REVIEW IN ENGLISH: KEFINE KLEAN REVIEW
>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<
INTRODUÇÃO:
A primeira vez que eu ouvi falar em KEFINE eu pensei: “lá vem mais uma nova empresa de fone”… Mas, a empresa foi lançando alguns fones e todo mundo começou a falar bem dos produtos deles. Então, aqui estamos, eu e o KEFINE KLEAN, que vai ser a minha primeira experiência com a marca.
Fone enviado pela HIFIGO, uma das principais distribuidoras dos produtos da KEFINE, além de outras diversas marcas e produtos de áudio. Mais informações nos links abaixo.
Preço: $49 dólares (USD)
Cor: Preto
Cabo: Sem Mic
HIFIGO LINKS:
https://s.click.aliexpress.com/e/_DeT9lLF
https://s.click.aliexpress.com/e/_ooyVp3T
ESPECIFICAÇÕES:
Single DD:
- (1) Driver Dinâmico (DD) de 10mm DLC
– Frequência: 20Hz – 20kHz
– Impedância: 32Ω ±15%
– Sensibilidade: 107dB ±3dB
– Bocal destacáveis (filtros)
– Cabo de cobre banhado a prata
– Conectores: 2 pinos 0.78mm (destacável)
– Plugue: 3.5mm (reto)
– Material da Shell: Liga metálica
– Tamanho do cabo: 1.2m ±0.2m
– Peso do fone: 9.3g (um lado)(sem ponteira)
– Peso do cabo: 17.4g
– Peso total (caixa, fones, etc): 170.8g
– Tamanho da caixa: 12.8cm [C] x 11cm [L] x 3.7cm [P]
UNBOXING:
ASPECTOS FÍSICOS:
Construção: Aqui temos um fone com uma construção sólida e muito robusta, pois trata-se de um fone todo feito em metal. Tem um design bem moderno, diferente das shells mais padrão que vemos no mercado. Então, o KEFINE KLEAN, já nasce como um fone que tem uma ótima construção e personalidade. Eu gostei da estética do fone, é de certa forma minimalista, e tem as cores que me agradam mais, o preto com prata (vide o poderoso Quintet). O KLEAN se destaca por dois motivo: primeiro, a faixa de preço do fone é bem atraente, e segundo, porque ele vem com um sistema de filtros que podem mudar o som (2 em 1).
Eartips (ponteiras / borrachinhas): O kit de ponteiras foi bem simples. Apenas 3 pares de ponteiras genéricas nos tamanhos P/M/G. Normalmente eu acho que as empresas poderiam colocar um kit mais sofisticado, ponteira é algo barato. Pois bem, felizmente eu consegui achar o som ideal com as ponteiras do fone mesmo. Sendo assim, fica a critério de cada um se quiser adquirir outras ponteiras… eu, na ocasião, não precisei. Eu avaliei o fone com as de tamanho M.
Cabo: O cabo do KLEAN é perfeito, não tem o que criticar. Excelente mesmo! Eu gostaria muito que alguns fones mais caros adotassem esse tipo de cabo, porque eu prefiro muito mais o conforto do que o luxo… ainda que o cabo do KLEAN seja sim muito bonito (na minha opinião). É um cabo bem leve, o trançado é muito bom (não cria embaraços), não possui microfonia, e também não pega memória (ondulações). Os earhooks são do tipo que eu acho os mais confortáveis. O chin slider funciona muito bem.
Encaixe e conforto: Outro ponto muito positivo no KLEAN. Achei o fone muito ergonômico, a parte interna encaixa muito bem nos meus ouvidos, a estabilidade fica 100%. Os earhooks também ajudam muito a deixar o fone mais confortável. A inserção eu achei média. O isolamento eu achei bom. É um fone que eu considero discreto, não fica nenhuma parte muito grande para fora do ouvido.
A única observação que faço é sobre o peso do fone… Por ser um fone de metal, é evidente que ele vai ser mais pesado do que os fones de resina ou de plástico, agora, felizmente, nos ouvidos, ele não passou sensação de peso, acho que tá na média, dá para passar um bom tempo com o fone nos ouvidos sem sentir fatiga. Pro meu gosto eu prefiro fones de resina, mas aí é algo subjetivo, viveria com o KLEAN tranquilamente.
Filtros: O KLEAN vem com 2 bocais removíveis, que servem como filtros para alterar a sonoridade do fone. São eles: o Black (preto) = Bright (frio/brilho); e o Silver (prata) = Warm (quente). Aqui eu só vou descrever sobre a parte física. Eu confesso que fui pego de surpresa ao saber que a parte removível eram apenas as pontas dos bocais, e não os bocais como um todo (o que vemos comumente em outros fones). Dizer que os filtros são bem firmes, não saem do bocal. Só achei um pouco difícil no momento de fazer a troca… até deixei isso bem nítido no vídeo de unboxing, eu fiquei ali me batendo um pouco pra conseguir rosquear a peça, já que ela é bem pequena. Mas honestamente, isso nem pode ser visto como um ponto negativo, porque esse tipo de troca a gente só faz de tempos em tempo, ou nem faz novamente (depois que achou o filtro ideal).
Acessórios: O acessório que acompanha o fone é um estojo semirrígido com fechamento em zíper. Achei ser uma ótima case para o preço do produto, se lembrarmos do Simgot EW200, não vem com case, só uma sacolinha aveludada. Tem gente que não se importa com isso, mas eu penso que todo fone deveria ter a sua case rígida ou semirrígida.









ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do KEFINE KLEAN eu compreendi como um fone V-Shape (desenho em V), mas também não estaria incorreto pensar que ele pode ser uma variação da Harman Target… embora como eu disse, uma variação, pois cada empresa faz algumas modificações nesse tuning para a forma que acha mais interessante.
Eu avaliei o fone com o filtro Silver (prata), que tem a proposta de deixar o som mais quente. Dizer que na primeira audição, o fone já mostrou que seria um bom produto, eu senti uma sonoridade muito coerente e natural – pros meus ouvidos. O fone tem uma proposta de som bem equilibrado, você tem graves, médios e agudos, mas tudo de forma muito bem acertada. Note que eu vou descrever o sonoridade com o filtro prata, e não à toa que eu escolhi esse… os detalhes sobre os filtros vão estar no respectivo parágrafo mais abaixo.
Graves:
Quantitativo: Penso que os graves do KLEAN estão entre o moderado e o moderado para cima. Tem uma boa dose aqui, suficiente para agradar as pessoas que curtem grave. Não chega a ser um nível basshead, mas também não é um fone desprovido de graves. Sub-graves e médio-graves estão em equilíbrio, ambos com boa presença. A extensão é boa, e também não senti decaimento (roll-off). Os graves do KLEAN são ótimos para uma grande variedade de gêneros, tipo: EDM, Hip-Hop, Reggae, Samba, Funk, Rock, Metal, Sertanejo, etc.
Qualitativo: Os graves qualitativamente eu achei serem fortes, com boa definição, boa textura, bom impacto, tem corpo, tem chão, tem substância, tem massa. São graves bem controlados, não invadem os médios. Eles preenchem a apresentação e assim a sonoridade fica mais inclinada para o “quente”. Certamente os graves chamam bastante atenção dentre as outras frequências, mas penso que não são graves estrondosos ou lamacentos. Talvez em algumas situações ele soe um pouco inchado, mas é como eu disse antes, é um grave que tem massa. Geralmente notas mais graves de um contrabaixo ficam mais encorpadas dentro da apresentação. Tudo vai se desenhando para dizer que os graves do KLEAN são mais para o lado da eufonia, da naturalidade, ao invés de serem graves estritamente técnicos, do tipo ultrarrápidos e secos.
Médios:
Quantitativo e qualitativo: Aqui, como eu escolhi o filtro prata, obtive médios que são bem naturais, ou seja, nem são recuados nem frontais demais. Como o próprio filtro prata já indica, o som dos médios recebeu um leve toque a mais de aquecimento na apresentação, o que para mim foi algo muito bem quisto, uma vez que eu não gosto de fones com pinna gain muito elevado, me deixa com fatiga mais cedo (tolero até mais os agudos do que os médio-agudos). Então, são médios que tem um lado bem equilibrado, durante as minhas audições, não senti nenhuma rispidez, e também não senti como se estivessem longe ou escondidos. Ótima tonalidade (pro meu gosto). São médios de boa definição e transparência, eu consegui ouvir tudo com um bom desempenho.
Vozes: Para mim, essa característica do fone ter um lado aquecido, deu um UP nos vocais de timbres mais baixos, por exemplo, Dori Caymmi, o KLEAN consegue dar bastante textura e corpo para a voz do cantor. Agora, esse fone tem o truque da troca dos filtros – que vocês podem ver sobre no parágrafo respectivo aos filtros – e que aí temos um plus no produto. Algo que pode ser a solução para quem procura um desempenho melhor para os vocais de timbres mais altos.
Agudos:
Quantitativo: Os agudos eu penso estarem no nível do moderado. Aqui realmente o filtro prata fez um bom serviço, isso porque mesmo sendo um filtro com menos agudos, ainda assim deixou o fone com uma quantidade muito boa, no sentido do equilibrado… nem pouco agudo nem muito agudo, simplesmente o correto. Eu vejo que é um fone ótimo para as pessoas que buscam uma apresentação mais coerente nessa parte, sem excessos. Para mim, são agudos que você pode ter certeza de colocar qualquer coisa pra tocar e nada vai sair do ponto. A extensão é boa, não senti decaimento (roll-off).
Qualitativo: São agudos coerentes, controlados, equilibrados, e felizmente também são agudos com um bom detalhamento e uma boa definição. O arejamento também eu achei muito bom, principalmente para um fone single DD nessa faixa de preço. Seria bom lembrar também do Simgot EW200, que nessa região das frequências mais altas consegue se destacar um pouco mais que o KLEAN – embora com o filtro preto o KLEAN também chega aí no mesmo nível que o EW200. O KLEAN tem um brilho muito natural, confortável, é um fone que nem soa brilhante demais nem apagado demais. Não percebi nenhuma sibilância durante as audições com o fone. Também não presenciei nenhuma anormalidade, nada de estridência, nada de rispidez, nada de fatiga. O som de um prato de condução tem um bom detalhamento e ao mesmo tempo soa confortável, você sente o som do prato com nitidez e ele não te agride.
Filtros: Então, os filtros realmente possuem uma diferença no som… certamente não é um modificação muito grande para quem não um ouvido mais treinado, já para quem é do hobby a um certo tempo, talvez consiga sentir a diferença. Em resumo, o filtro prata deixou a sonoridade um pouco mais quente – em comparação com o outro filtro. O filtro prata tem um leve recuo na região dos médio-agudos e dos agudos, o que para mim, deixou o som mais natural, e ainda assim não perde o detalhamento, o brilho, a projeção das vozes, e etc. No filtro preto o que temos é o oposto, uma ênfase um pouco maior nos médio-agudos e nos agudos. Embora seja uma diferença sutil, mas realmente dá para sentir que alguns sons mais agudos como pratos de condução ficam mais destacados, e também dá pra sentir que a região média fica mais “pra frente”, mais arejada e clara, nisso você consegue sentir mais crunch nas guitarras, e mais vivacidade nas vozes de timbres mais altos. Então é uma questão de escolha, para mim o filtro preto deixa a apresentação mais brilhante, mais fria, então eu preferi o fone com a sonoridade do filtro prata, que pros meus ouvidos ficou com um bom nível de detalhamento e ao mesmo tempo ficou mais aconchegante. Mas notem que a mudança de filtro não vai mudar a sonoridade drasticamente, tipo, ou é dark (escuro) ou é bright (brilhante), não é isso, a sonoridade se mantem o V-shape com ambos os filtros, com o filtro preto eu acho que fica mais V-shape ainda.
Palco sonoro: O palco sonoro do KLEAN eu achei bom. É um fone que soa bem aberto, tem uma boa espacialidade, muito em altura e largura, não tanto em profundidade… e talvez seja exatamente isso que eu senti pois o fone não me ofereceu algo como um palco em camadas. Isso também já puxa o gancho para a imagem do fone.
Separação instrumental: Então, como disse acima, você tem uma boa espacialidade, e isso faz com que o som não soe congestionado ou compactado, agora, acho que ele tem o seu ponto máximo de desempenho… provavelmente porque eu já ouvi fones que considero superior nesse quesito. e também porque acredito que os fones híbridos – geralmente – conseguem mais poder de separação instrumental. No resumo da opera, é uma separação boa/ok. Para um single DD desse preço, está ótimo. Se busca um single DD com mais desempenho nesse quesito, talvez o Simgot EA500LM seja uma opção (porém com mais custo).
Teste de driver flex: Não presenciei som de driver flex ao inserir os fones nos meus ouvidos.
Amplificação: Eu usei o dongle FiiO KA11 conectado ao meu notebook para fazer essa avaliação. O Volume ficou em 25% dos 100% disponíveis pelo Windows. Eu posso afirmar que o KEFINE KLEAN é um fone fácil de tocar, não necessita de amplificação dedicada. O KEFINE KLEAN vai tocar bem em celulares, tablets, e notebooks. Como de costume, eu indico que pelo menos a pessoa tenha um dongle de boa qualidade para tocar os fones. Atualmente, faço a recomendação do FiiO KA11 como bom dongle custo/benefício.


PRÓS E CONTRAS:
– Preço/Performance
– Construção sólida e robusta
– Sonoridade natural
– Tuning all-rounder
– Bom detalhamento
– Bom palco sonoro
– Fácil de tocar
– Excelente cabo
– Filtros sonoros
– Ponteiras ok
– Boa case
– Peso? (fone de metal)
– Poderia ter mais ponteiras
GRÁFICOS POR AFTERSOUND:


Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!
Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!
Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!