria iFi traz isso que falei de forma pública aqui nesse arquivo, então dificilmente vamos encontrar uma pessoa comum usando um planar magnético ou outro fone mais difícil de tocar.

Eu escolhi o Shozy Form 1.1 – que é um fone fácil de tocar – e o AUNE Jasper – que também é fácil de tocar mas ele escala bem com mais amplificação – para fazer esses testes de amplificação e volume. Com o Shozy foi tranquilo, o fone tocou bem, já que ele não demanda de muita amplificação para tocar corretamente, então o GO link é um dongle mais que ideal para esse tipo de IEM que é fácil de tocar. Já com o Jasper, o GO link conseguiu tocar, mas já com um pouquinho mais de dificuldade, tanto que precisei aumentar mais o volume para ele atingir um som satisfatório. Com relação aos níveis de volume em cada fone, o Shozy rodou em 60% no computador e 9 dos 15 níveis da escala de volume do Android. Já o AUNE Jasper rodou com 70-73% de volume no computador e 11 dos 15 níveis disponíveis pelo Android. Pude colocar o Jasper no volume máximo e o som não entrou em clipping (distorção), fiz isso apenas para testar, jamais ouviria música no volume máx. desse dongle. Lembrando que eu não tenho o costume de ouvir música num volume alto, estou mais para um nível de médio para baixo em termos de “altura”.

Como todos sabem, aqui é um site exclusivamente de IEMs, ou seja, não fiz testes com o GO link e headphones, peço desculpas caso alguém gostaria que eu tivesse testado com esse tipo de fone. Além dos IEMs utilizado na avaliação, eu também testei o GO link com outros fones que tenho aqui no momento e posso afirmar que o dongle pode contemplar a maior parte dos in-ears disponíveis no mercado. Acredito que com headphones que não sejam muito exigentes, o GO link também possa dar conta do recado (mas aí já uma suposição minha, não fiz testes para cravar tal afirmação).

Comparativo com o Questyle M15. Eu imagino que vocês dever estar pensado: “não é justo comparar um produto muito mais caro e com uma finalidade mais audiófila”, e sim, vocês estão certos. A questão aqui é porque eu não tenho mais nenhum dongle da classe do GO link para fazer uma comparação lado a lado, só tenho usado o M15 como meu equipamento diário, sendo assim, é o referencial que eu possuo aqui para poder fazer uma relação com outro equipamento.

Então, comparando o GO link e o Questyle M15 – ambos na saída 3.5mm – em termos de amplificação, o GO link toma uma surra boa… com o Jasper e o M15 em 45% o som já ficou muito bom para mim, e já o mesmo fone e o GO link em 45% o som fica muito baixo, sem intensidade, som tímido e discreto, sem força. Notem que rodei o M15 no “low gain”, isso é, com o ganho desligado. Para chegar a um som equivalente eu precisei colocar o GO link no volume 70%, aí realmente o som ganhou vida, a sonoridade do GO link ficou até mais quente do que a do M15. Agora, o M15 apresentou mais sensação de arejamento e detalhamento do que o GO link. É, realmente não é muito interessante comparar o GO link com o Questyle M15 porque o M15 está num nível acima, são categorias diferentes… talvez o certo seria comparar o M15 com o iFi GO bar (quiçá no futuro).

Finalizo minhas experiências aqui com o iFi GO link deixando uma mensagem para aquelas pessoas que estão procurando um dongle de entrada: Quando entrei no hobby não existiam dongles com a qualidade que tem esse iFi GO link, eu fui subindo de qualidade nos produtos de acordo com o avanço da tecnologia… Hoje já é possível encontrar produtos como o iFi GO link, então, na minha humilde opinião, penso que é melhor fazer um investimento maior e ir logo num dongle como esse do que ficar todo dia gastando dinheiro com os Avani, Abigail, e CX31993 da vida (no meu entender).



Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o Facebook e o Instagram do site para receber todas as novidades em primeira mão!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑