REVIEW IN ENGLISH VERSION CLICK HERE: FIIO FD11 REVIEW
>>Caso você seja novo aqui, recomendo que leia a página “Apresentação”<<
INTRODUÇÃO:
Depois de ter avaliado o FiiO JD7, fone single DD de excelente custo benefício em sua faixa de preço, agora a FiiO vem com mais um lançamento de fone com único falante dinâmico por lado, o FiiO FD11. É preciso citar que o FD11 entra como uma linha de fones com custo bem mais acessível, só não é o mais barato da empresa porque existe o bullet JD3 e o earbud FF1.
Preço: $39.99 dólares (USD)
Cores: prata (espelhado)
Cabo: Sem Mic
Avaliações da FiiO: FH3, KA1, HS18, JD7, KA5
Link da FiiO:
https://s.click.aliexpress.com/e/_DCJMCUT
ESPECIFICAÇÕES:
Single DD:
– (1) Driver Dinâmico (DD) de 10mm de carbono
– Frequência: 20Hz – 20KkHz
– Sensibilidade: 111dB/mW@1kHz
– Impedância: 24Ω @1kHz
– Plugue: 3.5mm (em L)
– Conectores: 2 pinos 0.78mm
– Cabo: 4 Núcleos OFC
– Tamanho do cabo: 1.2m (removível)
– Material da Shelll: Liga de Zinco
– Peso do fone: 9.1g (um lado)
– Peso do cabo: 13.2g
– Peso total (caixa, fones, etc): 105g
– Tamanho da caixa: cm 14.5cm [C] x 9.5cm [L] x 3.8cm [P]
ASPECTOS FÍSICOS:
Eartips (ou ponteiras / borrachinhas). O kit de ponteiras foi bem simples, apenas 1 tipo de ponteira em silicone, nos tamanhos P/M/G. Então, isso é até de se estranhar porque a FiiO sempre coloca uma quantidade generosa de ponteiras nos seus fones. Aqui especificamente no caso do FD11 a empresa nos desapontou (ou me desapontou), eu penso que poderia ter vindo mais ponteiras, até porque aqui vai ter um desdobramento muito importante para o restante da avaliação. O FD11 eu achei ser um fone muito “eartips dependente”, ou seja, é possível sim que o proprietário do fone tenha que fazer a troca das ponteiras stock por ponteiras de outras empresas (SpinFit, AZLA, etc). A grande questão aqui é, a solução está dentro da própria empresa, sim, a FiiO tem as ponteiras HS18, que na ocasião resolveram meu problema.
Explicando melhor. Eu comecei os testes com as ponteiras stock no tamanho M, o som simplesmente ficou muito puxado para os médio-agudos, então pela experiência fui buscar as de tamanho G, e aí já resolveu a parte do som. Entretanto, ponteira não muda apenas o som, a questão do conforto também é uma característica que pode sofrer alteração com essa mudança. Ora, decidi testar então com as HS18 justamente para melhorar o quesito conforto, porque não sei o que houve mas eu pouco tempo eu senti um certo “incômodo”. Na verdade não foi um incômodo, mas sim aquele perceber que você está com alguma coisa inserida no seu ouvido. Enfim, as HS18 removeram essa sensação e trouxeram em mim mais suavidade no encaixe. Daí penso que a FiiO poderia ter incluído essas ponteiras proprietárias no FD11 (por outro lado também entendo a questão do preço do fone).
-A avaliação foi feita com as ponteiras FiiO HS18 no tamanho G.
Cabo. Um cabo de entrada para um fone de entrada. O cabo é bom e funcional, embora ache ele um cabo bem comum, não tem nada que o faça ser um ótimo cabo. Penso que o cabo do Kiwi Ears Cadenza é um pouco melhor, ou também o próprio cabo do FiiO JD7 é superior, embora a faixa de preço seja diferente. Os pontos positivos são, é um cabo bem leve, fácil de enrolar para guardar, não apresenta microfonia. De pontos não tão positivos, aparecem algumas ondulações (porém nada de muito acentuado), esteticamente também não achei tão bonito (subjetivo), e embaraça um pouco ali depois do divisor. Esse cabo não vem chin slider. Analisando num contexto geral, não vejo necessidade de trocar o cabo por outro, até porque vamos ver algo interessante no próximo parágrafo. A FiiO está vendendo um cabo à parte que vem com um microfone embutido, mas o FD11 em si não foi lançado com versão disponível com microfone. Logicamente o preço irá aumentar com a aquisição de um cabo extra.
Earhooks (ou ganchos de orelha) e Conectores. Os Earhooks são bem leves e flexíveis, e eles tem uma curvatura que eu achei até fechada demais, entretanto, como são bem leves e maleáveis, acaba não gerando aperto. Agora a parte dos conectores. O grande detalhe dos conectores é que eles são “proprietários”, na verdade há um recuo no fone no local de encaixe dos pinos, e isso faz com que nem todo cabo de 2 pinos consiga encaixar. Penso que talvez seja até raro encontrar um cabo com conectores que sirvam para o FD11, eu testei o cabo do Moondrop SSR e não encaixou, eu testei com um Effect Audio Origin que tenho aqui e também não serviu. Realmente vai ser difícil encontrar um cabo com conectores que dê certo, a não ser os cabos que a própria FiiO acabou de lançar em sua loja oficial, que aí sim foram projetados já para seus fones, é o rio que corre pro mar. PS: a primeira foto lá em cima os conectores estão invertidos, mas foi apenas para tirar a foto.
Encaixe. Então, como foi dito no parágrafo das Eartips, eu tive a questão das trocas das ponteiras… De início, o encaixe não foi o melhor, só após as trocas é que eu fui conseguir um encaixe melhor. A questão foi que o bocal do fone é um pouco longo, e com mais o tamanho das eartips, eu não estava conseguindo um selamento apropriado, o fone ficou meio que mais pra fora do meu ouvido. Com as HS18 eu consegui fazer com que o fone entrasse mais no meu canal auditivo, e aí sim o encaixe melhorou 100%. Feito isso, posso dizer que a estabilidade é muito boa, e o fone não ficou com partes protusas para fora dos meus ouvidos. O isolamento eu achei bom/ok, e a inserção em achei de média pra funda.
Em termos de conforto, aqui também teve a questão das Eartips de novo, e após a troca, eu consegui um conforto maior, isso foi descrito no parágrafo das Eartips. Eu achei o FD11 bem confortável, o único detalhe aqui é o peso do fone, certamente não é um fone pesado, porém também não é um fone tão leve, ele é feito em metal, e aí tem seu peso aumentado em relação à fones de resina ou plástico. Em comparação com o JD7, o FD11 pesa 9.1g enquanto que o JD7 pesa 8.2g, e realmente na prática o JD7 como um todo é mais confortável do que o FD11 (na minha opinião). No mais, o FD11 tem um design bem anatômico, a superfície é 100% lisa, sem partes estranhas. Se você me perguntar se acho o FD11 um fone ideal para longas sessões, veja bem, eu diria que o JD7 ou até o FH3 eu acho bem melhores do que o FD11 para isso. Mesmo eu tendo ficado com o fone por umas 2-3h seguidas sem sentir desconforto, a questão do peso é um diferencial, penso que existem fones mais leves para quem busca passar muito tempo escutando.
Infelizmente não veio nenhum acessório extra com o FD11. É compreensível por causa do valor do produto, a empresa quis oferecer o menor valor possível para o consumidor. Entretanto, penso que qualquer fone deve vir com um estojo, rígido ou semirrígido (na minha opinião), quem já teve ou viu outros fones da FiiO sabe que o estojo que eles oferecem com os modelos mais acima é um item muito bom, a citar o JD7 e o FH3.
ASPECTOS SONOROS:
A sonoridade do FiiO FD11 eu entendi como um fone V-Shape (desenho em V). O FD11 tem graves acima da neutralidade, médios mais pra frente, e agudos mais “lineares”. Para mim o grande destaque do FD11 foram os médio-agudos, a região mostra bastante clareza sem deixar a apresentação cansativa. Ele é um fone V-Shape, agora, eu não achei ele um fone em V tão extremo, hoje seria o que chamamos de Mild-V-Shape, que é um V-Shape mais leve, som que não é excessivo nas pontas (graves e agudos).
Pessoalmente eu ainda prefiro o FiiO JD7, tanto em som como em construção, mas claro que estou falando em relação ao projeto Single DD, até porque dos fones da FiiO que já testei, certamente o FiiO FH3 é o meu preferido. Comparando rapidamente o FD11 com o JD7: o JD7 tem uma sonoridade mais quente, um pouco mais de presença nos subs, o pinna gain levemente mais baixo, e os agudos mais suaves (de forma ínfima). O FD11 vai ter um grave mais “limpo”, pinna gain mais “seco”, e agudos com um pouquinho de brilho a mais (coisa pouca mesmo).
O quantitativo de graves do FD11. Na minha opinião, o fone tem um nível moderado de graves. Aqui certamente pode haver uma variação de pessoa para pessoa por causa do que falei lá no parágrafo das Eartips, a forma como o som se apresentou pra mim foi no nível moderado. O FD11 apresenta boa presença de sub-graves e médio-graves. Como vocês podem saber, sempre achei que as FiiO HS18 tiram um pouco dos médio-graves dos fones, então a minha experiência com o fone é que tanto sub-graves quanto médio-graves estão em mesma quantidade, ou seja, não percebi uma diferença audível entre uma região e outra. não senti decaimento (roll-off), a extensão é boa.
Em termos qualitativos, os graves são rápidos, limpos, controlados, tem boa definição. O impacto é mais seco, e não é muito forte, não tem “porrada” aqui. Eu achei que faltou um pouco mais de textura aqui, e também um pouco mais de fisicalidade, o comportamento dos graves é como se fossem graves que apenas acompanham a gravação, isso é, não se destacam, não são a estrela da apresentação. Não são estrondosos, não são inchados, não são abafados, e não invadem os médios. Dito isso, penso que para os bassheads de plantão, seria melhor subir para um JD7 ou se preferir mais graves ainda, o FH3. Outro exemplo também de fone com mais graves pode ser o Tin C3. Agora, os que preferem uma apresentação mais “equilibrada”, aí sim o FD11 seria mais indicado. Eu vou “não combinar” os gêneros EDM, Reggae, e Hip-Hop justamente por gostar de ouvir esses gêneros com graves um pouco mais “suculentos”. Mas para os demais gêneros o FD11 vai muito bem.
Os médios. Antes do FD11 eu avaliei o QoA Vesper 2, que traz exatamente um pinna gain oposto ao do FD11, lá no Vesper 2 eu achei que houve um recuo perceptível nessa região, já aqui as coisas ficam bem mais evidentes, o som fica mais “pra frente”, a apresentação fica com bastante clareza, transparência e resolução. Aqui certamente para mim foi a região de maior destaque, tanto em quantidade como em qualidade, o bom é que não há agressividade ou rispidez, mesmo sendo “pra frente” o som não fica cansativo, ou fatigante, me lembra o som do Truthear Hola aqui nessa região (digo lembra porque não tenho mais ele aqui para comparar lado a lado). O timbre é mais “seco”, mais frio, sem aquele aquecimento que geralmente fones com mais graves e menos pinna gain trazem à apresentação. Instrumentos de sopro ficam bem palpáveis, ou mesmo violino e piano, todos ficam com bom detalhamento e definição.
Vozes. As vozes femininas/agudas ganharam a batalha contra as vozes masculinas/graves, isso não teve nem do que duvidar, como mencionado no parágrafo dos graves, há uma falta de textura, além do fone ter um pinna gain mais destacado, isso fez com que as vozes mais graves perdessem corpo, daí por outro lado as vozes mais agudas acabam levando essa pequena vantagem. Vozes sussurrantes ficam com bastante destaque, já que o timbre mais “seco” deixam sons de sopro de forma mais clara e evidente.
Agudos em termos quantitativos. Penso que os agudos do FD11 estão no nível do moderado. A presença é algo linear, nem muito nem pouco. Para os que são muito sensíveis aos agudos, fiquem tranquilos que o FD11 não gera fatiga auditiva. Creio que dentre as 3 zonas de frequência do som – grave, médio, e agudo – os graves e os agudos se apresentam mais em “igualdade” de quantidade, enquanto que os médios (médio-agudos) são ligeiramente mais destacados na apresentação. Não senti sensação de decaimento (roll-off), a extensão é boa.
Em termos qualitativos. Os agudos do FD11 são bem “equilibrados”, agradáveis, controlados, “lineares”, tem boa definição, sem picos, sem coloração. Os agudos possuem um brilho muito coerente com a realidade, o som fica bem “equilibrado”, sem sensação de som artificial. Possuem um bom detalhamento (embora não a nível de micro detalhamento), e um bom arejamento. Não são agudos estridentes, não são afiados, não são ríspidos, não são fatigantes, e também não apresentaram sibilância em nenhuma situação. Tudo que ouvi não apresentou nada fora do contexto, chimbais tocaram sempre com boa definição e sem soarem ríspidos, pratos de bateria não soaram artificiais, o dedilhado em um bandolim se apresentou com um timbre bem coerente.
Palco sonoro (soundstage). A sensação de palco sonoro eu achei média. a sensação de profundidade não é muito grande, principalmente porque o fone tem ali médio-agudos mais pra frente, então sempre tem aquela sensação que o som fica mais próximo aos tímpanos. Em altura ele é bom, já em largura ele é médio, os sons ficam mais do centro para frente. O JD7 eu acho que tem mais espacialidade no som do que o FD11.
Separação instrumental. A separação instrumental eu achei boa/ok. O fone traz um bom detalhamento e isso ajuda muito na definição dos instrumentos, entretanto, não sinto um grande espaçamento entre os instrumentos. É possível ouvir todos os instrumentos na apresentação, porém gêneros com muita instrumentação eu achei que o FD11 teve uma queda de desempenho, a melhor situação são musicas menos intensas (lembrando que a separação pode variar também de acordo com a gravação e outros processos durante a produção musical).
Teste de Driver Flex. O FD11 é um IEM Single DD, sendo assim, é preciso verificar se ele produz o ruído do driver flex quando inserido no ouvido. Nos meus testes aqui, o FD11 não apresentou em momento algum o som do driver flex, então penso que é um fone livre desse problema. Para aqueles que ainda não conhecem o que é “driver flex”, eu coloquei a explicação aqui nesse link.
Amplificação. Eu usei o DAC/AMP FiiO Q11 conectado ao meu notebook para fazer essa avaliação. A saída utilizada foi a 3.5mm SE e o dispositivo com seletor no modo “Low Gain”, ou seja, sem ganho ativado. O volume eu deixem em 100% na escala do Windows e no Q11 eu deixei potenciômetro em 12h (meio dia). Na minha opinião o FD11 é um fone fácil de empurrar, não necessita de equipamento de muita potência para tocar corretamente. Eu sempre indico que a pessoa faça uso de IEMs com pelo menos algum dongle, nesse caso aqui do FD11 não é necessário, mas penso que é melhor ter um do que não ter. Eu testei direto do meu notebook e também do meu smartphone (sem dongle), ambos deram conta do fone.
Gosto é subjetivo, então aqui vai a lista dos estilos musicais que eu achei que combinaram mais com esse fone. Lembrando que foram apenas alguns gêneros testados e alguns poucos artistas. Se eu coloquei que combinou com tal estilo e outro não, não significa que você não possa ouvir o seu gênero musical preferido com este fone e adorar. Então, aí vai:
Combinaram:
MPB
POP
Jazz
Rock
Blues
Metal
Forró
Samba
Pagode
Sertanejo
Bossa Nova
Nem tanto:
Eletrônica
Hip Hop/Rap
Reggae
Clássica
Axé
Link da Playlist:
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