IKKO ITB03

REVIEW IN ENGLISH VERSION CLICK HERE: IKKO ITB03

>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação”<<

INTRODUÇÃO:

A avaliação de hoje vai ser de um receptor bluetooth com duas saídas para fones de ouvido, o IKKO Heimdallr ITB03. O ITB03 é um DAC/AMP bluetooth semelhante aos FiiO BTR5, Qudelix 5k, Radsone ES100, e etc. A diferença aqui é que o ITB03 já faz parte dessa nova leva de equipamentos com a saída 4.4mm balanceada Pentaconn (tá ficando raro um produto com saída 2.5mm). O produto foi lançado no segundo semestre de 2022.

Avaliações da IKKO: OH1S, ITM01, ITM02

Preço oficial: $149 dólares (USD)
Preço atual: $92 – $99 dólares (USD)
Cores: Preto


Link da IKKO:

https://www.ikkoaudio.com/

https://www.ikkoaudio.com/en-eu/products/ikko%C2%AE-itb03

https://www.aliexpress.com/store/911896005

https://pt.aliexpress.com/item/1005005274243240.html (link1)

https://pt.aliexpress.com/item/1005005042609171.html (link2)


ESPECIFICAÇÕES:

– Bluetooth Chip: QCC5125
– Bluetooth versão: 5.0
– Codecs: SBC/AAC/aptX LL/aptX HD/LDAC
– Alcance do Bluetooth: 10M (linha reta)
– Suporta conexão NFC
– Tela (display): OLED Screen 64×128 pixels
– Controlador: XMOS XU208 (Octa-Core Chip)
– Op Amp: Ricore RT6863 (1x)
– DAC Chip: AKM AK4377 (2x)
– Entrada: USB tipo C
– Saídas: 3.5mm (SE e fibra óptica) + 4.4mm (Balanceada)
– Potencia na 3.5mm: 32mW@32Ω, 53mW@16Ω
– Potencia na 4.4mm: 125mW@32Ω, 180mW@16Ω
– THD: -110dB
– SNR: 118dB
– 4 Filtros aplicáveis
– 4 modos de EQ: HiFi, Jogos, Filme, Música
– Microfone embutido
– Bateria: 650mAh
– Tempo de bateria: 8h
– Tempo de carga: 1.5h
– Suporta: PCM até 32-Bit/384kHz; DSD128
– SO compatíveis: Android, iOS, MacOS, Win10, Switch, PS5, Xbox
– Material: Vidro e metal
– Cabos inclusos: USB-C>USB-C. USB-C>USB-A, USB-C>Lightning
– Tamanho: 7cm[C] x 4cm[L] x 1.5cm[P]


DISPOSITIVOS UTILIZADOS:

– Tin HiFi P1
– Shozy Form 1.1
– MotoZ3 Play
– Dell Inspiron 14 (W10)



ASPECTOS FÍSICOS:

Esse tipo de equipamento tem bastante função e é meio impossível detalhar tudo, vou tentar pincelar o máximo que eu conseguir e ao mesmo tempo tentar não fazer com que a avaliação fique muito extensa…

Vamos ao começo que é a construção do produto. Realmente um produto muito bonito na parte estética, ele tem revestimento em vidro na parte da frente e de trás, já nas laterais e nas extremidades, revestimento em metal. Fiquei bem impressionado com a qualidade do produto, agora em mãos entendo porque o valor cobrado no lançamento era mais elevado, o ITB03 é um produto de qualidade premium, a IKKO não poupou esforços nesse projeto.

O produto não possui quinas afiadas, a pegada na mão é bem ergonômica, os botões não tem folga quando você balança o produto. O ITB03 em comparação aos dongles que testei é sim mais pesado, e em comparação ao Radsone ES100 (que me recordo) também é mais pesado, entretanto, no meu entender, para um equipamento com a quantidade de funções que esse possui, ele ainda fica dentro do aceitável, nem leve demais, nem pesado demais.

Cabos. O kit de cabos inclusos foi bem acertado, aqui você está coberto com as três principais conexões: USB-C, USB-A, e Lightning (Apple). Sempre quando é assim – na minha opinião – gera um ponto bem positivo para o produto, é ótimo quando você compra um produto e não precisa fazer mais uma aquisição de cabo/adaptador por fora. O cabo USB-A que acompanha o produto ainda tem a vantagem de ser mais comprido (120cm), podendo assim fazer com que a pessoa conecte o cabo de um lado do computador e passe o mesmo para o outro lado. Para meu gosto, os cabos poderiam ser em estilo paracord, mas sinceramente isso não mudou em nada minha experiência com eles.

Display (tela): A tela principal mostra o título da música que está sendo reproduzida, além de outras informações como a taxa de amostragem do arquivo, o codec que está sendo utilizado, o nível de bateria, o volume estabelecido, qual modo sonoro está selecionado, e o sinal do bluetooth avisando que está conectado. É possível desligar e ligar a tela (sem desligar o aparelho). É pelo display que você consegue diminuir o brilho em 6 níveis (o ajuste é sutil, eu por exemplo deixo no máx), mudar o modo sonoro (4 tipos: HiFi, Jogos, Filme, Música), alterar o ganho (Low ou High), e etc.

Sinal bluetooth. A empresa informa que o alcance do sinal vai até próximo dos 10 metros em linha reta. Nos meus testes aqui eu achei que realmente em linha reta e sem impedimentos (paredes), o sinal ficou estável. Para uma distância de menos de 10 metros e com apenas uma parede entre o dispositivo e o ITB03, o resultado foi Ok, sem cortes no sinal. Usando o ITB03 pelos cômodos da casa, eu achei que com duas ou mais paredes o sinal deu uma cortada. Fiz o teste de colocar o celular dentro de uma mochila e me afastar com o ITB03, e o resultado foi satisfatório, sem cortes. Fiz também o teste para ver se o aparelho apresentava delay (latência), e não encontrei nenhum atraso entre som e a imagem (vídeos do YouTube).


Percebi que o ITB03 possui um controle de volume independente do smartphone, isso é, posso aumentar ou diminuir tanto em um, como no outro. O mais ideal para mim é deixar o celular fixado no volume máximo (100%) e ir controlando pelo volume do ITB03. O ITB03 conta com 60 passos de ajuste. É um volume bem preciso, sem gaps (saltos).

Consumo de bateria. Nesse aparelho é mais difícil de fazer uma análise do consumo de bateria, isso porque ele não entrega os valores em porcentagem, e sim por meio de “traços” que vão diminuindo conforme o uso da bateria. O smartphone (Ardroid) é que mostra em porcentagem o nível da bateria do produto (ali no ícone da conexão bluetooth). Então eu fiz assim, usei o Tin P1 na saída 4.4mm com 50% de vol., codec LDAC, High Gain, e a tela do ITB03 apagada durante 1h de reprodução de música, e o resultado foi que consumo não alterou em nenhum dos dois dispositivos (celular e ITB03). Deixei uma hora a mais tocando e ao final de 2h horas houve alteração para 80% (Android) e baixou um “traço” no ITB03. Subentende-se que 80% é um número aproximado pelo Android. Eu iniciei o teste com a carga do IT03 em 100%.

Aquecimento. Enquanto faço o teste do consumo de bateria, também vou tocando a superfície do aparelho para saber se ele está aquecendo de forma muito severa. Nos meus testes aqui não percebi sinais de aquecimento excessivo, o produto permaneceu levemente morno ao final de 1h de reprodução. Em 2h de reprodução o estado do aparelho era o mesmo citado anteriormente. A temperatura ambiente pode fazer alguma diferença nesse teste, eu fiz num dia considerado quente.

A saída 3.5mm SE do ITB03 pode ser utilizada também como uma saída óptica, então você pode usar o produto conectado a um Receiver/Home Theater se tiver o cabo mini toslink/toslink (embora eu não testei essa função na prática). O produto também conta com um microfone embutido na lateral esquerda (também não testei). Esse equipamento pode ser utilizado como DAC/AMP de forma cabeada, e para isso ele dispõe de dois modos USB Audio Class: UAC1.0 e UAC2.0, similar ao que o xDuoo Link2 Bal possui.

Algumas considerações que não achei tão positivo sobre o produto. Ele não tem estojo para ser guardado – pra esse tipo de produto isso não faz tanta diferença, ok – mas ele também não vem com nenhuma capa protetora, ou mesmo película de vidro. Como o produto tem vidro na parte da frente e de trás, sabemos que isso torna o equipamento mais suscetível aos riscos. Lembrar também que vidro sempre gera muita marca de impressão digital na superfície. Outro quesito é que o ITB03 não tem aquele clip que prende nas roupas, isso geralmente é um item que é comentado pelos usuários desse tipo de equipamento. O ITB03 também não possui aplicativo (App). A velocidade de processamento do dispositivo também não é das mais rápidas, em alguns momentos eu tive um atraso no comando, ou o comando não foi realizado.

Algo que notei durante a avaliação foi esse produto possui muita informação cruzada na internet, e quando digo isso estou falando das informações direto das fontes oficiais da empresa, como o site, o anúncio do AliExpress e o manual do produto. Em cada lugar era dado um diferente ou escrito de uma forma diferente. Eu tive que fazer um retalho com as informações disponíveis que encontrei e juntar tudo. Penso que isso não é muito legal, passa a impressão de uma certa falta de comunicação dentro da empresa. Para vocês terem ideia, eu que falei para eles disponibilizarem os números da potência de saída do equipamento, pois antes deu falar não tinha essa informação em lugar nenhum.



ASPECTOS SONOROS:

É preciso lembrar que essa análise é subjetiva, baseada na minha experiência com o produto e também da sinergia com os outros equipamentos que usei aqui. Eu também já informo que a parte mais objetivista do hobby não é muito a minha praia, então, pode ser que algumas informações fiquem limitadas, não detenho muito conhecimento sobre o lado técnico desse tipo de produto.

Eu fiz todo o teste sonoro do ITB03 conectado ao bluetooth do meu smartphone, e como todos sabem, o bluetooth tem a questão do codec – mas isso é uma discussão para além dessa avaliação – então eu utilizei o codec LDAC para ouvir as músicas aqui, o que para mim foi algo bem tranquilo pois eu só utilizo arquivos FLAC 16bits 44.1/48kHz e streamings mais comuns (Spotify, YouTube).

O ITB03 dispõe de 4 modos pré-EQ que alteram a sonoridade, são eles: HiFi, Jogos (game), Filme (movie), Música (music). Basicamente a minha experiência com esses modos foram assim: O modo HiFi não saiu som algum (porque ele é o modo exclusivo apenas para conexão via cabo, usando o ITB03 como DAC/AMP, como disse no parágrafo acima, eu fiz todo teste sonoro usando o produto via bluetooth). O modo música eu achei o mais “correto” e com um lado mais warm no som. O modo jogos eu achei bem parecido com o modo música, embora apresentou um som ligeiramente mais frio e com mais espacialidade. O modo filmes eu achei muito ruim, deixou o som bem abafado e totalmente sem definição, chegando a apresentar distorção. Lembrar que sempre vai ter que ficar um modo selecionado, então só me restaram dois modos como opção. O produto também possui a opção de aplicar 4 filtros distintos, porém nos meus testes aqui, eu não senti diferença nenhum de um filtro pro outro.

A qualidade de áudio do IKKO Heimdallr ITB03 eu achei muito boa. Segundo a empresa, o produto está implementado com dois DACs da AKM, modelo AK4377, e um Amplificador Operacional (OP-AMP) da RICORE, modelo RT6863. Então, a sonoridade do ITB03 para mim foi bem satisfatória, como citado no parágrafo anterior, me restaram dois modos ao qual eu pude me ater, o música e o jogos. O modo música eu encarei como o som desejado, uma vez que o modo jogos apresentou uma pequena coloração em relação ao modo música (algo muito muito sutil).

O interessante é que quando eu comecei a ouvir o ITB03 com o Shozy Form 1.1 eu senti a sensação de estar usando novamente um dos primeiros produtos de pude adquirir quando comecei o hobby, o Radsone HUD100 MK2, e por incrível que pareça quando olhei as especificações do produto, o DAC utilizado era o mesmíssimo em ambos. Curiosidades à parte, tirando o modo movie (filmes), eu não percebi nenhum ruído, distorção ou som estranho durante os períodos que fiquei testando o produto.

Modo Low Gain e High Gain. A diferença de ganho é sim audível, mas eu senti uma diferença mais sutil entre um modo e outro. Digo isso porque não foi algo como o que presenciei em alguns dongles que tinham a opção de ganho, e que ali sim eu vi (ouvi) uma entrega de energia quase que dobrando a sonoridade. Aqui no ITB03 o som fica um pouquinho só mais forte e encorpado, tanto que por opção eu já deixei direto ligado no modo High Gain.

Amplificação. No caso do Shozy Form 1.1 é até dispensável a análise, porque o fone é muito simples de tocar, qualquer celular ou dongle mais barato faz o serviço. Já o Tin P1, eu achei que o som ficou bom sim, com essa configuração: saída 4.4mm balanceada, High Gain, e volume a partir dos 50 (dos 60 passos disponíveis).


Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o Facebook e o Instagram do site para receber todas as novidades em primeira mão!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑