TANCHJIM 4U

REVIEW IN ENGLISH: TANCHJIM 4U REVIEW

>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<

Tanchjim Reviews: Tanya, Mino

https://s.click.aliexpress.com/e/_DdSDTcT

Reels do @iemsandmusic


Encaixe e conforto: O 4U tem esse design que gera um encaixe na horizontal, é um bom design para fones de ouvido, ele tem um corpo bem arredondado, evita qualquer tipo de situação de desconforto. A estabilidade do encaixe é muito boa, a inserção eu achei média, e o isolamento eu achei bom/ok. O bocal do fone parece ser grosso, mas para mim, não gerou nenhum desconforto, aí é uma questão bem pessoal, se você tem um canal auditivo muito estreio, fique atento. Em termos de conforto, eu achei ótimo, exceto pela questão do peso, que sim, ele é um fone que para a atualidade poderia ser mais leve… embora usando o fone esse detalhe não me causou nenhum problema. Geralmente faço sessões musicais de aprox. 2-3h e depois faço uma pausa (retorno ou não), então durante esse tempo, não senti nenhum problema, sem pontos de pressão. O 4U foi um fone que me lembrou bastante os fones da Moondrop, provavelmente devo estar associando com aquela shell do Moondrop LAN. Diz aí, não lembra um pouco?


A sonoridade do Tanchjim 4U eu entendi como um neutro-brilhante (Neutral-Bright). O fone tem uma leve ênfase na região dos graves, os médios mais “naturais”, e os agudos um pouco mais puxado para o lado do brilho. É um fone mais neutro mesmo, então não esperem diversão, energia, etc, ele tenta ser um fone mais “correto”, agora, a grande questão vai ser na parte dos agudos, vamos ver um fator que pode fazer diferença para algumas pessoas, como fez para mim. O fone foi avaliado com o filtro Atmosphere. Então, a descrição do som abaixo, vai ser com esse filtro selecionado.

Graves:

Quantitativo: Os graves do 4U são moderados, e como vamos ver no parágrafo dos filtros, também podem ser de moderados para baixo. Não é um fone para bassheads, nem com o filtro mais “gravudo” e nem com a maior ponteira, o som do fone fica no nível que eu considero o mínimo para gêneros que buscam mais diversão (EDM, POP, etc). Esse é um fone com graves mais neutros, que combinam mais com gêneros acústicos ou com músicas em que os graves não precisam ser a estrela do show, por exemplo, MPB ficou muito bom (embora MPB seja um gênero muito amplo). O 4U tem a região dos médio-graves com um pouco mais de ênfase do que a região dos sub-graves. O fone tem um leve decaimento na região dos subs, mas não afeta a extensão… só afeta quando usando os outros filtros.

Qualitativo: São graves controlados, limpos, suaves, definidos, neutros. Então, vocês já podem imaginar que aqui teremos algumas características mais contidas, como a textura, a fisicalidade, e o impacto. É aquele tipo de grave que está ali para acompanhar a gravação, e sendo assim, ele não invade a região dos médios. São graves mais contidos, o impacto é discreto, e tem uma característica mais “seca”, delineada. Os graves do 4U não são massudos, inchados, ou abafados. Lembrar que o filtro selecionado para a avaliação já é o que mais se destaca entre os outros. São graves muito bons para instrumentos acústicos, como o violão, por exemplo, o som fica mais natural, já que é um instrumento que não precisa de muito sub-grave.

Médios:

Quantitativo e qualitativo: O médios do Tanchjim 4U para mim são a melhor parte do fone, a empresa acertou aqui na quantidade (e na qualidade). Pessoas que gostam de mais destaque na região dos médios vão gostar do fone, e o bom é que ele não é um fone agressivo, gritão, ou duro aqui nessa região. Ele tem sim um pouco de frontalidade nos médios, mas creio que seja exatamente por causa dos graves mais contidos. São médios de ótimo detalhamento, ótima definição, boa clareza, e boa transparência. Instrumentos de sopro ficam muito bons, o 4U consegue tirar um ótimo desempenho com flautas (de pã, doces, ou transversais), sax, trompete, etc.

Vozes: Eu penso que o Tanchjim 4U é um fone que consegue entregar um melhor desempenho para as vozes femininas/agudas, as que tem um timbre mais alto. O bom detalhamento, a clareza, e o arejamento do fone, fazem as vozes agudas ficarem com mais energia, mais vitalidade. Outro tipo de voz que também ficou muito boa com o 4U foram as vozes sussurrantes, é possível sentir que há bastante ar saindo da boca dos cantores/cantoras, traz aquela sensação de sopro mais intimo aos ouvidos. As vozes masculinas/graves, para mim, perdem na questão da textura, o fone acaba não sendo a melhor coisa para vozes guturais, e falta “aquecimento” também.

Agudos:

Quantitativo: Os agudos do 4U são moderados, mas em algumas situações eles vão do moderado para o alto. Vamos explicar isso melhor. O que acontece aqui… Eu peguei o fone para testar e das 5 primeiras músicas que escutei, 4 delas apareceu uma atividade mais acentuada nos agudos, ou seja, o fone tem um pico nos agudos mais altos que faz com que alguns instrumentos soem mais destacados na apresentação. Então, eu já ligo o alerta para avisar aqueles que sentem muita sensibilidade com agudos mais altos, esse fone em algum momento pode passar do ponto para vocês. Eu penso que ele vai ser mais indicado para pessoas que buscam fones com mais destaque na região dos agudos. Agora, não é toda música que vai aparecer essa questão do pico, aí vai depender muito das gravações, é possível que na sua biblioteca musical nunca apareça essa questão do pico, mas assim, é complicado isso porque em algum momento pode aparecer e deixar a apresentação “incorreta” (é subjetivo, pra você pode ser o “correto”). Não senti decaimento (roll-off), a extensão é muito boa.

Qualitativo: Então, para mim, aqui na parte qualitativa vamos ter uma divisão, por um lado os agudos do 4U vão ser muito bons, mas por outro nem tanto. Na parte positiva, vão ser agudos de ótima definição, detalhamento e arejamento. Como disse no parágrafo anterior, se a questão do pico não aparecer na sua música, então os agudos vão ficar muito bons, com um desempenho acima da média. Agora, se por outro lado o pico que citei aparecer, aí para mim penso que os agudos vão passar do ponto, gerar uma coloração, o som do instrumento pode ficar “artificial”. Por exemplo, pratos de condução, triângulos, e carrilhão, o som vem de uma forma bem fina e alta, aí gera aquela sensação de perfuração. Chimbais vão se apresentar com mais energia do que o necessário, gerando sensação de rispidez (pros meus ouvidos). Então, como disse antes, algumas músicas vão se tornar mais brilhantes do que outras, chegando ao ponto de não me agradar, eu achei que o som sai da naturalidade, do coerente com o real. Claro, isso pro meu gosto, pode ser que pra outra pessoa seja exatamente o tipo de agudo que ela esteja procurando. Para Jazz, música instrumental, música com cordas, o 4U ficou muito bom, mas para EDM, Hip-Hop, Rock, Metal, ou alguns POPs, eu realmente achei que não ficou legal.

Palco sonoro: O palco sonoro eu achei apenas médio. Ele é médio em todas as três dimensões: profundidade, altura, e largura. Por ele ser um fone que tem mais destaque na região dos médios e dos agudos, a sonoridade em si acaba ficando mais frontal… mas não é uma frontalidade dura, é algo normal, uma espacialidade ok, nem muito ampla nem muito fechada.

Separação instrumental: O Tanchjim 4U tem uma ótima separação instrumental, todos os instrumentos tocam com ótima definição sem soarem congestionados, as vozes também possuem um ótimo recorte, estão sempre um passo à frente dos demais instrumentos. A depender da qualidade das gravações, em alguns momentos o 4U me pareceu ser um fone Full-BA (fones só com drivers de armaduras balanceadas), que são fones que conseguem separar as frequências com ótimo desempenho.

Teste de Driver Flex: Não presenciei som de driver flex ao inserir os fones nos meus ouvidos.

Amplificação: Eu usei o Moondrop Dawn Pro – review em breve – conectado ao meu notebook para fazer essa avaliação. A saída utilizada foi a 3.5mm. O Volume no dongle ficou no máx e no Windows em 30 (dos 100). O Tanchjim 4U é um fone fácil de tocar, não necessita de amplificação extraordinária. Testei o fone no FiiO KA11 e tocou tranquilamente, também por volta dos 25-30% de volume. Eu acredito que o 4U consiga tocar bem em fontes mais simples, porém eu recomendo que você tenha um dongle de boa qualidade para tocar os fones. Atualmente, faço a recomendação do FiiO KA11 como bom dongle custo/benefício.




Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!

Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑