SIMGOT SUPERMIX 4

REVIEW IN ENGLISH: SIMGOT SUPERMIX 4 REVIEW

>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<

Simgot reviews: EM6L, EW200, EA500LM

https://s.click.aliexpress.com/e/_DddeX8B

Reels do @iemsandmusic

O SuperMix 4 adota um design minimalista que me agrada muito, cores mais sóbrias e sem formatos esquisitos, é o que eu espero em um fone de ouvido. O fone me lembra muito o estilo do Kiwi Ears Quintet, que também possui um perfil mais simples, atualmente é o meu fone preferido, justamente por isso, junta a parte do som com a parte do design mais minimalista. Vamos comparar ambos mais adiante.

Eartips (ponteiras / borrachinhas): Aqui, algo a que se repete em quase todos os fones da marca… Tirando o EW200, os outros dois que avaliei – EM6L e EA500LM – vieram com as ponteiras do SuperMix 4, aquelas brancas com o tubo preto. Pois bem, são ponteiras boas, a parte do domo é bem macia, a questão é que eu acho o tubo delas um pouco rígidas, assim, sempre que possível, faço a troca por outras mais maleáveis. No caso aqui, foi o que aconteceu, eu utilizei as SpinFit CP100 tamanho M para fazer a avaliação do fone. Para um fone de $150 dólares, vir com apenas um kit de ponteiras nos tamanhos P/M/G, acho que não é o ideal, deveria ter pelo menos 2 tipos de ponteiras. Eu tô aqui com o DUNU Titan S2 – próxima avaliação – e é simplesmente de se admirar a quantidade (e qualidade) das ponteiras que vieram com o fone… e detalhe, custa cerca da metade do valor do SuperMix 4… Então assim, “alô Simgot, vamos dar mais atenção para o kit de ponteiras dos fones”.


Quando eu comecei a ouvir o SuperMix 4, de imediato me veio a sensação de que o fone é muito parecido com o EM6L. Infelizmente eu não tenho o EM6L em mãos para fazer um comparativo side-by-side, é apenas uma recordação do que eu ouvi. Agora, se olharmos as respostas de frequência dos fones, vamos ver que eles são muito parecidos (em tonalidade). Eu não tenho como afirmar que o de $150 USD é melhor que o irmão de $100 USD porque como falei, eu achei eles tão parecidos que precisaria ter a unidade do EM6L aqui para tirar a dúvida. O que eu posso dizer é que em termos de construção, o SuperMix 4 – na minha opinião – vale sim a diferença de preço. A shell do SuperMix 4 está entre as melhores que já testei. Claro, isso em parte é algo subjetivo, se você curte mais o design do EM6L, então tá tudo certo. Vale lembrar que a estrutura da shell do SuperMix 4 é bem mais elaborada, aqui temos uma shell com dutos exclusivos para a passagem do som, então certamente possui um custo mais alto para ser desenvolvido.

Na faixa dos $150 dólares, eu confesso não tive muito fone para testar, mas creio que o principal fone para duelar com o SuperMix 4 seria o Truthear Nova. Só que assim, eu nem preciso me aprofundar muito nesse comparativo, isso porque o próprio EM6L para mim já era um fone superior ao Nova (na minha opinião). Tonalmente falando, o EM6L entrega um equilíbrio maior que o Nova, e por um preço mais barato. Então, obviamente o SuperMix 4 por parecer com o EM6L já é também um fone que eu considero mais elaborado do que o Nova. O Truthear Nova também é um fone muito bom, mas ele tem um boost mais destacado nos sub-graves e nos médio-agudos, e os agudos um pouco mais comedidos, o que pros meus ouvidos, preferi o “equilíbrio” maior entre as frequências apresentado pelo EM6L e pelo SuperMix 4. O nível técnico em ambos é excelente, aí vai entrar realmente uma questão de gosto.

Qualitativo: Os graves do SuperMix 4 são limpos, rápidos, controlados, versáteis, equilibrados. Possuem ótima definição e ótima articulação. Tem boa textura e fisicalidade, mas é algo moderado, existem outros fones que são mais texturizados e físicos. O impacto também é algo moderado, o bumbo de uma bateria aparece de forma audível, mas nunca chega a soar muito forte ou excessivo. Os graves do SuperMix 4 não invadem os médios, como também não são abafados ou estrondosos. São graves bem versáteis, conseguem se adaptar a bastante tipo de estilos musicais. Pelas minhas recordações, os graves do SuperMix 4 me parecem ser até um pouco mais baixos do que os graves do EM6L.

Quantitativo e qualitativo: Sem dúvidas um ponto de muito acerto aqui no SuperMix 4. Temos médios muito bem elaborados, nem são recuados nem são frontais demais. O pinna gain é excelente, tem uma leve ênfase que traz muita naturalidade para as vozes e instrumentos. Os médios em geral possuem uma ótima transparência, clareza, e definição, além de um bom detalhamento também. O Truthear Nova, por exemplo, tem um pinna gain com mais elevação, o que em algumas situações eu achava que deixavam os médios com mais frontalidade do que eu gostaria… já aqui no SuperMix 4, eu não sinto passar do ponto com absolutamente nada, tudo me soa muito confortável e sem perder a qualidade.

Vozes: O fone consegue ter bom desempenho com ambos os tipos de vozes, isso é, com as vozes femininas/agudas ou com as masculinas/graves. Agora assim, como disse, ele vai tocar tudo muito bem, mas se você quer extrair o máximo de um determinado tipo de voz, aí talvez precise buscar um fone mais específico. Por exemplo: “ah eu quero um fone que coloque a voz de Adele lá em cima”, então, é nesse sentido que eu falo, você precisa buscar um fone com mais elevação nos médio-agudos e agudos. O próprio Simgot EA500LM e o EW200 eu penso que são fones que vão ser melhores para dar mais ênfase aos vocais de timbres mais altos.

Amplificação: Eu usei o dongle FiiO KA11 conectado ao meu notebook para fazer essa avaliação. O Volume ficou em 25% dos 100% disponíveis pelo Windows. Eu posso afirmar que o Simgot SuperMix 4 é um fone fácil de tocar, não necessita de amplificação dedicada. Ele vai tocar bem em celulares, tablets, e notebooks. Mas como de costume, eu indico que pelo menos a pessoa tenha um dongle de boa qualidade para tocar os fones. Atualmente, faço a recomendação do FiiO KA11 como bom dongle custo/benefício.

Desse duelo, apenas um sairá vencedor… brincadeira, ambos são excelente fones em faixas de preço diferente. Mas já que foi feito esse comparativo, sim, eu penso que existe um que tem um desempenho melhor do que o outro. Vale lembrar que são produtos distintos e que o Quintet custa $219 USD e o SuperMix 4 custa $149,99 USD.

O perfil de sonoridade entre eles até que se parecem, ambos são fones que considero all-rounder (fones que conseguem executar bem vários gêneros musicais). Numa faixa de preço abaixo do Quintet, até o momento, o SuperMix 4 é a minha indicação, e um pouco mais abaixo, na casa dos $100 dólares, o EM6L da própria Simgot.




Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!

Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑