SIMGOT EA500LM

REVIEW IN ENGLISH: SIMGOT EA500LM REVIEW

>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<

A Simgot é a empresa que – até o momento – tem o fone que eu acho o melhor custo/benefício do mercado na faixa dos $100 dólares, o Simgot EM6L. Mas a empresa não é só o EM6L, lançou outras linhas de fones, dentre elas, a linha de fones Single DD (único driver) com o EW100, EW200, EA500… e agora, a segunda versão deste último, o EA500LM.

Simgot Reviews: EM6L, EW200

https://s.click.aliexpress.com/e/_DecJPWR

https://s.click.aliexpress.com/e/_DDSeaI7

https://s.click.aliexpress.com/e/_DEDFi9p

Reels do @iemsandmusic

Construção: O Simgot EA500LM é um fone todo feito em metal e ele possui bocal removível. A qualidade da shell (concha) é excelente, produto robusto e com ótima ergonomia. Ele vem com 3 pares de bocais removíveis – um já vem instalado nos fones – que atuam como filtros equalizadores do som. Como dito no parágrafo anterior, o fone é todo espelhado, e fones assim pegam muita marca de impressão digital e podem arranhar com mais facilidade. Esteticamente falando, fones espelhados são sim muito bonitos, mas penso que de nada adianta tanta beleza se depois ele acabar ficando com aspecto de “desgastado”. Outra questão sobre a construção do EA500LM é que, por ser um fone feito em metal, ele ficou com um peso relativamente elevado… Digo isso porque temos fones de resina que pesam a metade, o próprio EM6L é exemplo disso. Tudo bem na prática o peso não incomodou, eu usei o fone aqui e não ficou com sensação de muito peso.

Cabo: Excelente cabo! Eles pegaram o cabo do EM6L e colocaram os conectores do EW200. A combinação ficou perfeita, o cabo do EM6L já é muito bom, a única parte que tinha lá que eu não era muito fã eram os conectores QDC… então eles colocaram os conectores do tipo 2 pinos 0.78mm. Não tenho o que criticar, só elogiar, o cabo do EA500LM é excelente. Os earhooks são bons, o cabo é fácil de enrolar, não tem microfonia, é leve, fino, bonito, etc etc etc… só “rasgação de seda”. O chin slider eu achei que funciona bem.


A sonoridade do Simgot EA500LM eu compreendi como um Mild V-Shape (Desenho em V leve) com um leve acréscimo nos médios e agudos, ou seja, ele tem uma sonoridade que é um pouco mais “pra frente” na região dos médios e dos agudos. O nível de resolução do EA500LM é excelente, não parece ser um Single DD, dá a impressão de ser um fone Multi-BA, de tamanho que é a velocidade e o detalhamento do som. Me impressionei bastante com o fone, o som é bem vivo, tem energia, entrega muita informação. Considero o EA500LM ser um upgrade do EW200.

Graves:

Quantitativo: O nível dos graves do EA500LM eu compreendi como moderados. Achei a quantidade muito bem implementada. Fica aquela sensação de nem sobra nem falta. Acredito que pessoas que gostam de graves não irão se decepcionar, eu mesmo gosto de grave e curti o que tem aqui… a não ser que a pessoa esteja buscando um fone com bastante graves, aí eu acho que é melhor buscar um fone basshead. Quem procura por um fone com graves equilibrados na apresentação, o EA500LM é uma ótima pedida. O fone tem sub-graves e médio-graves, não percebi uma região se destacando mais do que a outra, pros meus ouvidos, o som foi de certa forma linear entre as regiões. Não senti decaimento (roll-off), a extensão é boa.

Qualitativo: Os graves do EA500LM tem boa definição, são controlados, são versáteis, tem textura, e tem um pouco de fisicalidade. São graves que acompanham a gravação, e não invadem os médios. O impacto é audível e tem uma característica mais contida, delineada… notar que não são graves magros, pelo contrário, são graves que tem substância, eles só não são graves com força o suficiente para imprimir calor na sonoridade toda do fone. Eu diria que dentre as três frequências – graves, médios, e agudos – os graves do EA500LM são a região que tem menos sensação de alta velocidade, mas ainda assim, são graves muito bons e não destoam das outras frequências, é só mesmo porque os médios e agudos tem a sensação de serem mais rápidos. Dentre os gêneros musicais, eu diria que só EDM e Hip-Hop não combinam com os graves do fone (em quantidade), mas demais gêneros os graves do EA500LM são perfeitos.

Médios:

Quantitativo e qualitativo: Os médios do EA500LM são a melhor parte do fone, sem dúvidas eu fiquei bem impressionado com que ouvi aqui. De certo, são médios que estão um pouco mais “pra frente”, você percebe que essa região tem mais frontalidade. O bom aqui é que os médios não soam gritantes, agressivos ou ríspidos, pelo contrário, acho que param no ponto exato. Qualitativamente falando, a coisa só melhora, são médios de muita transparência, muita resolução, ótimo detalhamento, ótima clareza. Muita informação com qualidade. Os instrumentos ficam com muita definição, é possível ouvir micro detalhes dentro da apresentação. Caixas de bateria soam com ataque, pianos são muito precisos, violinos ficam com muita exuberância, instrumentos de sopro são muito palpáveis. Vozes sussurrantes entregam aquela sensação de ar, de sopro ao falar/cantar.

Vozes: Com toda essa qualidade nos médios, as vozes só poderiam ficar de forma excelente. Fone muito bom para quem gosta de vocais com destaque na apresentação, principalmente para quem gosta de vocais femininos/agudos, que ao meu ver, ganham mais vida e energia, conseguem ter um ótimo desempenho. Os vocais masculinos/graves também ficam legais, porque como o fone tem boa atividade na região dos graves, os vocais de timbres mais baixos ainda conseguem apresentar textura. Agora, os vocais de timbres mais altos realmente conseguem ter um pouco mais de vantagem aqui no EA500LM (na minha opinião).

Agudos:

Quantitativo: Os agudos do EA500LM eu compreendi como de moderados pro alto. Fica meio complicado para explicar, porque não são agudos neutros nem agudos excessivos. É como se eles acompanhassem o ritmo dos médios/médio-agudos, já vem um pouco pra frente, então eles seguem ali a mesma linha. Tem alguns fones que tem médios “pra frente” e quando chegam nos agudos eles diminuem, você sente que uma região tá com mais ênfase do que a outra, o próprio Truthear Nova é um exemplo disso, já aqui no EA500LM não tem isso, os agudos seguem uma linearidade que acompanham os médios, fica algo mais equilibrado. Eu só diria que para uma pessoa que não é muito fã de médios e agudos mais “pra frente”, que talvez o EA500LM não faça muito a sua praia. Mas também é bom lembrar da questão das ponteiras, eu fiz um rápido teste com as Sony EP-EX11 e achei que deu uma leve suavizada nessa região. Não senti decaimento (roll-off), ótima extensão de agudos.

Qualitativo: São agudos muito refinados, versáteis, tem ótima resolução, sem picos, sem estridência, sem sibilância. O EA500LM tem um ótimo detalhamento (nível de micro detalhamento), é possível escutar os mínimos detalhes da gravação. O arejamento também é muito bom, você sente que o som tem vida, que se expande. O brilho é um pouco mais voltado para o lado do cristalino, ou seja, tem um brilho um pouco mais acentuado do que o que eu consideraria neutro. Não senti rispidez, estridência ou perfuração em momento algum. Chimbais soam com muito detalhamento, você consegue ouvir o som dos pratos encostando um no outro de uma forma bem nítida. Fone bom até pra ouvir um Jazz… isso porque eu gosto de ouvir o gênero de um jeito mais analítico, mais puxado pro bright. A grosso modo, o EA500LM me fez até pensar que ele é parecido com o Hifiman HE400SE, embora o Simgot com um leve toque a mais nos sub-graves… Claro, isso é apenas um “a grosso modo”, porque são produtos distintos.

Palco sonoro: A sensação de palco sonoro eu achei muito boa. Mesmo o EA500LM sendo um fone com médios um pouco mais “para frente”, a sonoridade do fone não perde a sensação de amplitude, ele tem ali uma quantidade boa de profundidade para que o som se apresente de forma mais espacial. Ponto bem positivo do fone, soube ser um meio termo entre ter uma leve frontalidade e ao mesmo tempo não soar “colado ao tímpano”. Obviamente esse não é o fone mais espacial que já ouvi, penso que até o EM6L tem um palco sonoro um pouco maior, mas quando soma o palco sonoro e a separação instrumental, o nível de desempenho do EA500LM aumenta consideravelmente.

Separação instrumental: A separação instrumental do EA500LM eu achei muito boa. Fone com muita resolução, tudo fica bem nítido, é possível ouvir cada instrumento em seu devido lugar e perceber que não há congestionamento entre eles. Como falei ao longo da avaliação, parece que é um fone com múltiplos drivers de armaduras balanceadas, porque o nível de detalhamento é tão bom que parece ter drivers específicos para cada frequência. Realmente fiquei bem impressionado com a capacidade do driver dinâmico do EA500LM. Lembrar também que a qualidade das gravações influenciam bastante nesse quesito de separação instrumental.

Amplificação: Eu usei o DAP FiiO M11S para fazer essa avaliação. A saída utilizada foi a 3.5mm e o DAP no modo High Gain. O Volume ficou em 70% dos 120% disponíveis pelo M11S. Eu posso afirmar que o Simgot EA500LM é um fone fácil de tocar, não necessita de amplificação dedicada. Testei o fone no FiiO KA11 e tocou tranquilamente. Certamente o EA500LM vai tocar em celulares, tablets, e notebooks. Mas como de costume, eu indico que pelo menos a pessoa tenha um dongle de boa qualidade para tocar os fones. Atualmente, faço a recomendação do FiiO KA11 como bom dongle custo/benefício.




Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!

Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑