REVIEW IN ENGLISH: TANCHJIM 4U REVIEW
>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<
INTRODUÇÃO:
Pague 1 e leve 4! O novo lançamento da Tanchjim Audio, fone que conta com um sistema de filtros equalizadores do som, esse é o Tanchjim 4U.
Fone enviado pela HIFIGO, uma das principais distribuidoras dos produtos da Tanchjim, além de outras diversas marcas e produtos de áudio. Mais informações nos links abaixo.
Preço: $69.99 dólares (USD)
Cores: Prata
HIFIGO LINKS:
https://s.click.aliexpress.com/e/_DdSDTcT
ESPECIFICAÇÕES:
Single DD:
- (1) Driver Dinâmico diafragma DMT-4 Ultra LCP de câmara dupla.
– Frequência: 8Hz – 48kHz
– Frequência efetiva: 20Hz – 20kHz
– Sensibilidade: 122dBdB/Vrms
– Impedância: 32Ω±5%
– THD: 0.05% @1kHz 94dB
– Sistema de filtros com 4 ajustes
– Cabo: Cobre & platina banhado a prata
– Plugue: 3.5mm (reto)
– Tamanho do cabo: 1.2m (removível)
– Conectores: 0.78mm 2 pinos
– Material da shell: Liga de zinco
– Peso do fone: 8.9g (um lado)(sem ponteira)
– Peso do cabo: 14.8g
– Peso total (caixa, fones, etc): 207.8g
– Tamanho da caixa: 12cm [C] x 12cm [L] x 5.5cm [P]
UNBOXING:
ASPECTOS FÍSICOS:
Construção: Eis aqui um fone muito robusto, produzido com uma shell (concha) em metal (liga de zinco) e um acabamento espelhado na parte frontal do fone. Design muito minimalista e com pintura prata fosco. É um fone muito elegante, mas ele traz algumas questões que podem tirar a excelência da sua construção. São elas: a primeira é a faceplate, que possui uma parte em vidro, e assim, eu notei que arranha muito fácil, eu fui limpar as marcas de impressão digital para tirar as fotos, e quando vi, um pequeno arranhão. A segunda coisa é, o peso do fone. Ele pesa aproximadamente seus 8.9g, o que já é um valor a ser considerado… tudo bem que nos ouvidos você não sente essa questão do peso, entretanto, não tem como não lembrar dos fones de resina, ou até mesmo outros fones em metal mas que pesam bem menos do que o 4U.
Eartips (ponteiras / borrachinhas): O kit foi muito bom, dois tipos de ponteiras em silicone. Ponteiras normais e ponteiras wide bore (bocal aberto). Os dois tipos nos tamanhos P/M/G. De fato elas tem um visual mais genérico, porém são muito boas, bem macias e funcionais. Eu não uso ponteiras wide bore, então usei as “normais” para fazer a avaliação. De inicio, comecei usando as de tamanho M, mas senti que poderia obter um selamento melhor do canal auditivo com as de tamanho G. Não vejo necessidade de adquirir ponteiras de empresas terceiras (claro, isso é algo subjetivo). Eu encontrei o som do fone já com as que vem no kit.
Cabo: O cabo é excelente! Ponto bem positivo. A parte estética pode não ser do agrado de todos, mas eu gostei bastante, curto cabos prateados. Ele tem exatamente as coisas que eu busco e recomendo que os cabos tenham, que é: ser fino, ser leve, ter earhooks lisos (sem ondulação), ter plugue reto, não gerar microfonia, não ter memórias (vincos viciados na extensão do cabo), e ter conectores de 2 pinos. Todas essas qualidades que citei, fazem parte do que é o cabo do 4U. Gostei muito, a Tanchjim parece que sempre coloca bons cabos nos seus fones. O único ponto adverso é que o chin slider não segura muito bem, ele escorrega… o que para mim não faz muita importância, mas provavelmente faça pra alguém.
Filtros: O grande diferencial do Tanchjim 4U é poder aplicar filtros no som por meio de uma engrenagem. São 4 filtros disponíveis, como mostra na ilustração abaixo. Se vocês viram no vídeo de unboxing, eu mudei as “setas” de direção e foi tudo muito fácil de fazer. Achei que teria alguma complicação em fazer as mudanças, mas o produto tem boa qualidade e deu tudo certo, sem dor de cabeça. A única falha aqui é que ficamos sem saber qual filtro as setas estão indicando. A representação utilizada pela empresa eu achei ruim, são tipo uns pequenos tracinhos. A empresa poderia ter feito uma representação melhor, como por exemplo, por meio de letras: M de monitoring, A de atmosphere, N de natural, e P de pop, acho que ficaria muito melhor… embora isso não é algo tão relevante, uma vez que você encontra o filtro que mais lhe agrada, não mexe mais. Também não tem nada explicando no manual, até por isso resolvi pegar essa ilustração do anúncio do fone para colocar aqui.

Encaixe e conforto: O 4U tem esse design que gera um encaixe na horizontal, é um bom design para fones de ouvido, ele tem um corpo bem arredondado, evita qualquer tipo de situação de desconforto. A estabilidade do encaixe é muito boa, a inserção eu achei média, e o isolamento eu achei bom/ok. O bocal do fone parece ser grosso, mas para mim, não gerou nenhum desconforto, aí é uma questão bem pessoal, se você tem um canal auditivo muito estreio, fique atento. Em termos de conforto, eu achei ótimo, exceto pela questão do peso, que sim, ele é um fone que para a atualidade poderia ser mais leve… embora usando o fone esse detalhe não me causou nenhum problema. Geralmente faço sessões musicais de aprox. 2-3h e depois faço uma pausa (retorno ou não), então durante esse tempo, não senti nenhum problema, sem pontos de pressão. O 4U foi um fone que me lembrou bastante os fones da Moondrop, provavelmente devo estar associando com aquela shell do Moondrop LAN. Diz aí, não lembra um pouco?
Acessórios: De acessórios inclusos, o 4U veio com uma chave de fenda para alterar os filtros sonoros, o que é um ponto positivo, se eles não colocassem o item, ficaria complicado para o usuário. E veio também com saco aveludado para guardar o fone. Nessa faixa de preço, penso que poderia ter vindo com um estojo rígido ou semirrígido, e até tinha espaço dentro da caixa para colocarem.





ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do Tanchjim 4U eu entendi como um neutro-brilhante (Neutral-Bright). O fone tem uma leve ênfase na região dos graves, os médios mais “naturais”, e os agudos um pouco mais puxado para o lado do brilho. É um fone mais neutro mesmo, então não esperem diversão, energia, etc, ele tenta ser um fone mais “correto”, agora, a grande questão vai ser na parte dos agudos, vamos ver um fator que pode fazer diferença para algumas pessoas, como fez para mim. O fone foi avaliado com o filtro Atmosphere. Então, a descrição do som abaixo, vai ser com esse filtro selecionado.
Graves:
Quantitativo: Os graves do 4U são moderados, e como vamos ver no parágrafo dos filtros, também podem ser de moderados para baixo. Não é um fone para bassheads, nem com o filtro mais “gravudo” e nem com a maior ponteira, o som do fone fica no nível que eu considero o mínimo para gêneros que buscam mais diversão (EDM, POP, etc). Esse é um fone com graves mais neutros, que combinam mais com gêneros acústicos ou com músicas em que os graves não precisam ser a estrela do show, por exemplo, MPB ficou muito bom (embora MPB seja um gênero muito amplo). O 4U tem a região dos médio-graves com um pouco mais de ênfase do que a região dos sub-graves. O fone tem um leve decaimento na região dos subs, mas não afeta a extensão… só afeta quando usando os outros filtros.
Qualitativo: São graves controlados, limpos, suaves, definidos, neutros. Então, vocês já podem imaginar que aqui teremos algumas características mais contidas, como a textura, a fisicalidade, e o impacto. É aquele tipo de grave que está ali para acompanhar a gravação, e sendo assim, ele não invade a região dos médios. São graves mais contidos, o impacto é discreto, e tem uma característica mais “seca”, delineada. Os graves do 4U não são massudos, inchados, ou abafados. Lembrar que o filtro selecionado para a avaliação já é o que mais se destaca entre os outros. São graves muito bons para instrumentos acústicos, como o violão, por exemplo, o som fica mais natural, já que é um instrumento que não precisa de muito sub-grave.
Médios:
Quantitativo e qualitativo: O médios do Tanchjim 4U para mim são a melhor parte do fone, a empresa acertou aqui na quantidade (e na qualidade). Pessoas que gostam de mais destaque na região dos médios vão gostar do fone, e o bom é que ele não é um fone agressivo, gritão, ou duro aqui nessa região. Ele tem sim um pouco de frontalidade nos médios, mas creio que seja exatamente por causa dos graves mais contidos. São médios de ótimo detalhamento, ótima definição, boa clareza, e boa transparência. Instrumentos de sopro ficam muito bons, o 4U consegue tirar um ótimo desempenho com flautas (de pã, doces, ou transversais), sax, trompete, etc.
Vozes: Eu penso que o Tanchjim 4U é um fone que consegue entregar um melhor desempenho para as vozes femininas/agudas, as que tem um timbre mais alto. O bom detalhamento, a clareza, e o arejamento do fone, fazem as vozes agudas ficarem com mais energia, mais vitalidade. Outro tipo de voz que também ficou muito boa com o 4U foram as vozes sussurrantes, é possível sentir que há bastante ar saindo da boca dos cantores/cantoras, traz aquela sensação de sopro mais intimo aos ouvidos. As vozes masculinas/graves, para mim, perdem na questão da textura, o fone acaba não sendo a melhor coisa para vozes guturais, e falta “aquecimento” também.
Agudos:
Quantitativo: Os agudos do 4U são moderados, mas em algumas situações eles vão do moderado para o alto. Vamos explicar isso melhor. O que acontece aqui… Eu peguei o fone para testar e das 5 primeiras músicas que escutei, 4 delas apareceu uma atividade mais acentuada nos agudos, ou seja, o fone tem um pico nos agudos mais altos que faz com que alguns instrumentos soem mais destacados na apresentação. Então, eu já ligo o alerta para avisar aqueles que sentem muita sensibilidade com agudos mais altos, esse fone em algum momento pode passar do ponto para vocês. Eu penso que ele vai ser mais indicado para pessoas que buscam fones com mais destaque na região dos agudos. Agora, não é toda música que vai aparecer essa questão do pico, aí vai depender muito das gravações, é possível que na sua biblioteca musical nunca apareça essa questão do pico, mas assim, é complicado isso porque em algum momento pode aparecer e deixar a apresentação “incorreta” (é subjetivo, pra você pode ser o “correto”). Não senti decaimento (roll-off), a extensão é muito boa.
Qualitativo: Então, para mim, aqui na parte qualitativa vamos ter uma divisão, por um lado os agudos do 4U vão ser muito bons, mas por outro nem tanto. Na parte positiva, vão ser agudos de ótima definição, detalhamento e arejamento. Como disse no parágrafo anterior, se a questão do pico não aparecer na sua música, então os agudos vão ficar muito bons, com um desempenho acima da média. Agora, se por outro lado o pico que citei aparecer, aí para mim penso que os agudos vão passar do ponto, gerar uma coloração, o som do instrumento pode ficar “artificial”. Por exemplo, pratos de condução, triângulos, e carrilhão, o som vem de uma forma bem fina e alta, aí gera aquela sensação de perfuração. Chimbais vão se apresentar com mais energia do que o necessário, gerando sensação de rispidez (pros meus ouvidos). Então, como disse antes, algumas músicas vão se tornar mais brilhantes do que outras, chegando ao ponto de não me agradar, eu achei que o som sai da naturalidade, do coerente com o real. Claro, isso pro meu gosto, pode ser que pra outra pessoa seja exatamente o tipo de agudo que ela esteja procurando. Para Jazz, música instrumental, música com cordas, o 4U ficou muito bom, mas para EDM, Hip-Hop, Rock, Metal, ou alguns POPs, eu realmente achei que não ficou legal.
Filtros: Como vocês podem ver na resposta de frequência mais abaixo, o que muda quando você altera os filtros de posição é basicamente a região dos graves. O Atmosphere é o que oferece mais quantidade, daí em diante, só diminui, então vem o POP, o Natural, e por último o Monitoring com menos graves. Evidente que quando você tem essa diminuição nos graves, as outras frequências acabam aparecendo mais na apresentação. Do Atmosphere para o POP eu não senti tanta diferença na diminuição dos graves, a percepção começa a ficar mais significativa no filtro Natural e no Monitoring, que aí sim tem um queda bem acentuada no som dos graves. A palavra “monitoring” em inglês faz referência à monitoramento de estúdio, só que para mim o termo não foi muito bem empregado, uma vez que com esse filtro os graves são bem reduzidos, então fica complicado fazer monitoramento com essa quantidade de graves (na minha opinião). Eu entendo como um ponto positivo o fone oferecer esses filtros no som, apesar de que para mim o Atmosphere já é o filtro que deixa o fone mais “equilibrado” (ainda que não seja um fone com sonoridade equilibrada).
Palco sonoro: O palco sonoro eu achei apenas médio. Ele é médio em todas as três dimensões: profundidade, altura, e largura. Por ele ser um fone que tem mais destaque na região dos médios e dos agudos, a sonoridade em si acaba ficando mais frontal… mas não é uma frontalidade dura, é algo normal, uma espacialidade ok, nem muito ampla nem muito fechada.
Separação instrumental: O Tanchjim 4U tem uma ótima separação instrumental, todos os instrumentos tocam com ótima definição sem soarem congestionados, as vozes também possuem um ótimo recorte, estão sempre um passo à frente dos demais instrumentos. A depender da qualidade das gravações, em alguns momentos o 4U me pareceu ser um fone Full-BA (fones só com drivers de armaduras balanceadas), que são fones que conseguem separar as frequências com ótimo desempenho.
Teste de Driver Flex: Não presenciei som de driver flex ao inserir os fones nos meus ouvidos.
Amplificação: Eu usei o Moondrop Dawn Pro – review em breve – conectado ao meu notebook para fazer essa avaliação. A saída utilizada foi a 3.5mm. O Volume no dongle ficou no máx e no Windows em 30 (dos 100). O Tanchjim 4U é um fone fácil de tocar, não necessita de amplificação extraordinária. Testei o fone no FiiO KA11 e tocou tranquilamente, também por volta dos 25-30% de volume. Eu acredito que o 4U consiga tocar bem em fontes mais simples, porém eu recomendo que você tenha um dongle de boa qualidade para tocar os fones. Atualmente, faço a recomendação do FiiO KA11 como bom dongle custo/benefício.


PRÓS E CONTRAS:
– Experiência de unboxing
– Esteticamente bonito (subjetivo)
– 4 filtros (4 tunings)
– Sonoridade Neutra/Brilhante
– Fácil de tocar
– Ótima separação instrumental
– Ótimo conforto e encaixe
– Cabo excelente
– Boas ponteiras
– Chave para os filtros
– Pico nos agudos
– Peso do fone
– Talvez falte grave para alguns
– Faceplate pode arranhar
– Sem estojo rígido
GRÁFICOS POR SUPER* REVIEWS:


Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!
Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!
Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!


