FIIO Q11

REVIEW IN ENGLISH VERSION CLICK HERE: FIIO Q11 REVIEW


>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação”<<

Avaliações anteriores da FiiO: FH3KA1HS18JD7, KA5, FD11

https://www.fiio.com/

https://www.fiio.com/q11

https://s.click.aliexpress.com/e/_DEU5gsT

Potenciômetro (botão de volume). A peça é feita em metal (pelo menos foi a impressão que tive aqui). A rolagem do volume nesse potenciômetro eu considerei como sendo “firme”, isso é, ele tem um pouco de resistência ao girar o botão, tipo, não dá pra ir até o máximo com apenas uma rolagem, é preciso fazer o movimento umas duas ou três vezes até conseguir chegar no fim. O potenciômetro além de ser o botão de volume, é também o botão de liga e desliga, ele gera aquele “click”. Um botão de liga e desliga no potenciômetro para mim é um ponto muito positivo, pois posso deixar o Q11 conectado direto no computador e poder desliga-lo (sem precisar desconectar o cabo). Essa questão foi algo que critiquei no iFi ZEN Air DAC e também com o AUNE Flamingo, apesar que nesse último tinha um botão de On/Off na parte traseira do equipamento.


Diferente do dongle KA5, o Q11 possui bem menos recursos a serem modificados pelo aplicativo.

Falando um pouco sobre a questão da portabilidade e a bateria interna do produto. O Q11 pode ser utilizado tanto como um DAC/AMP de mesa, como um DAC/AMP portátil, quem vai decidir isso é o usuário. Para mim, o Q11 tem um apelo muito mais voltado para o uso em mesa, pela questão do tamanho e tal, vejo os dongles com mais “portabilidade”, e minha indicação é o FiiO KA5 sem titubear. Eu confesso que a FiiO poderiam ter feito o Q11 sem bateria interna, mas também compreendo que aí o uso com smartphones seria prejudicado, e assim eles fizeram de uma forma que fosse bom para ambos os estilos.

Até o momento que escrevo essa avaliação, o Q11 não possui nenhuma atualização de firmware disponível, apenas a versão que já vem instalada no produto. Se no futuro isso ocorrer, essa página traz as informações necessárias: https://forum.fiio.com/firmwareDown.do

Essa outra página pode esclarecer algumas dúvidas recorrentes sobre o equipamento (apenas em inglês): https://www.fiio.com/q11_faq

A qualidade de áudio do FiiO eu achei ótima. Segundo a FiiO, o DAC chip utilizado no Q11 foi o da empresa Cirrus Logic, modelo CS43198, exatamente o mesmo DAC chip utilizado no dongle KA5. Então basicamente segue a mesma premissa que tive lá com o KA5, a sonoridade do Q11 também teve um desempenho excelente, som muito transparente, definido, e de alta qualidade. Não percebi nenhuma distorção, coloração, ruído de fundo ou som estranho durante os períodos que fiquei testando o equipamento.



Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o Facebook e o Instagram do site para receber todas as novidades em primeira mão!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑