REVIEW IN ENGLISH: FIIO JM21 REVIEW
INTRODUÇÃO:
Depois de ter avaliado o FiiO M11S, eu cheguei à conclusão de que os DAPs (Digital Audio Players) são equipamentos muito completos. Em 99% dos casos, um DAP vai te atender por completo. Claro, se a sua intenção for ouvir música de uma maneira mais “portátil”. Agora, a FiiO trouxe ao mercado um DAP que eu julgo ser ainda mais portátil, que é o FiiO JM21. O equipamento preza por ser uma opção de preço mais acessível com algumas características dos players mais sofisticados da empresa.
Preço: $199 dólares (USD)
Avaliações da FiiO: FH3, KA1, HS18, JD7, KA5, FD11, Q11, M11S, KA11, JT1, BTR13, BTR11
FIIO LINKS:
https://s.click.aliexpress.com/e/_oEXVTxv (loja oficial)
https://s.click.aliexpress.com/e/_c40SvADR (v. 4GB RAM+ 64GB)
ESPECIFICAÇÕES:
– Cor: Azul céu
– Material: Liga de alumínio + Plástico
– Tamanho: Apox. 120.7 x 68 x 13mm
– Peso: 156g
– SoC: Qualcomm Snapdragon 680
– Memória RAM e interna: 3GB RAM + 32GB ROM (22GB disponíveis)
– Memória interna expansível: Cartão microSD padrão até 2TB
– Sistema Operacional: Android 13
– Modos operacionais: Android; Música Pura; USB DAC; Receptor Bluetooth
– WiFi: 2.4GHz/5GHz; DLNA; AirPlay; WiFi music transfer
– DAC: CS43198*2
– Op-amp: SGM8262*2
– Tela (display): 4.7″ HD (750×1334)
– Saídas: 3.5mm SE/PO/SPDIF e 4.4mm balanceada
– Conexão USB: USB-C 2.0 arquivos/carregamento/áudio USB
– Bluetooth versão: 5.0
– Bluetooth codecs (transmissão): AAC/SBC/aptX/aptX HD/LHDC/LDAC
– Bluetooth codecs (receptor): AAC/SBC/LDAC
– Decodificação local: 384khz/32bits; DSD256 (nativo)
– USB DAC: 384khz/32bits; DSD256 (nativo)
– USB Audio: 768khz/32bits; DSD512 (DoP/D2P/nativo)
– Saída Coaxial: 384khz/24bits; DSD128 (DoP/D2P)
– Potência de saída na 3.5mm: L+R≥245mW+245mW (32Ω, THD+N<1%)
– Potência de saída na 4.4mm: L+R≥700mW+700mW (32Ω, THD+N<1%)
– SNR: ≥130dB
– Ruído de fundo: <1.5μV
– Impedância de saída: <1Ω
– THD+N: <0.0006%
– Bateria: 2400mAh
– Tempo de bateria: 3.5mm=12.5h, 4.4mm=9.5h
– Tempo de carregamento: Cerca de 2h (5V 2A alimentação)
Especificações completas aqui: FiiO JM21 parâmetros
DISPOSITIVOS UTILIZADOS:
– Kiwi Ears Quintet
– Tin HiFi P1
– Roseselsa i5
– FiiO KA11
– MotoZ3Play
– Samsung S22U
– Dell Inspiron 14 (W10)
UNBOXING:
ASPECTOS FÍSICOS:
Construção: Que fique claro que o JM21 é um DAP mais acessível, ele custa menos da metade do valor original do M11S, então, é evidente que vamos ter um equipamento com menos esmero, mas o que não significa que ele seja um produto inferior, ele tem suas vantagens e desvantagens.
Nos primeiros instantes que tive com o JM21 em mãos, eu já notei algo que me agradou muito… em comparação ao M11S, o JM21 é bem mais leve, mais fino, e menor. Isso proporcionou uma pegada muito boa, confortável… era algo que nunca consegui me adaptar no M11S, eu achava ele muito pesado e grosso.
Pelo que eu entendi, o JM21 tem a parte azul feita em alumínio, e a parte prateada – a traseira – feita em plástico. Eu confesso que gostei de terem colocado a traseira em plástico, acho que é mais seguro, até para se você quiser colocar o DAP em cima de uma mesa ou algo do tipo… se vocês se lembram, o M11S tinha a traseira em vidro, então, eu ficava preocupado, se ia arranhar, ou quebrar. A parte traseira do JM21 inclusive é feita em alto-relevo, o que ajuda no “agarro” do produto às mãos.
Um detalhe que eu não gostei é que os botões do DAP são levemente folgados, se você ficar balançando o produto, vai fazer um pouco de barulho de chocalho… mas é bem pouco mesmo, e só aparece se você balançar o produto. Se usar com a capa de silicone, essa questão desaparece.
A usabilidade ou fluidez do JM21 eu achei muito boa, não tenho do que reclamar, em momento nenhum tive problema de engasgos ou travamento. Bem verdade, eu não sou um usuário nível hard, só uso arquivos FLAC 16bits/44.1-48kHz e os streamings mais comuns (Spotify, YouTube Music, Deezer), então para mim foi tudo muito fluido. A FiiO recomenda que a pessoa seja moderada no uso do DAP, ao instalar aplicativos e etc, porque o equipamento possui 3GB RAM, e foi feito para ser um player de música. Inclusive eu nem fiz instalação de outro player de música, usei o FiiO Music que já é o player nativo. O JM21 já vem com uma película de proteção instalada na tela. O touch responde muito bem aos comandos.
Bluetooth: De fato, o Bluetooth 5.0 não é a versão mais atual, mas usando o JM21 aqui pareado com o i5, deu tudo certo, não tem muita diferença no resumo da ópera… A estabilidade do sinal foi perfeita, o alcance também. Eu assisti alguns vídeos no YouTube com o JM21 e não percebi delay entre a imagem e o áudio, a sincronia foi perfeita.
Bateria: Aqui é uma das grandes diferenças do JM21 para o M11S… o JM21 tem 2400mAh e o M11S tem 5300mAh, e até por isso o M11S é mais grosso e mais pesado. É preciso colocar na balança o que você precisa, mais bateria ou mais portabilidade? Para mim que sou um ouvinte de música mais comedido, faço sessões de no máximo 2-3h e dou uma pausa, muita bateria para mim não faz tanta diferença, eu prefiro que o equipamento seja mais compacto, então o JM21 me agradou muito nesse sentido.
O consumo de bateria do JM21 na saída 3.5mm com o Quintet foi de 10%. Na saída 4.4mm com o P1 foi de 14%. O teste foi feito como sempre faço, 1h de reprodução com a tela desligada, o Bluetooth e WiFi também desligados. O ganho foi no High, e o volume no nível 80 (dos 120 disponíveis). No Bluetooth com o Roseselsa i5, o consumo foi de 7%. Nesse último, eu ativei o Bluetooth e coloquei o volume em 100 (dos 120 disponíveis). O codec utilizado foi o LDAC.
E por falar em bateria, o DAP possui a seção “Battery Saver“, que possui alguns recursos de economia de bateria. Outra função é o “Disable battery charging“, que faz o DAP não carregar a bateria. Segundo a FiiO, o equipamento não suporta Fast Charging (carregamento rápido), o ideal é uma fonte de até 5V 2A. Infelizmente o produto não tem a função de parar o carregamento quando atinge um determinado percentual, algo similar ao que os smartphones da Samsung fazem hoje em dia, o BTR13 também já tem essa função… O JM21 carrega até os 100%.
O JM21 possui 5 modos operacionais:
- O primeiro é o modo Android, que consiste em basicamente ser um dispositivo com o mesmo sistema operacional dos smartphones, e foi o modo utilizado no vídeo de unboxing.
- O segundo é o Música Pura, o DAP vira exclusivamente um player de música, o FiiO Music App toma o controle do equipamento.
- O terceiro é o modo USB DAC, que consiste no DAP virar um DAC/AMP para outro dispositivo, por exemplo, conectar o JM21 ao computador via cabo USB. Nesse modo, o JM21 carregou a bateria até os 100%, depois disso, a bateria se manteve nos 100% sem fazer indicação de estar carregando novamente. Se você desabilitar o carregamento da bateria no “Disable battery charging“, o JM21 não vai carregar a bateria, ou seja, vai fazer o bypass.
- O quarto modo é o Receptor Bluetooth, que consiste no JM21 receber o sinal Bluetooth de outro dispositivo. Por exemplo, você pode transmitir o áudio do celular para o JM21 e usar a saída de fones do DAP.
- O quinto é o AirPlay, que serve como um transmissor de áudio & vídeo dos produtos da Apple. Esse modo eu não testei porque não possuo dispositivos da Apple.
*Todos os modos são reversíveis para qualquer outro que deseja utilizar.
Eu gravei o vídeo do JM21 com a versão do Firmware 1.0.3, mas assim que conectei o equipamento à internet, logo recebi uma notificação de atualização para a versão 1.0.5. Após atualizar, entrou a função de “acordar” a tela com dois toques sobre a mesma. Todas as atualização são via OTA (Over-the-Air = pela internet), tanto do sistema do JM21 como do FiiO Music App. Mas existe a possibilidade de fazer via cabo, informações nessa página: https://forum.fiio.com/firmwareDown.do
Acessórios: O produto acompanha um cabo USB-A para USB-C, e uma capa de silicone transparente. A capa é muito bem elaborada, porém, ela sai facilmente do DAP, ou seja, é folgada (pelo menos o da unidade que eu avaliei aqui).
A FiiO vende – separadamente do produto – uma capa de couro sintética. Quem tiver interesse, veja no link: https://s.click.aliexpress.com/e/_msKc0TD Se você prefere usar o DAP com alguma proteção, eu recomendo fortemente que você adquira uma capa de couro, devido ao que foi dito no parágrafo acima.
Por último, o JM21 possui o sistema Android adaptado, e existem muitas funções e configurações, então, é meio impossível comentar cada característica, a avaliação ficaria gigante… sendo assim, eu recomendo que vocês assistam o vídeo de unboxing, lá eu mostro de forma breve como é o sistema do DAP.





ASPECTOS SONOROS:
É preciso lembrar que essa análise é subjetiva, baseada na minha experiência com o produto e também da sinergia com os outros equipamentos que usei. Eu também já informo que a parte mais objetivista do hobby não é muito a minha praia, então, pode ser que algumas informações fiquem limitadas, não sou nenhum expert no lado técnico desse tipo de produto.
A qualidade de áudio do FiiO JM21 é padrão FiiO, isso é, desempenho excelente, como todos os outros equipamentos que testei da marca. Sonoridade 100% transparente, limpa e definida. Não presenciei nenhuma anormalidade no som do equipamento, ou seja, não ouvi nenhum ruído de fundo, nenhuma coloração, nenhum som estranho, e isso tanto usando fones cabeados como usando o Bluetooth.
Aqui chegamos na parte da amplificação do JM21. Eu usei o Kiwi Ears Quintet na 3.5mm e o Tin HiFi P1 (og) na 4.4mm. O DAP tem a opção de 3 níveis de ganho: Baixo (Low), Médio (Medium), e Alto (High). Eu sempre deixei o DAP com o ganho selecionado no alto (High Gain) para testar os fones.
Com o Quintet na saída Single-Ended, o fone tocou tranquilamente, é um fone que não precisa de amplificação extraordinária para tocar corretamente. Ele serve como a base no teste para quem só possui fones com o plugue 3.5mm, ou que sejam fácies de empurrar. A sonoridade do fone ficou como a de minha preferência, ou seja, não percebi nenhuma alteração no som (para como eu estou acostumado), inclusive o palco sonoro (soundstage), que é um dos atrativos do fone, ao meu ver, não sofreu nenhuma modificação. Eu estabeleci o volume 80 (dos 120 disponíveis).
Já com o P1 na saída balanceada, é um fone que precisa de um pouco mais de amplificação, embora não seja necessário tanta amplificação assim (na minha opinião). O JM21 diz que entrega 700mW de potência na saída 4.4mm, o que para mim o DAP conseguiu empurrar o P1 de forma absolutamente perfeita, inclusive achei que ele deixou a sonoridade do fone com toque mais voltado para o quente/neutro… isso porque eu já ouvi o P1 em outras fones que deixaram a sonoridade mais fria/brilhante (vide Moondrop Dawn Pro), aqui no JM21 eu achei que tudo ficou bem equilibrado, agudos muito lineares, médios sedosos, e graves muito naturais. Eu subi do volume 80 para 100 (dos 120 disponíveis).
Um ponto muito positivo da saída balanceada do JM21, foi conseguir colocar no volume máximo do equipamento (120 passos) e o som não entrar em distorção (clipping). O som fica bem alto – pros meus ouvidos – eu não recomendo que ninguém use o volume máximo do equipamento, mas fica a informação de que ele pode alcançar sem apresentar sinais de distorção.
No momento eu só fiz os testes com esses dois fones citados, mas como já avaliei o Hifiman HE400se, posso afirmar que o JM21 consegue empurrar o fone tranquilamente… claro que é sempre melhor que para o caso dos fones que exigem mais amplificação, que eles sejam utilizados na saída 4.4mm balanceada (necessita que o fone tenha o cabo balanceado).
Finalizando, o JM21 vai ser capaz de tocar 99% dos IEMs disponíveis no mercado, e headphones ele também vai dar conta de uma vasta quantidade, com exceções de alguns que necessitam de uma potência esdrúxula para tocar, mas que nesse caso seria impossível ter algo tão compacto, fino e leve, como é o JM21. A minha experiência com o equipamento foi muito positiva, poder plugar o fone direto no DAP é algo mil vezes melhor do que plugar o fone a um dongle-smartphone. Então, o JM21 é uma excelente opção para quem procura um DAP completo e acessível para começar a jornada no mundo do áudio.





PRÓS E CONTRAS:
– Ótimo custo-benefício
– Compacto, leve, e fino
– Ótima qualidade de construção
– Android 13
– 5 modos operacionais
– Sonoridade transparente
– Streamings ou FLAC/MP3
– WiFi & Bluetooth
– Liberdade para instalar Apps
– Entrada para cartão MicroSD
– Saídas 3.5mm & 4.4mm bal
– Potência para empurrar 99% dos fones
– Não superaquece
– Cabo USB-A-USB-C incluso
– Bateria (apenas 2400mAh)
– Botões folgados
– Sem charging protection da bateria
– Hardware requer uso moderado
– Capa de silicone folgada

Se você chegou até aqui, muitíssimo obrigado!
Considere seguir o nosso Instagram para receber todas as novidades!
Nosso grupo no Telegram.
Estamos no Reddit também.