LETSHUOER CADENZA 4

REVIEW IN ENGLISH: LETSHUOER CADENZA 4 REVIEW

>>Você é novo aqui? Recomendo ler a página “Apresentação“<<

Letshuoer Reviews: S12DT02D13DZ4, S15

https://s.click.aliexpress.com/e/_DdW0WDd

Reels do @iemsandmusic

Construção: Aqui podemos começar falando que quem teve o LETSHUOER DZ4 vai ter noção da construção do Cadenza 4. E quem teve o LETSHUOER S15, vai ter noção do complemento que vem com o produto, ou seja, do cabo modular, da experiência de unboxing, etc e tal. A fusão foi perfeita, a shell do DZ4 é muito boa, então a do Cadenza 4 também é muito boa (são bastante parecidas). A shell foi feita pela empresa de impressão 3D chamada HeyGears, todos os fones que essa empresa faz, são de excelente qualidade. A faceplate do Cadenza 4 é de metal (alumínio), tal como no DZ4 e também no S15, mudando apenas o design.

A experiência de unboxing do S15 é de um produto premium, e aqui no Cadenza 4 eles repetiram o mesmo conceito, mudando apenas pequenos detalhes, como a cor da embalagem, design do cabo e etc, mas o sucesso se repete. Para mim, é sem dúvidas um dos melhores unboxings que eu já pude receber. Para não dizer que foi tudo nota 10, acho que a empresa se passou em colocar um adesivo no envelope que ficam os folhetos do fone (manual, garantia, etc). O que aconteceu foi que o adesivo ficou muito grudado e não teve outro jeito se não rasgar o envelope para ter acesso ao conteúdo. Um pequeno deslize que pode ser consertado de maneira bem fácil por eles, evitando assim que a embalagem estrague no momento do unboxing. Mas tirando isso, eu não tenho o que criticar, produto muito bem elaborado.

Eartips (ponteiras / borrachinhas): Olha, temos uma grata surpresa aqui. Acompanhem. Primeiro, dizer que o kit de ponteiras foi muito bom, vieram dois tipos de ponteiras em silicone, nos tamanhos P/M/G. Os tipos são: Vocal (transparente) e Balanced (cinza). Essas “Vocal” são mais voltadas para o estilo bocal aberto (wide bore), e confesso que não são muito a minha praia, mas pude ver que são ponteiras de ótima qualidade, melhor do que as que costumo ver em outros fones. Pois bem, e a empresa também colocou uma das minhas ponteiras favoritas, as Balanced (de cor cinza), são simplesmente muito boas. Eu lembro depois de ter avaliado o LETSHUOER S12, eu pedi para que a empresa vendesse elas de forma separada… infelizmente eles acharam que não era tão viável lançar esse produto. Agora, elas estão de volta aqui no Cadenza 4, então, só alegria! São muito boas mesmo, muito macias, e tem um ótimo formato, bem universal. Não tem erro, fiz a avaliação usando as Balaced no tamanho M. Continuo insistindo que a empresa deveria vender essas ponteiras separadamente.

Encaixe e conforto: Quem teve o DZ4 e se deu bem com o fone, certamente também vai adorar o Cadenza 4, a shell é praticamente a mesma. Então, não tive surpresas, excelente encaixe e conforto (pros meus ouvidos). O fone é muito anatômico, ele tem um encaixe mais vertical, enquanto que o S15 tem um encaixe mais na horizontal/diagonal. Fone 100% estável nos meus ouvidos. Conforto impecável, não tive pontos de pressão. Considero ser um ótimo fone para passar longas horas escutando som. O Cadenza 4 é um fone que eu considero bem leve, apenas 5.4g. A inserção eu achei de média pra funda (em parte por causa das eartips), e o isolamento eu achei muito bom. Não tive sensação de pressão interna no canal auditivo… claro, isso é muito subjetivo, mas penso que o Cadenza 4 não é um fone capaz de gerar essa situação, justamente porque ele não é um fone grande.

Acessórios: Além do cabo modular e das ponteiras, o Cadenza 4 vem com um case rígido com fechamento em rosca. É parte também dos pontos positivos do produto. Quem acompanha aqui as avaliações sabe que esse é exatamente um dos estilos de case que eu recomendo. O único detalhe que eu já tinha percebido desde o DZ4, depois no S15, e agora no Cadenza 4, é que o rosqueamento do case demora muito tempo para abrir a tampa… acho que a empresa poderia ter dado uma melhorada nisso, para a tampa soltar mais rápido, e fechar também. Inclusive eu tive que pular essa parte lá no vídeo de unboxing, se não, ia gastar muito tempo só desrosqueando a tampa do case.


O LETSHUOER Cadenza 4, junto com o LETSHUOER D13, foram os fones que eu mais curti dentre os que ouvi da empresa… falando de forma pessoal, do meu gosto, porque o LETHUOER S12 e o S15 para mim foram fones muito técnicos, e em algumas situações em senti falta de uma sonoridade mais quente e mais musical, coisa que encontrei com o Cadenza 4 e com o D13 (em relação aos fones citados). Saindo da família LETSHUOER, penso que o Cadenza 4 é um baita upgrade para quem tem o Truthear Hexa e achou que ele tem sub-graves demais, então o Cadenza 4 consegue corrigir aquele boost dos subs e também consegue trazer mais tecnicalidades.

Graves:

Quantitativo: Os graves do Cadenza 4 eu considero como moderados. O fone tem um leve boost na região dos graves (sub-graves e médio-graves), o que faz ele soar – pros meus ouvidos – como um fone muito coerente, a apresentação fica sempre “linear”. Você vai ter um grave que não se destaca, ele não é a estrela do show, fica sempre acompanhando a gravação. Mas não pense que são graves anêmicos, pelo contrário, o boost trouxe exatamente a correção para que os graves não ficassem assim. Agora, penso que esse não seria um fone para bassheads, nesse sentido o próprio D13 seria a mais correta opção. Embora assim, eu curto graves mais divertidos e não me senti frustrado, viveria com o Cadenza 4 tranquilamente. Não senti decaimento (roll-off), a extensão é boa. É possível que se possa ouvir muitos gêneros musicais com o Cadenza 4, porque claro isso é algo subjetivo, eu só não combinaria com EDM e Hip-Hop (minha opinião).

Qualitativo: Os graves são controlados, versáteis, lineares, tem uma boa textura e trazem um pouco de fisicalidade. Não pensem que por ser um fone neutro que os graves vão ser magros, não foi bem isso que percebi aqui, eles tem corpo, e dão um leve toque de calor à apresentação. A definição é boa/ok, e consinto que não são os graves mais rápidos que já escutei, a própria empresa tem outros 3 fones que entregam graves mais técnicos, a citar, S12, D13, e S15. O impacto é audível, porém não é algo tão forte, mas reproduz fielmente a batida em um bumbo de bateria, por exemplo. Não são graves estrondosos, não são inchados, e não invadem os médios. Realmente, os graves do Cadenza 4 são uma parte de um todo, e cada parte respeita a outra.

Médios:

Quantitativo e qualitativo: Os médios são bem interessantes, porque eles não são nem recuados nem pra frente demais, a medida aqui foi muito bem implementada, traz uma “naturalidade” sem perder o lado técnico (claro, o natural é algo subjetivo). O pinna gain soa muito coerente com o real, em momento algum ele passa do ponto, você tem sempre uma boa projeção na região dos médios/médio-agudos, sem sentir agressividade ou dureza. Penso que os médios do Cadenza 4 estão mais próximos dos médios do Thieaudio Hype 2 do que dos médios do Kiwi Ears Quintet… o Quintet é um pouco mais “macio”/recuado nessa região dos médios. Os médios do Cadenza 4 tem uma ótima transparência, definição, clareza e detalhamento. Vozes, instrumentos de percussão, e instrumentos de sopro ficam com excelente resolução, timbre muito realista.

Vozes: Por ser um fone neutro com uma leve ênfase na região dos graves, as vozes no Cadenza 4 ficaram boas para ambos os tipos, deu um empate técnico. Agora assim, você consegue ter um bom desempenho para ambos os tipos de vozes – masculinas/graves e femininas/agudas, porém, o fone não consegue ser o melhor para nenhum dos dois tipos… o que quero dizer é, se por exemplo sua biblioteca for majoritariamente de vocais mais graves/guturais, o Cadenza 4 pode não extrair todo o potencial para esse tipo de voz, e o mesmo acontece para as vozes de timbres mais altos. É diferente quando você pega um fone com muito grave e escuta uma voz de timbre muito baixo, você sente uma profundidade e calor maior na apresentação. Dito isso, o fone consegue ter um bom equilíbrio para ambos os lados.

Agudos:

Quantitativo: Os agudos estão no nível do moderado. É mais uma região que também traz uma ótima coerência com o lado do real. Eu procurei algo de errado e não encontrei. É mais fácil falar de algum erro que o fone tem do que quando o fone entra naquela zona do “natural”, porque tentar explicar o natural é muito difícil, entra na zona do subjetivo. Até porque eu posso ouvir um fone com um pouquinho mais de agudos do que esse aqui e ainda assim achar natural… daí quando algo sai do “ponto”, ou passa do seu “natural”, aí sim você vai dizer o que percebeu de errado. Digo que esse não é o fone para quem procura uma apresentação mais brilhante, o Cadenza 4 busca ser mais correto, então você vai ter agudos extremamente lineares aqui. Não senti decaimento (roll-off), a extensão dos agudos é boa.

Qualitativo: Os agudos do Cadenza 4 são neutros, “naturais”, corretos, lineares, versáteis, controlados, não possuem picos, não possuem coloração. Ótima definição, ótimo detalhamento, ótimo arejamento. O brilho é bem coerente com a realidade, nada passa do ponto, a apresentação nunca soa cristalina, ou brilhante demais. Esse é um fone que com absoluta certeza não traz sensação de fatiga auditiva por causa dos agudos, ótimo para pessoas que buscam fones mais confortáveis para ouvir. E o grande ponto positivo é que a quantidade não afetou a qualidade técnica. Não são agudos ríspidos, não são estridentes, não são afiados, e não senti presença de sibilância em momento algum. O timbre dos instrumentos agudos ficou muito bom, muita fidelidade com o que escutamos dos sons produzidos na vida real.

Palco sonoro: A sensação de palco sonoro eu achei muito boa. De fato, o Cadenza 4 não é um fone tão profundo, mas em largura e altura ele tem um desempenho muito bom. A profundidade do som é o padrão, nem toca como se estivesse grudado ao tímpano nem toca como se estivesse dentro de uma caverna (com eco). Comparando o Cadenza 4 com o Kiwi Ears Quintet nesse quesito de espacialidade, o Cadenza 4 fica um pouco atrás do Quintet, isso porque o Quintet tem médios menos frontais do que o Cadenza 4, assim a sensação no Quintet é como se os instrumentos estivessem mais afastados, mais distantes. Na escala de espacialidade: Quintet > Hype2 > Cadenza 4.

Separação instrumental: A separação instrumental do Cadenza 4 eu achei excelente. Se no palco sonoro o Quintet teve um melhor desempenho, agora é a vez do Cadenza 4 ser melhor. Entre ambos, o Cadenza 4 consegue ter uma resolução no som dos instrumentos um pouco melhor do que o Quintet, foi percebido que alguns sons tiveram uma sensação de maior micro detalhamento, o que por sua vez faz a apresentação como um todo soar mais limpa e mais transparente, o posicionamento dos instrumentos fica mais preciso (lembrando que a qualidade da gravação influencia muito nesse aspecto aqui). Na escala de separação: Hype2 > Cadenza 4 > Quintet.

Amplificação: Eu usei o DAP FiiO M11S para fazer essa avaliação. A saída utilizada foi a 4.4mm balanceada e o DAP no modo High Gain. O Volume ficou em 70% dos 120% disponíveis pelo M11S. Foi uma questão de gosto pelo que a saída balanceada me entregou com o fone, mas eu posso afirmar que o Cadenza 4 na saída 3.5mm também tocou fácil, não vi necessidade de amplificação dedicada. O que aconteceu foi que na saída balanceada, a sonoridade ficou com mais “viva”, dinâmica, o som realmente escalou um pouco, abriu mais a sensação de espacialidade, mais separação instrumental, e graves com mais impacto. Agora, com o mesmo na saída 3.5mm e 80% de volume, o som me pareceu muito próximo, então, penso que se a pessoa só tem um equipamento com saída 3.5mm, vai dar tudo certo, não precisa sair correndo pra comprar equipamento balanceado para tocar o Cadenza 4, Ok? Testei o fone no FiiO KA11 e tocou tranquilamente. Certamente o Cadenza 4 vai tocar em celulares, tablets, e notebooks. Eu sempre indico que pelo menos a pessoa tenha um dongle de boa qualidade para tocar os fones. Atualmente, faço a recomendação do FiiO KA11 como bom dongle custo/benefício.




Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!

Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!

Também temos um grupo no Telegram, vamos conversar!

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑