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INTRODUÇÃO:
Primeiro fone da Simgot Audio que tenho a oportunidade de avaliar, e já começando com o muito elogiado Simgot EM6L Phoenix, fone híbrido com 1 DD + 4 BAs por lado. Tenho grandes expectativas sobre esse produto, pois ele foi um dos destaques na comunidade do áudio sendo um dos melhores fones de 2023.
Fone enviado pela LINSOUL, uma das principais distribuidoras dos produtos da Simgot, além de outras diversas marcas e produtos de áudio. Mais informações nos links abaixo.
PS: Para quem não sabe, a LINSOUL é a mesma DD-Audio Store no AliExpress.
Preço: $109,99 dólares (USD)
Cor: Preto
Cabo: Sem Mic
Link da LINSOUL:
https://s.click.aliexpress.com/e/_DCk2nxX
https://s.click.aliexpress.com/e/_DDIyG85
ESPECIFICAÇÕES:
Híbrido: 5 drivers
(1) Driver Dinâmico (DD) de 8mm por lado
(4) Armaduras Balanceadas (BA) por lado
– Frequência: 8Hz – 40KkHz
– Frequência efetiva: 20Hz – 20kHz
– Sensibilidade: 119dB/Vrms(@ 1kHz)
– Impedância: 26Ω ± 15%(@ 1kHz)
– Plugue: 3.5mm (reto)
– Conectores: 0,78mm 2 pinos QDC
– Cabo: Banhado a prata OFC HP
– Tamanho do cabo: 1.2m (removível)
– Material da Shelll: resina 3D
– Peso do fone: 5.1g (um lado)
– Peso do cabo: 18.1g
– Peso total (caixa, fones, etc): 233.3g
– Tamanho da caixa: 14.5cm [C] x 12cm [L] x 6.3cm [P]
UNBOXING:
ASPECTOS FÍSICOS:
Ponteiras (borrachinhas ou eartips). Começar falando talvez do ponto mais fraco do produto, isso porque para um fone de $109,99 dólares, o kit de ponteiras eu achei que ficou limitado. Vieram apenas 3 pares de ponteiras em silicone, nos tamanhos P/M/G. Vejamos, nessa faixa de preço, é indispensável vir mais tipos de ponteiras, e se pá, até algum modelo mais sofisticado (ou proprietário). Enfim, o kit de ponteiras é esse.
Fiz a modificação para as SpinFit W1 somente porque achei a espessura do tudo das ponteiras do EM6L um pouco grossas para o meu gosto, mas de forma alguma as que vieram com o fone são ruins, eu testei elas e deu bom (o som). Por uma questão de mais conforto, dei prioridade às SpinFit W1 no tamanho M, e foram elas as ponteiras que avaliei o EM6L.
Construção. O EM6L tem o corpo feito em resina 3D e a faceplate em metal. Possui uma vent (furo) na faceplate (em cada lado). O bocal é em metal. Esteticamente, o fone é lindo, eu sou suspeito a falar porque já gosto de fones com tons escuros, de preferência os pretos. O fone é bem leve, esse é um ponto bem positivo, além dele ser pequeno e bem anatômico, o que me faz pensar que ele vai ser bom para 99,9% dos ouvidos.
Um detalhe na construção que não achei tão legal é que ele pega bastante marca de impressão digital, embora isso não fique tão nítido como são com os fones espelhados, por o EM6L ser escuro, acaba disfarçando um pouco. Lembrei de outra coisa, o bocal não possui o lip (lábio) na ponta, o que pode fazer com que algumas ponteiras acabe saindo mais facilmente do bocal (como aconteceu aqui comigo e as W1). PS: mas isso não aconteceu com as ponteiras stock, nem as SpinFit CP100, por exemplo, é que as W1 tem um bocal mais largo.
Cabo. Ótimo cabo. Eu vou dizer a vocês que num primeiro momento eu estranhei, achei que não tinha combinado muito com o fone, mas quando comecei a usar, aí realmente eu bati palmas, muito bom mesmo. A começar que é um cabo leve e fino, o que na maioria das vezes é o que os nossos ouvidos precisam. Cabos muito grossos acabam gerando muito volume (tamanho) e peso, o que logo faz a gente cansar. De pontos positivos, não apresenta microfonia, é fácil de enrolar, não pega memória. De pontos não tão positivos, só deixaria a observação de que o material que reveste o cabo tem uma característica de ser um pouco “pegajoso” (mas nada que incomode), e o chin slider, que funciona mas eu diria que é melhor para situações informais, porque para uso profissional eu penso que há melhores.
Os conectores do EM6L são em QDC. É um tipo de conector muito seguro, talvez o mais seguro dentre MMCX e 2 pin. Os earhooks (ganchos de orelha) são lisos, sem ondulações… quem me acompanha sabe que esse para mim é sempre o melhor tipo de earhook, porque é muito confortável, você esquece que tem algo nas orelhas.
O encaixe, como falei na construção, ficou excelente, o fone fica 100% estável nos meu ouvidos. O fone tem uma ergonomia muito boa para os ouvidos, e também ele é bem discreto, não ficam partes protusas saindo do ouvido. A inserção eu achei média, e o isolamento eu achei bom. O conforto também segue a mesma premissa do encaixe, excelente também. Fone muito bom para passar bastante tempo ouvindo música, eu fico de 2-3h sem tirar o fone do ouvido, e durante esse tempo eu não senti nenhum desconforto.
De acessórios inclusos, o fone vem com um estojo semirrígido com fechamento em zíper. Tem um tamanho bom para guardar o fone, eu gostei do estojo, eu só acrescentaria uma logomarca da empresa, porque o estojo ficou com um ar de “produto barato”, genérico.
ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do Simgot EM6L eu compreendo como mais um fone que segue uma variação da Harman Target (curva de compensação baseada nas pesquisas do grupo Harman International). Na prática: o fone tem graves destacados, médio-agudos pra frente, e agudos mais controlados. A própria Simgot deixa claro que a curva segue os princípios da “H target 2019”, que a gente sabe que é a curva IE da Harman. O EM6L tem um som bem equilibrado, sem faltar o boost nos graves, o que me deixa bem contente, pois o som fica mais divertido.
O fone é um ótimo “all rounder”, isso é, fone que combina com bastante gêneros musicais. O EM6L me lembrou o recém avaliado, Truthear Nova, que também era outro fone que segue a curva da Harman. Lá no Nova eu senti que duas regiões – graves e médio-agudos – ficavam bem destacadas, já aqui no EM6L a sonoridade me parece ser mais “equilibrada”, ainda que o EM6L também tenha boa presença nos graves e nos médio-agudos. Infelizmente eu só consegui ouvir o EM6L em 2024, mas certamente ele entraria na lista dos melhores fones que ouvi em 2023, quiçá pegar até o Top2 no lugar do Nova ein…
- Graves:
Quantitativo: Os graves do EM6L tem boa presença e estão no nível do moderado para cima. Ele não é um fone basshead, mas eu penso que tem uma quantidade bem interessante de graves, eu gosto de fones com graves e me dei por satisfeito com o que ouvi aqui. É a quantidade que para mim faz tocar bem gêneros como EDM, Hip-Hop, Pop, Reggae, Rock, Metal, etc. Sub-graves e médio-graves estão presentes, ainda que os sub-graves apareçam com um pouco mais de destaque na apresentação. O Plus aqui dos sub-graves é realmente a parte qualitativa, porque mesmo o EM6L tendo graves mais destacados, ele não perde a qualidade do som. Não senti decaimento (roll-off), e a extensão é muito boa.
Qualitativo: Essa parte aqui realmente merece elogios, os graves do EM6L tem uma definição muito boa, você escuta os instrumentos com bastante precisão, são graves que tem massa, peso, autoridade, mas não perdem o “formato”, isso é, são graves em que o som se apresenta bem delineado e com bom detalhamento. São graves rápidos, limpos, não invadem os médios, e também não são abafados, nem inchados. O impacto é forte mas bem definido, a “pancada” soa contida. Não achei ele ser um campeão em textura – apesar de ter – mas para mim, um Kiwi Ears Quintet tem mais dessa característica. Agora, fisicalidade ele tem, a batida num bumbo de bateria você sente o kick.
- Médios:
Quantitativo e Qualitativo: Outra excelente região no EM6L. Os médios do fone são bem presentes, especificamente falando dos médio-agudos, eles são pra frente, tem uma boa energia, e o mais legal é que eles não soam agressivos ou ríspidos, tudo fica com muita clareza, transparência e detalhamento. Algo interessante aqui nos médios do EM6L é que, mesmo o fone tendo médios destacados, o som tem uma certa quantidade de espacialidade, principalmente para as vozes, mas assim, claro isso também depende em parte da gravação. Pianos, violinos, saxofones, guitarras, e etc, ficam com um timbre vivo e coerente com o real.
Vozes: As vozes no EM6L são excelentes, tanto para os timbrem masculinos/graves como para os timbres femininos/agudos. Ou seja, o fone consegue oferecer um ótimo desempenho para ambos os tipos de vozes. O EM6L soa bastante correto com as vozes, por exemplo, as mais agudas o fone consegue conferir energia sem soar gritão, e as mais baixas, o fone consegue apresentar um calor legal deixando-as bem envolvente.
- Agudos:
Quantitativo: Penso que o nível dos agudos do EM6L são moderados. Para mim os agudo desse fone são, também, corretos. O tuning foi muito bem feito, não sinto falta nem excesso. Aqui diferente do Truthear Nova, o EM6L tem um pouco mais de agudos, o que de fato faz uma “correção” (subjetivo), então para mim essa região aqui acaba sendo melhor do que no Nova (na minha opinião). Já vou acalmando a quem sente sensibilidade com os agudos, o EM6L é safe, isso é, não traz fatiga auditiva por causa dos agudos. Não senti decaimento (roll-off), a extensão é boa.
Qualitativo: Os agudos desse fone são equilibrados, corretos, versáteis, não possuem coloração, nem picos. Agudos bem lineares, acompanham a apresentação com ótimo detalhamento e ótima definição, e tudo isso sem extrapolar o nível do moderado, então temos agudos com muito boa resolução e de forma confortável a se ouvir. O brilho é bem coerente com a realidade. Não são estridente, não são ríspidos, nem apresentam sibilância. Dedilhados em violões com cordas de aço ficam muito detalhados e precisos, Chimbais tocam com nitidez sem soarem agressivos.
Palco sonoro (soundstage). O Palco desse fone eu achei ótimo. A sensação que tenho é como se o(a) cantor(a) estivesse na frente do palco, e os músicos estivessem atrás. Muito disso se deve ao fator que o fone tem a citada presença nos médio-agudos, o que faz a voz ficar mais próxima do ouvinte. O fone tem bom desempenho das 3 dimensões: altura, largura e profundidade.
Separação instrumental. A separação dos instrumentos eu achei ótima. O fone tem um bom detalhamento, e com a boa espacialidade, tudo fica mais fácil de identificar nas gravações. Dá pra ouvir com bastante nitidez os instrumentos em seus devidos lugares. A imagem estéreo do EM6L também é muito precisa. Nenhum gênero musical que coloquei ficou embolado (lembrando que a separação pode variar também de acordo com a gravação e outros processos durante a produção musical).
Teste de Driver Flex. A conclusão é que durante todo o tempo que passei avaliando o fone, ele não apresentou o ruído de driver flex. Para aqueles que ainda não conhecem o que é “driver flex”, eu coloquei a explicação aqui nesse link.
Amplificação. Eu usei o DAP FiiO M11S para fazer essa avaliação. A saída utilizada foi a 3.5mm e o DAP em modo High Gain. O EM6L não precisa de amplificação dedicada para tocar corretamente, toca bem em qualquer fonte. Como sempre, penso que é bom vocês terem pelo menos um dongle para rodar os fones de vocês, já é algo melhor do que a saída de áudio do celular. Por falar em dongle, eu também testei o EM6L com o Aune Yuki, eu apenas precisei de 30% de volume para o som ficar bom para mim. Com o M11S eu deixei no volume 80, dos 120 disponíveis. Eu testei o fone no meu notebook (sem dongle) e ele tocou corretamente.
Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai:
Combinaram:
Eletrônica
Hip Hop/Rap
Reggae
Samba
Pagode
POP
Rock
Blues
Metal
Sertanejo
Bossa Nova
Forró
MPB
Axé
Nem tanto:
Clássica
Jazz
Link da Playlist:
Gráficos por aftersound:
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