SMSL D10

REVIEW IN ENGLISH: SMSL D10 REVIEW

>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<

https://s.click.aliexpress.com/e/_omxct9Z (Aoshida HiFi)

https://s.click.aliexpress.com/e/_oljvPO7 (ShenzhenAudio)

https://s.click.aliexpress.com/e/_olsZsiP (Angelears)

 Kiwi Ears Quintet
NF Acous NM20
Tin HiFi P1
FiiO BTR13
FiiO BTR11
 FiiO KA11
– MotoZ3Play
– Samsung S22U
– Dell Inspiron 14 (W10)

Construção: Vocês lembram do Questyle M15? Aquele dongle que tinha uma parte de vidro, e que fez bastante sucesso na comunidade… Pois bem, temos aqui um dongle que se assemelha bastante ao M15 no quesito design. Além do corpo em alumínio, o D10 possui também parte da sua estrutura em vidro, o que faz com que tenhamos a visão interna do circuito. Sei que a estética é sempre algo muito subjetivo, mas para mim, o D10 é um dos dongles mais bonitos que já testei, se não o mais.

Ele é um dongle muito leve e muito compacto também, se você viram o unboxing do FiiO BTR11, notaram que o D10 é praticamente do mesmo tamanho que o BTR11, só que é preciso lembrar que o D10 é um equipamento com saída balanceada, ainda por cima, a 4.4mm, que é a maior. O D10 também possui um ótima qualidade de construção, todas as bordas são arredondadas, evitando quinas afiadas.

O D10 vem com a implementação de dois LEDs no circuito: um na parte de trás e outro na parte da frente. Ou seja, de qualquer lado que o dongle esteja, você vai ter um LED aceso. Esse é um ponto que é sempre positivo – na minha opinião – e eu só me dei conta quando avaliei o AUNE Yuki… O Yuki não tem LED, então, a pessoa fica meio perdida, dá uma impressão de que o produto não está funcionando. Curiosamente, o LED do D10 fica sempre ligado… isso pode ser um incômodo para algumas pessoas, mas para mim, não. Aqui eu só pude notar que o LED ficou na cor azul o tempo todo… testei apenas com arquivos de 16bits/44.1kHz e 24bits/96kHz, o LED não mudou de cor. Talvez só muda mesmo se usar arquivos DSD.

Consumo de bateria na saída 3.5mm. Usando o Kiwi Ears Quintet, o consumo de bateria foi de 7% O smartphone que usei tem bateria de 5.000mAh. O teste foi realizado durante 1h de reprodução com a tela desligada e o WiFi desligado (modo avião). O volume estabelecido no dongle foi o vol. máx e no Android foi o nível 8 dos 15 disponíveis. Repeti o mesmo teste usando o Tin HiFi P1 na saída 4.4mm balanceada. O consumo foi também de 7%. Evidente que esses números são só uma base. Eu achei um pouco estranho dar o mesmo número nas duas saídas – embora deixei no mesmo volume para ambos os fones. Se formos reparar nas especificações, não tem uma potência específica para o 3.5mm e outra para o 4.4mm… Está como 500mW para as duas.

Atualmente, dos dongles com saída balanceada que testei, o SMSL D10 só fica mesmo atrás do FiiO KA5, mas aí também esse último é um dongle com muito mais recursos, a parte física e as features eleva o produto como um todo… se for colocar na balança, o D10 é quase metade do preço do KA5, então é preciso pensar, se você quer pagar a mais para ter uma parte “além do som” mais rebuscada.

Em termos de amplificação, primeiro dizer que eu fiz os testes com o D10 conectado ao meu notebook, então deixei o dongle no volume máximo e controlei o som pela escala de volume do Windows10. Testando na saída 3.5mm com o Kiwi Ears Quintet e com o NF ACOUS NM20, o D10 só precisou de 20-25% de volume para ambos os fones estarem num volume alto porém confortável (pros meus ouvidos). Todos dois fones são fáceis de empurrar, o NM20 é até mais fácil, então a sonoridade de ambos na saída 3.5mm, para mim, já é a correta.

Na saída 4.4mm Balanceada, eu testei com o Tin Hifi P1 (primeira versão). Aqui eu aumentei o volume para 50%, achei que já estava suficiente para os meus ouvidos. Nesse nível, a sonoridade ficou com mais dinâmica no som como um todo, incluindo os graves. A minha percepção de que o D10 consegue obter mais potência é exatamente porque com um nível mais baixo de volume eu consegui chegar no ideal, em outros dongles, eu precisava colocar em 70% ou mais para que o P1 começasse a ficar melhor.

Não cheguei a testar o D10 com o Hifiman HE400SE, mas pela minha experiência com o headphone e outros dongles, me arrisco a dizer que o D10 empurra tranquilamente o headphone, principalmente na saída 4.4mm balanceada.

COMPARATIVO: SMSL D10 x FiiO KA11

Se você procura um dongle simples mas com saída 3.5mm & 4.4mm, o SMSL D10 – pelo preço que custa e pela ótima qualidade de áudio – é uma grande recomendação. Se você não vai utilizar a saída 4.4mm, então eu diria que o preço que vai pagar no D10 talvez não compense, melhor ir no FiiO KA11 e economizar uma grana. Agora, se você tem um cash a mais e procura um dongle com mais features, saída 4.4mm, e etc, pode também ficar ciente do FiiO KA5 como uma opção.



Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!

Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑