SOUNDCORE ANKER P20I

REVIEW IN ENGLISH VERSION CLICK HERE: SOUNDCORE ANKER P20I REVIEW

INTRODUÇÃO:

Com a proposta de trazer mais fones verdadeiramente sem fio para 2024 – os ditos fones TrueWireless ou TWS – trago hoje um fone da Soundcore by AKNER, modelo P20i.

Preço: $29 Dólares (USD)
Cores: Preto, Branco, e Azul
Modelo da avaliação: Preto


Link da ANKER:

https://s.click.aliexpress.com/e/_DCLwL5B

https://amzn.to/3H1Nr1Y


ESPECIFICAÇÕES:


UNBOXING:

Unboxing do ANKER P20i – Vídeo produzido para o Reels do Instagram @iemsandmusic

Ponteiras ou Borrachinhas (eartips). Vieram 3 pares de ponteiras em silicone, 2 pares são do mesmo tipo, e um terceiro par que é diferente dos outros dois. Estranho, mas foi assim que veio o kit. Tamanhos P/M/G, eu usei as de tamanho G para fazer a avaliação do fone (justamente as que são “diferentes”). Eu gostei de todas as ponteiras, são de boa qualidade, não vi necessidade de trocar por ponteiras de empresas terceiras… a menos em caso de perda, aí eu recomendaria as SpinFit CP1025, eu testei aqui e ficaram muito boas (cabem tranquilamente dentro do estojo do fone).

Construção. Gostei bastante do design, principalmente por terem colocado a parte interna em black piano e a parte externa em preto fosco, assim o lugar do Touch não fica cheio de marcas de impressão digital. As hastes tem um tamanho legal, e são lisas, o que facilita o controle gestual. O bocal do fone é em formato redondo, o que na minha opinião é o ideal, muito melhor do que bocal oval (ver o que comentei sobre na review do (Moondrop Space Travel). A qualidade do plástico utilizado é boa, para um TWS na faixa dos 100-150 reais, não tenho do que reclamar, inclusive achei a qualidade do P20i melhor do que o Space Travel.

O case (ou estojo de carregamento). O case é comum, mas eu considero prático e eficiente. Pontos positivos, é fácil de tirar e colocar os fones da base, tem bastante espaço internamente, é leve, compacto (um pouquinho maior do que o case do Samsung Galaxy Buds2), possui um LED RGB na parte frontal que indica o status de bateria, a entrada USB-C fica na parte de trás (o que permite o carregamento na posição original do estojo), tem uma boa quantidade de carga disponível (30h segundo a fabricante). De pontos não tão positivos, o pareamento só acontece quando você tira os fones do case, ao invés de ser ao abrimos a tampa do case. A tampa do case também parece ser um pouco frágil (parte mais frágil do produto), e faz um “clack” (ruído) forte quando fechamos a tampa.

Conectividade do sinal Bluetooth. O alcance do sinal foi bom, pude ir a uma distância de aprox. 10 metros. Fiz um teste dentro da minha residência e achei que o desempenho foi melhor em linha reta, no sentido de ter menos obstáculos entre o fone e o dispositivo, isso porque quando foi aumentando o número de paredes, o sinal começou a picotar. Para uso próximo ao dispositivo, a estabilidade do sinal é ótima.

Sobre o Touch do fone, achei que os controles por toques são bem responsivos, não tive problemas quando executei os comandos.

Teste de latência (delay). O P20i possui no App a opção de você escolher o modo Game, que na prática seria um modo de baixa latência. Nos meus testes aqui, sem o modo Game ativado, eu achei que a sincronia ficou tipo 99,99% boa (esse detalhe para música é indiferente). Já com o modo Game ativado, eu achei que ficou 100% de sincronia entre a imagem e o som.

Aplicativo Soundcore. O P20i conta com um aplicativo para smartphone (Android e iOS). Como de costume, vou colocar os prints e tudo já fica autoexplicativo:

É possível fazer algumas customizações pelo App para alterar os controles gestuais do fone. Ainda que não sejam grandes customizações, mas penso que foi possível por exemplo, configurar para aumentar ou diminuir o volume diretamente pelos fones, coisa que no Moondrop Space Travel eu não encontrei.

Microfones. Fiz um teste com um App de gravação de voz e achei que a qualidade do áudio foi boa/ok. No meu entender, foi possível entender tudo o que falei na gravação, embora penso que a sonoridade saiu um tanto “quente” e um pouco abafada. Nesse sentido, a qualidade com o Space Travel foi até melhor. Quando fiz o teste com um ventilador próximo ao meu rosto, aí a qualidade do áudio ficou péssima, impossível de entender qualquer palavra, muito ruído captado na gravação.

Encaixe. O encaixe eu achei bom, ficou estável nos meu ouvidos. Eu diria que esse encaixe é ok se você for usar os fones em sua casa ou escritório, não recomendo para uso em atividades físicas, isso é algo bem subjetivo, mas para mim, acho que esse formato fica vulnerável à sair do ouvido com mais facilidade. Eu achei a inserção média/rasa, e o isolamento bom/ok.

O conforto eu achei bom, o fone é leve e bem anatômico, o corpo já é um pouco menor do que o Moondrop Space Travel, o que pra mim fica mais confortável para uso em longas sessões. Eu geralmente não passo de 2-3h de uso direto, então, dentro desse tempo, não senti nenhum ponto de pressão.

Manual do usuário aqui nesse link. [em português também]






ASPECTOS SONOROS:

  • Graves:

Qualitativo: Os graves do P20i são quentes, tem um bom impacto, boa textura, tem uma definição boa/ok, tem massa, tem corpo, tem um pouco de fisicalidade. Penso que ele se destaca melhor com graves que vem de instrumentos elétricos do que instrumentos acústicos. Se você procura um grave mais limpo e delineado, aí o P20i não seria a melhor escolha, a diversão aqui é o que conta. Para mim, o P20i vai atender melhor os gêneros como EDM, POP, Rock, Metal, Hip-Hop. Por exemplo, Riffs de guitarras ficam mais quentes, e batidas de percussão ficam mais “amaciados”. Não são graves estrondosos, nem graves inchados, só penso que em algumas gravações os graves se apresentam um pouco abafados, e também tendem a disputar com os médios (mas não invadem). Na minha opinião, os graves do P20i se destacam mais do que os do Moondrop Space Travel.

  • Médios:
  • Agudos:

Palco sonoro (soundstage). A sensação de palco do P20i eu achei média. Ele é médio nas 3 dimensões: altura, largura e profundidade. Como ele não tem médios tão pra frente, isso acaba melhorando a sensação de espaço, a apresentação não fica com sensação de compactação. Na minha opinião, o Samsung Galaxy Buds2 consegue tem uma sensação um pouco melhor do que o P20i nesse quesito, e o P20i um pouco melhor que o Space Travel.

Separação instrumental. A sensação de separação instrumental eu achei de média para baixo. Aqui nessa parte, os fones cabeados – em grande maioria – ganham dos TWSs. Eu até achei que o desempenho do P20i é um pouco melhor do que o Moondrop Space Travel, mas por fim, o Samsung Galaxy Buds2 eu achei ser o melhor dos 3 (ainda que em nenhum dos 3 a separação seja algo ótimo). Dá para ouvir todos os instrumentos, porém aquele recorte de posição exata de cada um, aí eu acho que não (lembrando que a separação pode variar também de acordo com a gravação e outros processos durante a produção musical).


Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai:

Combinaram:

Eletrônica
Hip Hop/Rap
Reggae
POP
Rock
Blues
Metal
Samba
Pagode
Sertanejo

Forró

Nem tanto:

Bossa Nova
Clássica
Jazz
MPB
Axé


Link da Playlist:


Gráficos por RTINGS:




Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o Instagram e o Facebook para receber todas as novidades.

Também temos um grupo no Telegram, venha fazer parte!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑