REVIEW IN ENGLISH: SIMGOT EW200 REVIEW
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INTRODUÇÃO:
Depois de ter avaliado o excelente Simgot EM6L – fone que é a minha recomendação atual na faixa dos $100 dólares – tenho a oportunidade de testar mais um fone da marca, o Simgot EW200.
O EW200 é um fone Single Dynamic Driver (DD), ou seja, possui apenas um falante dinâmico por lado. Atualmente o EW200 é considerado como um modelo de nível acima do EW100 (fone mais barato da empresa).
Preço: $39,99 dólares (USD)
Cor: Espelhado
Cabo: Sem Mic
Simgot Reviews: EM6L
SIMGOT LINKS:
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ESPECIFICAÇÕES:
(1) Driver Dinâmico de 10mm SPC Dual-Cavidade por lado
– Frequência: 10Hz – 50kHz
– Frequência efetiva: 20Hz – 20kHz
– Sensibilidade: 126dB/Vrms (@1kHz)
– Impedância: 16Ω±15%
– Cabo: Cobre banhado a prata OFC HP
– Plugue: 3.5mm (em L)
– Tamanho do cabo: 1.2m (removível)
– Conectores: 0.78mm 2 pinos
– Material da shell: Metal
– Peso do fone: 8.5g (um lado)(sem ponteira)
– Peso do cabo: 17.4g
– Peso total (caixa, fones, etc): 100g
– Tamanho da caixa: 9.8cm [C] x 11.5cm [L] x 3.8cm [P]
UNBOXING:
ASPECTOS FÍSICOS:
Construção: Temos aqui um fone todo feito em metal e com revestimento espelhado. É inegável que esteticamente esse tipo de fone fica muito bonito, mas isso também traz algumas implicações. A primeira delas é, o fone pega muita marca de impressão digital, não tem jeito, se encostar o dedo, a marca fica no fone. A segunda questão é que, fones espelhados também são mais fáceis de arranhar, e aí é preciso ter um cuidado redobrado, só que ainda assim, em algum momento ou outro, o fone pode arranhar sem querer (acontece). A terceira questão é que, o fone é feito de metal, e eu achei ele um pouco pesado. Na verdade, não é que ele seja algo impraticável, porque eu testei e de fato não me incomodou, só que existem fones mais leves, como por exemplo os de resina, os de plástico, ou até mesmo outros fones de metal, só que mais leves. O EW200 pesa 8.5g, então já é um número a ser considerado.
Eartips (ponteiras / borrachinhas): O kit foi bem simples, apenas 1 tipo de ponteira em silicone nos tamanhos P/M/G. As ponteiras são boas, dessas mais comuns que vem nos fones, essas do EW200 para mim são uma das melhores. Eu apenas achei que precisei de mais inserção para melhorar o isolamento, então optei por usar as ponteiras da SpinFit, modelo CP145. Essa inserção a mais foi justamente porque eu pensei estar com uma leve perda na sonoridade dos graves, o que estava fazendo os médio-agudos/agudos do fone ficarem mais para frente, então decidi por fazer a modificação. Sabemos que isso é algo bem subjetivo, nossos ouvidos são diferentes.
Cabo: O cabo do EW200 é excelente. No conjunto da obra, o cabo é muito completo, prático, funcional, e bonito também. É um cabo bem leve, excelente para usar em fones intra-auriculares (IEMs). Além de leve, também é bem fino, o que faz aumentar o conforto. Outros pontos positivos temos: não embaraça, não pega memória (ondulações), não tem microfonia. Realmente um cabo que não possui pontos negativos. O chin slider funciona, então a eficiência é boa. Os conectores são do tipo 2 pinos 0.78mm (com perfil reduzido, estilo conectores da Moondrop e Truthear). A indicação do lado correto a encaixar é feita pelas letras L&R (esquerdo e direito), e também pelas cores vermelho e azul (direito e esquerdo). Os earhooks são lisos, sem ondulação, o que é simplesmente o melhor formato para os ouvidos.
Encaixe e conforto: O encaixe do EW200 foi ótimo! Ele tem um design um pouco diferente dos demais fones do mercado, mas na prática, não houve nada de diferente, o fone encaixou muito bem. Ele é um fone que tem a faceplate reta, então, não aparecem partes protusas para fora dos ouvido, ele fica bem discreto. A estabilidade também é outro ponto positivo, e certamente os earhooks contribuem para que isso seja assim. A inserção eu achei média, tive um pequeno contratempo na interação das ponteiras stock com o bocal do fone, mas com a CP145 eu resolvi isso. O isolamento eu achei médio. Em termos de conforto, como eu disse no parágrafo da construção, a única coisa que penso do EW200 é que ele é um fone que tem um peso considerável, só que na prática, eu não senti desconforto. Agora assim, existem fones mais leves, por exemplo, o Shozy Form 1.1 que é o fone que eu acho o mais confortável que já usei até hoje, pesa apenas 3.5g… o EW200 pesa 8.5g. Então fica uma observação para a empresa tentar reduzir esse número. No mais, o EW200 é um fone confortável sim, fiz minhas audições com ele e não senti desconforto. Penso ser um bom fone para longas audições.
Acessórios: De acessórios inclusos no EW200, o fone vem apenas com uma sacolinha de tecido aveludado para guardar o fone. Quem já me acompanha aqui sabe que eu tenho preferência por estojos rígidos ou semirrígidos… pelo preço do fone não há muito o que criticar, mas certamente penso que seria melhor se o fone viesse com um estojo igual um desses dois tipos que mencionei acima (na minha opinião). Mas tá tudo certo, nessa faixa de preço, é difícil de ver um fone com um case rígido ou semirrígido.
ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do Simgot EW200 eu compreendi como uma variação da Harman Target (curva de compensação do som desenvolvida pelo grupo Harman International). Entendo como uma variação exatamente porque o fone tem uma região entre os médio-agudos e agudos que julgo ser mais pra frente do que outros fones que trazem a Harman Target em sua intenção original.
Para essa faixa de preço, eu achei o EW200 um fone com boas tecnicalidades. Com relação à tonalidade, eu gosto dessa pegada mais Harman também, mas como citei no parágrafo anterior, a única parte que eu penso que poderia ser um pouco mais refinada, seria ali entre os médio-agudos e agudos. O fone tem uma resolução e energia muito boa, é quase um fone V-Shape em termos de tuning (os V-Shapes atuais, não os de antigamente que tinham médios extremamente recuados).
Lembrar que o EW200 – junto com o EW100 – fazem parte da linha de entrada da empresa, se a gente for pensar em tunings mais elaborados, eu recomendo subir para o EM6L, que é a minha indicação atual de fone na faixa dos $100 dólares. Certamente teria ficado no Top2 dos melhores fones que ouvi em 2023, mas infelizmente eu só consegui ouvir o fone em 2024. Vamos voltar ao EW200…
Graves:
Quantitativo: Os graves do EW200 eu entendi como moderados. Como eu utilizei as CP145, elas dão um preenchimento legal para os graves, ajudam a fazer o fone entrar num equilíbrio. Agora, as stock no tamanho G também chegam nesse nível aqui, só que o bico das CP145 são mais pontiagudas, isso me ajudou a ter mais profundidade. Eu diria que o EW200 não é um fone para bassheads. Penso que ele é um fone que vai ser mais indicado para as pessoas que curtem graves mais corretos. Dito isso, os graves do EW200 não são a estrela do show. Em termos de sub-graves e médio-graves, penso que há um bom equilíbrio aqui, não existem diferenças tão grandes para dizer que uma região está mais presente que a outra. Gosto desse tipo de equilíbrio. Não senti decaimento (roll-off), a extensão dos graves é boa.
Qualitativo: Os graves do EW200 são limpos, controlados, equilibrados, se adaptam à apresentação. A textura e a fisicalidade estão em nível moderado. O impacto tem peso, embora penso que de uma forma mais controlada. A definição é boa/ok. Não são graves estrondosos, não são lamacentos, não são inchados e também não invadem os médios. São graves que prezam mais pela qualidade do que pela quantidade. Penso que mesmo os graves não sendo a estrela do fone, ainda assim a apresentação fica com uma leve dose de diversão. Musicalmente falando, para gêneros mais acústicos ou gêneros que não tenham muita atividade nos médio-agudos/agudos, o EW200 fica muito bom, pois traz um equilíbrio entre as frequências (com base no meu gosto).
Médios:
Quantitativo e qualitativo: Os médios do EW200 eu considero como médios “para frente”, ou seja, não são recuados. O ponto positivo é que o fone consegue entregar bastante resolução nessa região devido a esse avanço, a apresentação fica com bastante clareza e definição. Outro ponto positivo disso é que mesmo tendo esse pinna gain com mais ênfase, a região não soa agressiva (aos meus ouvidos). Pro meu gosto, eu prefiro que a região seja um pouco mais baixa, mas eu consigo ouvir tudo de forma tranquila, se fosse algo que me incomodasse eu diria que era agressivo. A característica dos médios do EW200 deixam o fone com uma pegada mais “fria”, mais “analítica”, ou seja, para quem curte médios mais sedosos, quentes, o EW200 eu achei que vai na direção oposta. Caixas de bateria ficam com uma boa resolução. Sax soprano, trompete, ficam com uma boa aproximação do ouvinte. Guitarras ficam para frente, embora não cheguem no nível de um NF NA3 em termos de projeção.
Vozes: Achei que houve um bom equilíbrio para com os dois tipos de vozes… talvez um tiquinho só a mais para o lado das vozes femininas/agudas, mas eu ouvi aqui algumas músicas com vocal masculino/grave e achei que o EW200 não fez feio. Ótima transparência com todos os tipos de vozes.
Agudos:
Quantitativo: Os agudos do EW200 para mim estão no nível entre o moderado e o moderado para o alto, depende um pouco da gravação. Se for uma gravação que tem um destaque a mais para algum instrumento agudo, aí o fone vai entregar mais presença. Se você é uma pessoa que tem muita sensibilidade aos agudos, então fica a observação aqui, o EW200 pode não ser a melhor pedida. Não acho que seja uma região fatigante, mas para o meu gosto, se eu tivesse tunado esse fone, teria diminuído só um pouco pra ficar perfeito (isso é subjetivo, conheço amigos que gostaram muito do EW200 como ele é, e tá tudo certo). Não senti decaimento (roll-off), a extensão dos agudos é muito boa.
Qualitativos: Os agudos do EW200 são vivos, tem energia, possuem um ótimo detalhamento, e uma ótima definição. O arejamento também é muito bom, tem sensação de abertura no som. São agudos num nível de qualidade que a gente encontra em fones de valor muito mais caros do que do EW200. O brilho é uma característica bem presente quando ele é solicitado, como por exemplo, um som de carrilhão, você escuta o brilho de uma forma bem definida, e que se destaca na apresentação, tem um “glamour” no som. Isso faz alguns instrumentos soarem com micro detalhes, mas também trazem uma leve coloração à sonoridade. No meu entender, não são agudos estridentes, não são afiados, não são ríspidos, e não apresentam sibilância. Pratos de bateria soam com vida e definição. Bandolim vem com uma resolução muito boa. Solos de guitarra se apresentam com boa energia. Dedilhados em violão possuem muito detalhamento.
Palco sonoro (soundstage): O palco sonoro do EW200 eu achei bom/médio. Ele consegue ter um bom desempenho nas 3 dimensões: Altura, largura e profundidade. Agora assim, é um palco sonoro médio, aquele que nem é amplo demais nem fechado, ou como se estivesse colado ao ouvido. Lembrando que fones com médios mais pra frente geralmente ficam com a espacialidade um pouco reduzida, pois é como se a apresentação estivesse mais próxima de você.
Separação instrumental: A separação instrumental do EW200 eu achei boa. Ponto bastante positivo aqui do fone. Como vocês devem saber, eu sempre penso que fones híbridos são os melhores nesse quesito, mas o bom do EW200 – mesmo sendo single DD – é que ele possui uma boa resolução, e é um fone bem limpo, então isso ajuda muito a perceber os detalhes, que por sua vez, melhora na percepção do posicionamento dos instrumentos (PS: a separação pode variar também de acordo com a gravação e outros processos durante a produção musical).
Driver Flex teste: O EW200 é um Single DD, então vamos testar se tem driver flex. Posso afirmar que o EW200 passou no teste. Nenhum sinal do ruído de driver flex durante o momento de inserção do fone nos meus ouvidos. Para quem ainda não conhece o que significa “driver flex”, eu coloquei a explicação aqui nesse link: Glossário.
Amplificação: Eu usei o DAP FiiO M11S para fazer essa review. A saída utilizada foi a 3.5mm SE, e o DAP em modo High Gain. Volume em 70% dos 120 disponíveis. O EW200 é um fone super fácil de tocar, não necessita de amplificadores mais potentes, ele consegue ir bem com fontes mais simples. Eu testei no meu Notebook e ele tocou bem, e isso com apenas 30% de volume. Então posso afirmar que ele vai tocar facilmente em qualquer dispositivo.
Eu deixei um parágrafo a mais aqui pro final. O EW200 me lembrou bastante o Tin HiFi C2 Mech Warrior, e o interessante é que em ambos eu precisei mudar a ponteira, tanto para melhorar o conforto quanto para também fazer uma leve alteração no som. O Tin HiFi C2 eu recomendo com a SpinFit CP100, e o Simgot EW200 eu recomendo com a SpinFit CP145 (embora o diâmetro da ponteira fique um pouco grande para o EW200).
Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai:
Combinaram:
Reggae
Samba
Pagode
Jazz
POP
Rock
Blues
Sertanejo
Bossa Nova
Forró
MPB
Axé
Nem tanto:
Hip Hop/Rap
Eletrônica
Clássica
Metal
PLAYLIST:
GRÁFICOS POR AFTERSOUND:
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