REVIEW IN ENGLISH: ROSE TECHNICS CERAMICS REVIEW
>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<
INTRODUÇÃO:
A Rose Technics chegando pela primeira vez aqui no site, porém eu já conhecia a empresa de longa data, desde que entrei no hobby a Rose já tinham alguns fones. Pois bem, o tempo passou e agora temos a oportunidade de avaliar alguns dos modelos TWS que ganharam popularidade no país. A avaliação de hoje é do Rose Technics Ceramics. Spoiler alert: a próxima será do Rose Technics i3.
Preço: $24.99 dólares (USD)
Cor: Kaishi Bege, Ivory Branco, Samuray Preto
ROSE TECHNICS LINKS:
https://s.click.aliexpress.com/e/_DeqSv05
ESPECIFICAÇÕES:
– (1) Driver Dinâmico (DD) de 10mm DLC
– Faixa de frequência: 20Hz – 20kHz
– Impedância: 32Ω
– Potência nominal: 7mW
– Touch Control (controle por toques gestuais)
– Bluetooth 5.3
– Codecs: AAC, SBC, mSBC
– Alcance de sinal: 15 metros
– Low Latency – baixa latência 60ms
– ROSELINK App – EQ e customização
– Tempo de bateria: 7h+28h (total 35h)
– SO compatível: Android, iOS, Windows
– Conexão Multiponto
– Certificação IP54 (fones)
– ENC para chamadas
– Bateria dos fones: 40mAh
– Bateria do Case: 400mAh
– Carregamento via cabo (USB-C)
– Tempo de carregamento: aprox. 40min
– Carregamento rápido: 10 min = 2h de bateria
– Alimentação USB-C: entrada 5V 1A
– Tamanho Case: 4.3cm [C] × 6.2cm [L] × 2.3cm [P]
– Peso: 4.1g(um lado)(sem ponteiras)
– Peso do Case: 31.2g (sem fones)
– Peso total (caixa, fones, etc): 156.3g
– Tamanho da caixa: 10.2cm [C] x 10.2cm [L] x 3.7cm [P]
UNBOXING:
ASPECTOS FÍSICOS:
Eartips (ponteiras ou borrachinhas): Veio apenas um tipo de ponteira em silicone, nos tamanhos PP/P/M/G. Se repararam no vídeo de unboxing, as ponteiras do Ceramics são em estilo bocal aberto (wide bore), já é bem sabido que eu não curto muito esse tipo de ponteira, mas vou dar uma chance e avaliar o fone com elas (no tamanho M). São ponteiras de boa qualidade, mas sabemos que elas mudam bastante o som do fone, se a empresa entende que é assim que o som deve ser… Eu sei é que testei também o fone com as SpinFit CP1025, e na minha humilde opinião, o som deu uma melhorada. Então, fica a recomendação se você, assim como eu, prefere ponteiras com o bocal mais fechado.
Construção: O estojo de carregamento me lembrou bastante do formato do Tanchjim Mino, que é um formato bem popular entre os fones TWS, a diferença em si fica para os fones, já que o Ceramics não possui hastes. O produto é todo feito em plástico, mas de boa qualidade, os fones mesmos tem uma qualidade que certamente veríamos em fones mais caros ou de marcas mainstream. Eu confesso que a única coisa que eu não curti muito foi do case de carregamento ser nesse estilo refletivo (tipo black piano), na minha opinião, poderia ser um plástico fosco, daria uma aparência de produto premium.
A tampa do case tem um detalhe que me incomodou, que é, ao abrir, ela tende a voltar (fechar), esse detalhe aparece no vídeo de unboxing. Na minha opinião era pra ter ali um mecanismo que travasse a tampa para ela não voltar. Outro detalhe também que eu sempre comento é que, ao fechar, essas tampas fazem um barulho tipo “clack!”, eu particularmente acho esse som muito chato, poderiam colocar uma borracha para suavizar o impacto. É uma tampa bem fácil de abrir, não possui nenhum tipo de trava, então, é possível abrir com apenas uma das mãos. Achei que a tampa do Ceramics tem uma durabilidade maior que a tampa do Tanchjim Mino.
Outro detalhe que reparei foi a entrada USB-C na parte de baixo do case. Sabemos que a melhor posição para a entrada USB-C é na parte de trás, e não embaixo… Detalhe que já foi corrigido por outras empresas em seus produtos. Na parte de baixo do case também fica um botão de reset, é só segurar por 10 segundos para resetar os fones.
Conectividade do sinal Bluetooth: O pareamento é bem rápido, menos de 1 segundo (após feito o primeiro pareamento). O alcance do sinal é bom porém não foi o melhor dos TWSs que já testei, acho que consegue sim uns 10 metros de distância em linha reta (a especificação diz 15 metros), o Buds FE e o Fiil CC PRO2 creio que foram os com melhor desempenho nesse quesito. A estabilidade do sinal foi boa, mesmo utilizando o fone entre os cômodos da casa, isso é, com paredes entre o fone e o celular, o sinal só começou a falhar quando me afastei muito do celular, lá pelos 10 metros de distância.
Algo que achei estranho no Ceramics foi ele produzir um som toda vez que você efetua algum comando no Touch, é como um som de algo sendo selecionado num jogo de vídeo game, tipo um “click” quando você seleciona alguma opção. Acho que a empresa poderia tirar esse som, não tem necessidade.
Teste de latência: Fiz o teste de latência assistindo vídeos no YouTube e posso garantir que a sincronia foi perfeita, tanto no modo normal quanto no modo game. Não percebi nenhum atraso.
Conexão multiponto: Esse recurso permite conectar mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Eu fiz o teste aqui e realmente funcionou, eu consegui conectar dois celulares ou o notebook e celular. Tentei fazer 3 conexões mas não consegui, ficou sempre em 2 dispositivos no máx. O fone fica pareado com 2 dispositivos o tempo todo, você nem precisa trocar manualmente, mas que fique claro que ele não toca música nos dois dispositivo ao mesmo tempo, é preciso que um pause a execução para então começar a tocar no outro.
ROSELINK App: A seguir, as capturas de tela do aplicativo que achei interessante. Penso que as imagens são autoexplicativas e assim não preciso me prolongar.
Um ponto que não achei legal no App foi sempre necessitar ligar o GPS do celular, e se você não der permissão para acessar sua localização, não vai conseguir entrar no App.
O aplicativo em conjunto com o Ceramics está apresentando uma falha de comunicação, às vezes o App não reconhece o fone e você não consegue usufruir dos recursos. Tenho visto que a empresa está tentando consertar esse problema porque já recebi notificação de umas 3 atualizações durante o tempo que escrevo essa review. Eu tenho conseguido contornar o problema fazendo uma nova inclusão dos fones no App. Notar que isso aqui não tem nada a ver com o pareamento bluetooth dos fones com o celular, é algo no âmbito apenas do App.
Infelizmente o Ceramics não possui o recurso do ANC e do Som Ambiente. Esses recursos vão ter no modelo i3 que eu vou avaliar em seguida (próxima avaliação). Ele também não possui o recurso de auto-pause e resume.
Algo que achei diferente no Ceramics é que os fones possuem um LED na parte externa (faceplate). Honestamente, não vi muito sentido ter um LED nesse local do fone, nenhum dos fones que tenho testado atualmente tem esse tipo de LED. Tudo bem o LED não fica piscando o tempo todo, é só mesmo quando você faz o pareamento e tal, mas… Penso que poderia ser numa parte mais escondida, ficaria mais discreto.
Microfone: O teste do microfone num ambiente silencioso até que foi ok, consegui ouvir minha voz, embora a qualidade do áudio ficou um pouco abafada e com discretos ruídos. No geral, quase todos que testei ficam assim. Agora, quando utilizei um ventilador virado para meu rosto, aí a coisa complicou, não consegui ouvir minha voz e ficou puro ruído atrapalhando a captação. A experiência com o ventilador ligado foi bem ruim.
Encaixe e conforto: Começando pelo conforto. Achei muito bom, top melhores TWSs que já testei, muito anatômico. Penso que esse é bom pra qualquer tipo de ouvido, dos pequenos aos grandes. O Ceramics é bem leve, quase não percebo que estou com um fone no ouvido. Certamente é um TWS indicado para longas audições. Durante as 2h-3h de sessão que faço (sem tirar o fone dos ouvidos), eu achei o Ceramics ótimo. O encaixe é em sua maior parte feito pelo bocal dos fones e pelas ponteiras, então é preciso ficar ciente de que talvez o Ceramics não seja o melhor modelo de TWS para práticas de atividade física mais intensa, diria que talvez seja melhor para um caminhada ou no máximo academia. De fato, o Ceramics fica um pouco protuso nos ouvidos, mas achei até mais discreto do que o Galaxy Buds FE. O isolamento eu achei bom/ok, e a inserção eu achei de média pra funda.
Acessórios: o Ceramics vem com um estojo protetor que eu considero muito bom. Pelas imagens, o estojo parece ser de um plástico rígido, mas eu creio que seja de metal, pois quando encostei o fone perto do estojo, o mesmo foi atraído pelo magnetismo. Gostei muito da ideia desse estojo a mais, o fone fica muito bem armazenado. A única observação que faço é que a empresa poderia ter deixado um espaço para eventualmente armazenar o cabo USB-C e quiçá algumas ponteiras dentro, aí seria o pacote completo.
O site oficial da empresa não disponibiliza o manual do usuário, mas ele vem junto com o produto de forma impressa.
Página para download do App: https://rosetechnics.com/pages/downloads
ASPECTOS SONOROS:
O App tem 3 presets de equalização: POP, HiFi, e Rock. Eu fiz a avaliação no modo HiFi. Infelizmente não tem como fazer review das 3 presets, mas em suma, a POP deixa o fone mais V-Shape, e a ROCK é como a HiFi porém com um leve boost a mais nos graves (e pessoalmente foi a preset que me agradou mais dentre as 3 disponíveis). Quando você muda de uma preset para outra, a música para e uma voz diz: “POP music mode”, e então a música retorna com a sonoridade alterada.
>>Toda sonoridade descrita abaixo então será no modo HiFi com as ponteiras Wide Bore.<<
O som do Rose Technics Ceramics eu entendi como Neutro. Os graves são bem discretos, o pinna gain aparece um pouco mais, e os agudos eu penso estarem em linha. É uma sonoridade que se afasta do divertido e do energético, aqui a prioridade é ser um som mais “correto”. A própria preset já diz, HiFi, que vem de High Fidelity (ou alta fidelidade).
Graves:
Quantitativo: Os graves, no meu entender, estão no nível do moderados ou do moderados para baixo. Realmente esse não é um fone mais indicado para os bassheads, a presença dos graves é bem discreta. É sabido que aumenta usando as presets de EQ, só que mesmo assim, ainda acho que pro meu gosto, fica devendo. É claro que eu também estou me referindo para os gêneros que precisam de um pouco mais de graves, como EDM, Hip-Hop, etc, mas com outros gêneros mais calmos os graves do Ceramics vão se dar melhor. O fone tem mais ênfase na região dos médio-graves, já os sub-graves são mais discretos. A extensão é boa, não senti decaimento (roll-off).
Qualitativo: Penso que são graves magros, não são o destaque do fone, são bem limpos e controlados, mas para meu gosto falta um pouco mais de textura e de fisicalidade. O impacto é moderado e o som se apresenta mais apertado, ao invés de expansivo, então ele tem uma batida mais firme. São graves que combinam muito com instrumentos acústicos, tipo, o próprio contrabaixo acústico, ou até mesmo um violão, você sente o som mais natural e encorpado, que ressoa de dentro das caixas dos instrumentos, apesar de não ser um som com muito vigor. Não são graves estrondosos, não são inchados, não são abafados, e não invadem os médios.
Médios:
Quantitativo e qualitativo: Como o fone não tem tantos graves, isso acaba deixando os médios mais audíveis, e claro, o tuning do fone também colabora para isso. Os médio-agudos tem um destaque que faz o som ser mais “pra frente”, então caixas de bateria, vocais, recebem mais projeção. Na parte qualitativa, os médios do Ceramics são muito bons, um dos melhores nessa faixa de preço, junto com o Moondrop Space Travel e o Tanchjim Mino (custando um pouquinho a mais). O fone entrega bastante informação, tem bom detalhamento e transparência, além de deixar as apresentações com bastante clareza nas frequências médias.
Vozes: O Ceramics é mais um fone que tende a ter um resultado melhor com as vozes femininas/agudas, por exemplo, Adele, fica muito bom. É inevitável, fones com menos graves e menos subs tendem a extrair menos potencial das vozes masculinas/graves, a questão da textura, da profundidade da voz de timbre mais baixo. O lado bom é que qualquer voz vai ter uma boa clareza aqui, por exemplo, para escutar Podcasts que é essencialmente só voz, a proposta do Ceramics vai bem.
Agudos:
Quantitativo: Se eu falar pra você que os agudos do Ceramics é a melhor parte, talvez você imagine: “nossa esse fone deve ter muito agudo”, mas não é isso, a questão é porque é difícil encontrar TWSs com agudos bem resolvidos, a maioria foca ou nos graves ou nos médios, e esquecem de colocar um pouco mais de agudos. De certo ainda está longe de alcançar o nível de alguns fones cabeados que avaliei, mas já é uma baita evolução para um fone sem fio, apenas com o tuning já consegue ser mais coerente. Ainda assim, o fone não é a melhor indicação para os trebleheads. Eu considero os médios e os agudos do Ceramics como estando numa mesma equivalência, só os graves que eu acho que são mais baixos. Não senti decaimento (roll-off), a extensão é boa.
Qualitativos: Os agudos do Ceramics tem boa definição, ótimo detalhamento, bom arejamento, não senti presença de picos, mas senti um leve toque de coloração no som, o que deixa o brilho um pouco mais voltado para o lado cristalino. Como falei no parágrafo anterior, vejo os agudos desse fone como positivos, muitas pessoas podem estar procurando um fone pra curtir gêneros como Jazz, música acústica, e aí um fone com agudos mais bem articulados, consegue ter um desempenho melhor para esses gêneros. Não senti presença de sibilância. Os agudos não soam estridentes, nem afiados. Carrilhão, pandeiro meia-lua, se apresentam com um brilho mais cristalino. Chimbais soam com detalhamento e sem mostrar rispidez. Solos de guitarra tem energia nas notas mais altas.
Palco Sonoro (Soundstage): O palco sonoro do Ceramics eu achei médio. Fones com poucos graves dão uma impressão de pouca profundidade, o som fica mais frontal. Certamente o que temos aqui não é algo ruim, em momento algum eu senti a sonoridade congestionada, mas também não senti como se estivesse em um ambiente mais espaçoso.
Separação Instrumental (Imaging): A separação instrumental eu achei boa/média. É possível ouvir todos os instrumentos com boa definição, principalmente os instrumentos que aparecem mais nas frequências mais altas (agudos). Infelizmente os espaços entre os instrumentos não são tão perceptíveis, existe uma limitação aqui. Penso que fones híbridos (cabeados) é onde conseguimos o maior potencial nesse quesito.
Teste de Driver Flex: O Ceramics não apresentou ruído de driver flex. Para quem ainda não conhece o que significa “driver flex”, eu coloquei a explicação aqui nesse link: Glossário.
Amplificação (ou volume no caso dos TWSs): Essa parte é para dizer o “quão alto” eu achei que o fone pode chegar. Na minha opinião, penso que o Ceramics tem um bom volume, mas não é nada fora da curva, está em par com os outros TWSs que tenho avaliado recentemente. Eu tenho o costume de ouvir som baixo, e aqui com o Ceramics eu coloquei em 12-13 níveis dos 15 disponíveis pelo Android. Se você gosta de ouvir som muito alto, aí fica a observação de que quase nenhum TWS que testei atualmente conseguiu entregar um volume muito alto.
Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai:
Combinaram:
Metal
Jazz
Samba
Pagode
Bossa Nova
POP
MPB
Rock
Blues
Sertanejo
Forró
Nem tanto:
Hip Hop/Rap
Eletrônica
Reggae
Clássica
Axé
PLAYLIST:
GRÁFICOS POR MUSICAFÉ:
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