LETSHUOER DZ4

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>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação”<<

INTRODUÇÃO:

Depois de ter avaliado o famoso S12 e o excelente D13 (fone que eu mais gostei no ano de 2022), a Letshuoer nos traz mais um lançamento, o Letshuoer DZ4. O fone conta com a implementação de 3 drivers dinâmicos e 1 radiador passivo.

Avaliações da Letshuoer: S12, DT02, D13


Link da Letshuoer:

https://s.click.aliexpress.com/e/_DmCpRGP


ESPECIFICAÇÕES:

Config de 4 Drivers:
– (3) Drivers Dinâmicos (DD) de 6mm de titânio
– (1) Radiador Passivo (PR) de 6mm
– 4 tubos acústicos, 2 crossovers
– Design semi-aberto
– Frequência: 20Hz – 40KkHz
– Sensibilidade: 104dB
– Impedância: 12Ω @1kHz
– Distorção: ≤3% (@1kHz)
– Plugue: 3.5mm (reto)
– Conectores: 2 pinos 0.78mm
– Cabo: 4 Núcleos de cobre banhado a prata
– Tamanho do cabo: 1.2m (removível)
– Material da Shell: tampa de alumínio e corpo de resina em 3D
– Peso do fone: 5.3g (um lado)
– Peso do cabo: 20g
– Peso total (caixa, fones, etc): 264g
– Tamanho da caixa: 15.7cm [C] x 10.5cm [L] x 5cm [P]




ASPECTOS FÍSICOS:

Eartips (ou ponteiras / borrachinhas). Bem, aqui temos um kit de ponteiras de dois tipos em silicone, nos tamanhos P/M/G. Prestem atenção que vem uma história aí agora. Então, eu consinto que o kit de ponteiras não é ruim, entretanto, essa é a segunda vez que eu tive problema com essas eartips stock que a Letshuoer colocou, a primeira vez foi com o D13.

-A avaliação foi feita com as ponteiras SpinFit CP100 no tamanho M.

Cabo. Já começa que esteticamente é um cabo muito bonito, e ele me lembra muito o cabo do S12, só que o cabo do S12 eu achei um pouco mais pesado e mais rígido do que esse, então, o cabo do DZ4 eu achei que é leve e maleável, fácil de manusear. De pontos positivos temos: não pega memória (ondulação), é fácil de enrolar para guardar, e não apresentou microfonia (apenas o trivial de todos os cabos). De pontos não tão positivos, eu confesso que ele embaraçou algumas vezes, mas sinceramente isso vai muito do momento de enrolar o cabo. O cabo vem com o Chin Slider, e a peça funciona 100% para o que se destina. Gostei bastante desse cabo, como disse no primeiro parágrafo, a qualidade do produto pelo preço é algo muito bom para o consumidor. Eu diria que num contexto geral só tive um único detalhe com esse cabo, que vou relatar no parágrafo seguinte.

Earhooks (ou ganchos de orelha) e Conectores. Então, eu achei que a curvatura os earhooks vieram muito curvadas, formando um ângulo estreito, e talvez para quem tiver uma orelha grande pode ser que gere um ponto de pressão. A dica é tentar abrir mais um pouco esse ângulo ou de fato vir a trocar o cabo se necessário. Confesso que quando comecei a usar o fone eu tive um pequeno ponto de pressão na minha orelha, mas com o tempo acho que o plástico ficou mais macio e essa questão sumiu. Agora sobre os conectores. Conectores do tipo 2 pinos para mim é sempre a melhor opção, e aqui no DZ4 os conectores são ótimos, fácies de tirar e colocar, sem problemas. A indicação do lado certo de encaixar são pelas cores: lado vermelho é o lado direito, e o lado transparente é o lado esquerdo.

Encaixe. Como sempre, essa é uma parte muito subjetiva, mas eu achei que o encaixe do fone foi um ponto muito positivo. Pros meu ouvidos, o encaixe ficou excelente. A estabilidade foi de 100%. Esse é realmente um fone com design de fone. A Letshuoer buscou fazer a shell (concha) do fone com a HeyGears, mesma empresa de impressão 3D que fez o Truthear Hexa. A qualidade da impressão é impressionante, o fone parece que foi feito em cerâmica. O isolamento eu achei muito bom, e a inserção em achei média.

De acessórios inclusos, além dos já citados nos parágrafos acima, o DZ4 veio com um case (estojo) excelente. A princípio – antes do produto chegar – eu achei que seria um case de metal, mas não, é feito de plástico com um toque bem macio, parece um emborrachado de textura suave, é algo bem diferente, mas que pro lado positivo. Tenho a suspeita de ser um objeto feito por impressão 3D, só não sei se foi produzido pela HeyGears também. Talvez o único ponto a ser criticado é por ter um fechamento de enroscar, e aí tira um pouco da praticidade na hora de retirar o fone de dentro. Mas tirando isso, eu achei o case de ótima qualidade, um dos melhores cases que já testei, e principalmente dentre os fones dessa faixa de preço.




ASPECTOS SONOROS:

A sonoridade do Letshuoer DZ4 eu entendi como um fone que segue a linha da Harman Target (curva de compensação do grupo Harman International). Bem verdade, cada empresa faz uma variação dessa curva e aplica em seus fones, e aqui no DZ4 eu entendi que houve também suas modificações. Eu esperava que o DZ4 fosse um fone com bastante grave e inclinado para o som divertido, entretanto, minha concepção mudou depois que comecei a ouvir o fone. A Harman Target tem essa proposta de diversão e que toque os gêneros mais populares, porém aqui no DZ4 as modificações que a Letshuoer fez acabou mudando um pouco a proposta original da curva (na minha opinião).

O quantitativo de graves do DZ4. Para mim, o nível de graves ficou no moderado. Então, aqui realmente foi uma surpresa, achei que por o fone ter 3 drivers dinâmicos e mais 1 radiador passivo, que os graves seriam no mínimo de moderado pro alto, porém, não são (na minha opinião). E mesmo eu tendo feito as modificações citadas no parágrafo das ponteiras (eartips), o som no meu entender continua no moderado. Em termos de subgraves e médio-graves, o DZ4 eu achei que apresentou um pouco mais de sub-graves do que médio-graves, mas a diferença não é tão grande, em algumas ocasiões as duas regiões se apresentam até como “linear”. Ainda assim, o que se ouve com mais frequência são os sub-graves. Não senti decaimento (roll-off), e a extensão é boa.

Honestamente, penso que o DZ4 não seria um fone que eu indicaria para os amantes dos graves mais destacados. Penso que um Truthear Hexa, ou um FiiO JD7 apresentaram mais graves do que o DZ4, ou até o QoA Vesper2 também, embora esse último os graves tem uma proposta mais diferente do que a dos fones citados antes. Se puder subir um degrau em termos de preço, aí sim temos o excelente Letshuoer D13 com ótimos graves.

Já em aspectos qualitativos, os graves aqui são controlados, versáteis, limpos, sutis, “magros, porém não secos”. A definição é boa, o impacto é ok, a fisicalidade é normal (nem muito nem pouco), apresenta pouca textura. Acredito que foi um fone tunado com graves para acompanhar a apresentação, ao invés de serem o destaque dela. Não são graves estrondosos, não são graves inchados, e não invadem os médios. Em algumas situações os graves podem soar inclinando-se para o “abafado”, mas isso é sabido de ser uma característica de fones com mais sub-graves do que médio-graves. Lendo esse parágrafo pode ficar uma impressão de que os graves do DZ4 não são bons, mas não é bem assim, a minha perspectiva é de fones com mais graves, e aí me agrada muito mais ter mais impacto, mais fisicalidade, etc. Talvez para quem esteja procurando por fones com graves mais moderados, o DZ4 certamente entra na lista. O ponto positivo é que mesmo sendo moderado, ele consegue tocar gêneros como EDM, POP, Hip-Hop, etc, isso é, gêneros que vão bem quando o fone entrega sub-graves presentes.

Os médios. Aqui sim eu penso ser a região de maior ênfase nesse fone, principalmente a região dos médio-agudos. Em termos quantitativos, temos um pinna gain mais pra frente, porém sem soar agressivo, nada passa do ponto, assim como nada fica recuado. Agora em termos qualitativos, eu confesso que senti algo de diferente aqui… por mais que essa região tenha boa clareza e faça a apresentação ganhar vida, também achei que faltou uma última gota em transparência e resolução, fica uma sensação de que está faltando um último toque de ar para a região alcançar o máximo desempenho. Provavelmente uma pessoa comum não vai sentir isso que relatei, é preciso fazer um comparativo com outro fone que soa exatamente com essa característica a mais que citei, e na ocasião eu utilizei o FiiO JD7 como o outro fone de comparação. Eu confesso que nem mesmo eu conseguiria imaginar algo de diferente ao DZ4 se já não tivesse escutado o outro fone. E no final das contas a diferença é bem pequena.

Vozes. As vozes femininas/agudas levaram a melhor na disputa contra as vozes masculinas/graves. Com um pinna gain mais pra frente, as vozes mais frias acabam recebendo mais destaque, por outro lado, as vozes mais quentes ficaram sem muita textura, mais magras, então por isso eu penso que o DZ4 consegue extrair mais potencial das vozes mezzo-soprano e soprano.

Palco sonoro (soundstage). A sensação de palco sonoro eu achei boa. Ele possui mais profundidade e largura, já em altura eu achei um pouco menos, mas a espacialidade é boa, o pinna gain mais frontal não reduziu a sensação de abertura do som. Notar que eu achei o palco sonoro do DZ4 bom mas já escutei outros fones com palco mais amplo, o próprio FiiO JD7 é um exemplo de palco sonoro um pouco mais espaçoso, ou o Letshuoer D13 que penso estar num nível acima do DZ4.

Separação instrumental. A separação instrumental eu achei boa/ok. O fone tem uma boa separação estéreo, e em separação dos instrumentos ele é bom mas não é excelente, digo isso por que já ouvi outros fones que achei ter uma separação melhor, a citar, o Truthear Hexa é um exemplo. Agora assim, o DZ4 não fez feio não, não embolou em momento algum e eu pude ouvir todos os instrumentos com boa definição (lembrando que a separação pode variar também de acordo com a gravação e outros processos durante a produção musical).

Teste de Driver Flex. O DZ4 tem um monte de driver dinâmico em sua composição(!), então, é mais do que necessário verificar se o fone apresenta driver flex. Durante o tempo que avaliei o fone, não houve nenhum sinal de ruído de driver flex no DZ4, nem com as ponteiras stock nem com a SpinFit CP100. Sendo assim, fica assegurado que o fone está livre desse problema. Para aqueles que ainda não conhecem o que é “driver flex”, eu coloquei a explicação aqui nesse link.

Amplificação. Nessa avaliação eu usei o DAP FiiO M11S – review em breve – conectado à saída 3.5mm SE e no modo High Gain ativado. O volume estabelecido no DAP foi de 70%. No meu entender o DZ4 é um fone fácil de tocar, e não necessita de amplificação extra. Até parece ser uma configuração expressiva do DAP, mas a escala de volume do equipamento vai até 120 passos. Eu testei o fone também na placa de áudio do meu notebook e achei que ele tocou normalmente, o volume eu coloquei em 40% e já ficou alto o suficiente.



Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai:

Combinaram:

Nem tanto:

Link da Playlist:



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